17.11.07

Estamos No Ar











Olha eu,meu filho e a Sueli curtindo as atrações culturais da nossa cidade.Estamos No Ar e no Guaíba.Foi muito interessante relembrar o que já vimos na telinha,afinal são 50 anos de história,esta é a proposta.Ver tvs com tubos de imagem enormes,aqueles que levavam quase meia hora para esquentar as válvulas.Gostei mais do túnel do tempo,a cada ano,os acontecimentos marcantes.Pude ver o que aconteceu de importante quando eu estava nascendo.Programas que marcaram minha infância,notícias de mortes que me fizeram chorar,notícias boas também é claro.Os diversos sons do local,principalmente na hora do filme no telão da parede me marcaram muito,as cenas diversas em retrospectiva...e o som,hããã,o som.Como ele é importante para se ter a emoção na hora da notícia.Mexe com a gente,o coração dispara,parece que estamos no momento real,vivendo o acontecimento.Foi uma sexta-feira(16/11) muito agradável.Eu particularmente costumo fazer muito estes programas. Faz bem prá relaxar e curtir a família e os amigos.

Árvore da Vida

Ao trabalhar as partes da árvore e suas funções,sugeri aos alunos que fizessem uma árvore com todas as suas partes com sucata, não poderiam usar elementos da natureza. O material mais usado foi a PET.Fiquei surpresa com a criatividade deles.Mais uma inspiração na Bienal, numa árvore feita com arames, borboletas, aviões de plástico e até passarinhos que eles viram. Concluiram que estes materiais viram arte quando utilizados de maneira criativa. Como foi importante esta visita.Eles terem contato com este mundo de diversas idéias.A árvore abaixo o aluno fez com PET,pegou vários objetos de casa,prendedor de roupas,chaveiros,um plug de tomada velho,uma argola de brinco da mãe e tudo com direito a passarinho em um dos galho.Cada objeto foi uma parte da árvore.Ficou muito Show.Claro que fiz exposição das obras de arte dos pequenos-grandes artistas.

Resultado da visita à Bienal










No dia seguinte da visitação à Bienal,inspirados na exposição de Fernanda Laguna,meus alunos criaram figuras com sucatas utilizadas sempre em aula, mas agora com uma nova visão do material. Eles se identificaram muito com a artista,pois estes materias são de fácil acesso para eles. Durante a explicação da mediadora, teve comentários do tipo:-Sora,as obras são com coisas que nós também usamos. Bom, com isto eles revalorizaram as "coisas" que normalmente são consideradas "lixo", e viram que na mão de artistas conhecidos, também se transformam em objetos ou publicações com valor,portanto o que eles fazem também é arte.Cada trabalho foi batizada conforme sua inspiração. Durante a execução, eles relembravam a visita e muitos detalhes do que foi visto. Os alunos que foram deram boas explicações aos outros colegas,através do material didático entregue pela Bienal com gravuras e também com as explicações que ouviram atentamente, se sentiram os próprios mediadores e assim ajudaram os outros a entender a proposta dos artistas.A obra mais comentada foi a da massinha de modelar,trabalho realizado numa parede pela artista Magdalena Atria, ficaram encantados com a sua grandeza.Será nossa próxima Arte.