31.8.09

Marcas do que se foi...

Demos a arrancada no semestre com uma reflexão sobre as marcas que as práticas-pedagógicas deixam em nossas vidas, nos constituindo enquanto indivíduos. Tivemos que analisar as relações de ensino-aprendizagem no contexto escolar.
O que nos marcou enquanto alunos e as marcas que deixamos em nossos alunos?!?!?!?!?!
A leitura sobre o texto "O menininho", de Helen Buckley, me fez refetir sobre a prática docente que temos e que muitas vezes é da mesma maneira que tanto criticamos.
Eu particularmente consegui deletar da minha vida algumas práticas que eu tanto abominava. Sempre procurei usar de bom censo para que não cometesse o mesmo erro.
Sei que para alguns parece mais fácil, enquanto para outros, as marcas já ficaram impregnadas nas suas atitudes e comportamento, isto não significa que estejam errados, creio que cada um pode se julgar.
Mas como tudo se renova, podemos sim ajudar aos outros a olhar de maneira diferente para a vida, e se permitir deixar o outro fazer suas próprias escolhas.
Não podemos manipular as vontades e a imaginação, visto que são sentimentos únicos e é desta maneira que teremos um avanço emocional, pedagógico e tecnológico.
Imagina se os pais do Bill Gates tivessem feito ele simplesmente
copiar uma árvore, com certeza eu não estaria neste momento digitando est
e texto e vocês sí deste lado lendo.
E se Einstein não tivesse fugido do manicômio quando o chamavam de louco?
O que seria do mundo atual, ainda sem nem saber o que seria energia!!!!!!
Pois é, vamos mudar para aperfeiçoar, vamos nos aperfeiçoar para fazer a diferença.
O texto que inspirou a atividade está neste link:

Início do VII Semestre PEAD/09/02

Inicio mais uma etapa... estou perto do fim !!!!!!!!!!!???????????
Mas um fim inicial, cada momento no PEAD é lotado de novas experiências, vivências mais amadurecidas, muitas trocas e também muitos caminhos que por vezes me desorientam.
Mas...são tantas emoções que compartilho entre works, rooda, seminário, e-mail e blogs, que posso escrever um livro sobre esta aventura maluca que contagia: a internet educativa.
E claro não posso esquecer das loucuras que são os prazos estabelecidos e corridos, divididos entre outras tantas tarefas fora de PEAD.
O stress que minha família passa junto, mas como dizem: Faz parte.
Que esta parte então seja regada de muitas lembranças e esperanças.
Que o fim chegue, pois estou aguardando muito ansiosa.

Estudar...Estudar...Estudar...

Iniciei o semestre cheia de energia, tenho que fazer vários pit stop para chegar na bandeiraquadriculada, ufaaaaa....tenho certeza que consigo, tenho força !!!!!!!
Minha situação é essa:
*40 horas de sala de aula, tudo bem, já estou nessa há 21 anos, tiro de letra, gosto do que faço.
*Iniciei dia 17, um curso a distância (gostei desta modalidade, shaushaus) de Prevenção do Uso de Drogas, pelo SENAD - UnB, totalizando 120 hr, ou seja, finaliza em Dezembro.
*Está para iniciar um outro curso a distância (eu disse que gostei disso!!!!), Curso de Apropriação dos Resultados de Avaliação, oferecido pela SEC-RS em parceria com o CAEd, que vai até Outubro.
*Dia 5 iniciei um curso de 18 meses de inglês, uma das etapas de uma viagem que estou me preparando para Inglaterra e Irlanda daqui a 2 anos, quem sabe não faço um mestrado por lá?!?!?!?
*E claro que não podia me esquecer do que me estímulou a gostar, invadir a internet de maneira diferente e o interesse por cursos à distância, quem fez tudo isso comigo???
...CLARO que foi o PEAD, sem ele não teria este mundo virtual tão nas minhas mãos como hoje. Talvez ainda estivesse naquela vidinha de só garimpando aulinhas, novidaddes, enviando e recebendo e-mails e até conversando pelo msn...não consigo mais pensar SÓ nestas hipóteses, o mundo ficou menor.
Bom, meu relato tá muito bom, mas pelo que deu pra perceber, não posso marcar bobeira, até porque ainda tenho que comer, namorar, curtir o filho, estudar e dormir um pouco né?!?
Mas tem um lado positivo em toda essa correria, claro que tem que ter né???
Vou acrescentar muito na minha vida, pois são coisas diferentes e ao mesmo tempo tão iguais.
" A ambição é o maior estímulo humano. É com ele que se edifica." (Carlos Malheiro Dias)