14.9.09

Função dos PAs em sala de aula


A função de um Projeto de Aprendizagem, os PAs, em sala de aula, me lembra conceitos antigos de educação, o de memorização. O professor era o único detentor do saber, ou seja, ele pensava pelo aluno, prevendo o que este deveria ou não conhecer, limitando descobertas, trazendo conceitos prontos e propostas desencadeadas conforme SUA vontade.

E os PAs, onde entram nos novos modelos de educação?

Vivenciamos que os PAs possuem várias etapas, muitos participantes e diversas ações simultâneas ou não, eles oportunizam os alunos a enfrentarem desafios e a encontrarem estratégias diferenciadas para resolvê-los.

Levar PAs para a sala de aula é uma oportunidade que permiti ações múltiplas, a interdisciplinaridade, isso nos remete ao nosso PEAD, onde a cada eixo temos uma ligação estreita entre o que abordamos.

Outra vantagem dos PAs é a oportunidade da inclusão de diversos instrumentos que potencializam as suas ações, o mais importante e interativo são as Tecnologias Digitais, que proporcionam as descobertas e promovem aprendizagem colaborativa entre professor e aluno, portanto os PAs são processos que “aprendem a aprender” e “aprendem a fazer”.