9.6.10

Ensinar é aprender...Aprender é ensinar

O ser humano nasce, se desenvolve e vai aprendendo ao longo de todas as etapas de sua vida.
Há os que procuram sempre estar em contato com o novo, ou seja, sempre se inovando e inovando.
O desenvolvimento do ser humano se dá a partir das interações sociais, o meio propiciará que estas relações se tornem conseqüência de suas atitudes e de seus atos.
E quais os elementos que irão proporcionar isto? O meio ambiente, os objetos e as pessoas envolvidas na sua vivência (pais, irmãos, amigos, professores e colegas).
A criança ao chegar à escola traz consigo uma bagagem de aprendizados pessoais, fazendo um intercâmbio cultural com professores e colegas, aprendendo e ensinando.
Mas porque este meu discurso?
Hoje estava na OD (Oficina Digital) com meus alunos e nosso sistema operacional mudou de Windows para Linux a uns 2 meses, portanto tudo que eu já sabia embaralhou um pouco, mas tudo bem, os alunos aprendem comigo e eu vou aprendendo com eles, que parece que já nasceram dentro de um computador, não importando qual sistema operacional que esteja a disposição. 
Fiz uma atividade em que precisaríamos transportar a imagem de um mapa para o Paint, ou melhor para o Broffice Draw, como é conhecido no Linux. Este mapa seria trabalhado para depois ser postada no pbworks da turma, nas páginas das duplas.
Mas e o que aconteceu de errado?? Na verdade nada, mas os caminhos que eu havia solicitado e estava orientando, não deram muito certo, na verdade não deu nada certo.  Mas nada que não pudéssemos ir descobrindo juntos. E foi uma tentativa para colar daqui, outra tentativa dali, e nada, não havia jeito da tal imagem colar no tal do Draw. Até que...um aluno gritou:
-Sora, descobri. Era o Anderson, toda a turma levantou para ver a façanha, sim, foi uma façanha.
Ele então passou de dupla em dupla para orientar os colegas, foi um momento de muita troca e aprendizado, tanto para mim como professora quanto para os colegas que estavam sendo tutoriados pelo colega.
Então, o trabalho deu certo?? Não, pois conseguimos colocar o mapa no Draw, mas não conseguimos fazer as marcações que precisávamos, então partimos para o plano B.
E assim finalizamos a aula com sucesso.
Mas e o mapa? Voltaremos...na aula seguinte com a solução.