
31.5.09
AUTISMO

30.5.09
5º Salão EAD - UFRGS - 2009
SÍNDROME VIRTUAL X SÍNDROME REAL
Nos dias 27, 28 e 29 de Maio, a Ufrgs foi palco do 5º Salão de Educação a Distância.
Com o incentivo e apoio da Profª Luciane Corte Real, de Psicologia, os alunos do Pólo de Alvorada foram convidados a levar seus Projetos Temáticos, trabalhados na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, para serem apresentados na forma de Relatos.
Todos os envolvidos, representaram muito bem nosso Pólo, com apresentações criativas e colaborativas.
Tivemos também o apoio dos Professores e Tutores que nos acompanharam, os colegas que foram como ouvintes e os demais que mesmo não presentes, nos incentivaram virtualmente com palavras de carinho e coragem através dos e-mails.
O grupo da qual faço parte, trabalhou com o tema:
"Geração Canguru e Síndrome do Ninho Vazio" (aqui está o projeto completo).
Nossa apresentação foi no dia 29/05, e nosso grupo foi representado por mim e as colegas Jaqueline e Sueli.
Foi uma experiência única, eu particularmente, nunca tinha participado de um evento deste porte. Estavam presentes pessoas da universidade e interessados nos assuntos debatidos.
Chegando a hora as pernas bambearam, o coração parecia que ia sair pela boca, mas estas fortes emoções foram passando ao me sentir segura da companhia das colegas do grupo, dos colegas que foram nos prestigiar e dos nossos professores e tutores presentes, sempre apoiando e dando força.
Então aquelas primeiras emoções, transformaram-se em estímulo e incentivo para que nossa apresentação fosse bem aplaudida e reflexiva, pois são assuntos que invadem nossa vida.
Ao final da nossa explanação, os presentes foram se manifestando com depoimentos, associando-os com suas vidas, tornando-se assim uma conversa interativa.
Alguns homens presentes, inclusive o marido da colega Jaqueline, Paulo, se identificaram com o ninho vazio, dismistificando que somente as mães sentem a saída dos filhos de casa, os pais também ficam com a sensação do vazio, só que não demonstram tanto.
Algumas pessoas se identificaram como sendo cangurus, ainda morando com os pais por diversos motivos, os que saíram tarde deste aconchego e os que precisaram retornar.
Se este momento não tivesse tempo determinado para finalizar e tivéssemos tido oportunidade de nos expandir, tenho certeza que teríamos muito assunto e experiências ricas a trocar.
Mas ficou registrado no evento, nosso endereço no Pbwork para que as pessoas pudessem acessar e contribuir com suas experiências.
Ano que vem, seremos mais um grupo a "invadir o Salão", com mais entusiamo e segurança. Até 2010.
25.5.09
Meu Filho...Meu Mundo...

É a história do menino Raun, que nasceu saudável e feliz.

Uma trama que envolve e emociona, independente de se ter conhecimento do que vem a ser o AUTISMO.
24.5.09
Educação após Auschwitz

"Alinhe-os contra uma parede,
Fuzile-os e observe-os morrendo.
Adoro ouvir sua agonia:
Eles vomitam, gritam e choram".
Mieske
“A história da humanidade é a história da barbárie”
J.-F. Mattei
“Há que endurecer, porém jamais perder a ternura”.
Che Guevara
17.5.09
Vídeo Reflexivo

10.5.09
Dia das Mães

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do séculoXX, quando uma jovem americana, Anna Javis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrom Wilson: dia 9 de Maio.
Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Já no Brasil, é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.
Mãe não é só comércio, não é só um almoço o no domingou um pacote bem enfeitado.
Mãe não tem cor ou nacionalidade, Mãe tem em todo lugar do Mundo.
Mãe é toda dedicação, afeto, carinho, aconchego, colo, abraço, beijo.
Ser Mãe é Ser Mãe.
FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES
5.5.09
É TANTA RESPONSABILIDADE...

1.5.09
1º DE MAIO DE 1886.... ACABOU????

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Crescer e se Desenvolver

Alçando voo

Políticas Especiais

A questão da inclusão escolar é um assunto tão divergente, tanto nas questões sociais, políticas ou mesmo no próprio meio educacional.
Sabe-se que este é um assunto discutido somente há poucos anos, antigamente as famílias que tinham integrantes que apresentasse qualquer tipo de sintomas que não eram considerados nos parâmetros ditos como normais, eram excluídos e afastados para bem longe das relações de sua convivência. Eram depositadas em locais isolados, instituições geralmente religiosas ou filantrópicas. Ali não tinham nenhum tipo de incentivo para uma evolução, nem psicológica e muito menos para que se tornassem seres humanos ativos, ficavam a deriva da vida.
Até que surgiram as escolas especiais e a comunidade entendeu ?!?!?!? que estas pessoas poderiam sim se tornar seres humanos produtivos, mesmo com suas limitações particulares, pois cada um pode ser estimulado a desenvolver suas habilidades específicas.
Minha opinião é que o Brasil ainda está muito lento nestas questões de inclusão, falta de recursos para adequar os ambientes para receber pessoas especiais e principalmente a falta de formação de profissionais capacitados, não importando a área atuante, no nosso caso específico, profissionais na área da educação, para que estas pessoas possam se inserir na sociedade da qual também fazem parte. A LDB nº 9.394/1996, Cap. V, art.58, é bem clara na questão da inclusão: "Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais."
A capacitação e preparação de profissionais para atender as pessoas com necessidades especiais, não deve só ficar na teoria pedagógica ou em algum curso rápido, é necessário capacitar o professor e aceitar sua (in)disponibilidade para o trato com a diversidade.
Hoje em dia vivemos uma desvalorização e descaso com o magistério em diversos quesitos, isso não é novidade para ninguém. Este descaso gera um problema social deixando o educador em situação de desinteresse com relação ao avanço nesta área de especialização.
Muitas vezes me sinto remando contra a maré com questões educacionais.
Trocamos idéias sobre o assunto, nos interamos nas leis que são muito bem escritas, e????????
O que fazer????
Enquanto alguns alunos recebem estímulos e incentivo familiar para não serem excluídos, outros tantos nem sabem como proceder para usufruírem do meio em que vivem.
Nos dias de hoje temos ao nosso alcance um recurso que é utilizado para contribuir de maneira versátil com o desenvolvimento da capacidade de aprendizado de qualquer tipo de pessoa, principalmente as de necessidades especiais, A TECNOLOGIA.