
Cheguei aqui pra fazer um balanço prévio sobre este meu 2º semestre de 2009.
Dia 31/08, fiz uma postagem relatando todos meus projetos para este período do ano: Estudar... No primeiro momento parecia que nem era tanta coisa assim, mas dentro do contexto rotineiro do dia-a-dia, junto com as demais tarefas da minha vida, as atividades foram se juntando e formaram um grande desafio.
Bom, apesar de algumas vezes eu quase arrancar os cabelos, surtar e pensar: AGORA CHEGA...claro que não fiz isso, muito ao contrário, busquei forças lá no fundo e reorganizava a cada dia meu tempo e minhas prioridades, resumindo, hoje estou aqui pra contabilizar meus lucros e uma perda.
Vamos por partes conforme meu o cronograma inicial:
1 - Quanto a minha sala de aula, tranquilo, pois como sempre digo, gosto do que faço, então a coisa flui.
2 - Curso de Prevenção do Uso de Drogas, pela UnB à distância, encerrou com o seminário na PUC dia 04/12. Foi muito importante a capacitação aos professores da rede pública sobre este problema que atingi nossos jovens.
3 - Curso de Apropriação dos Resultados de Avaliação - SEC, este infelizmente foi o único ponto de desequilíbrio dos meus projetos, pois houve cancelamento de datas, retorno posterior, e com isso eu me entreguei aos outros projetos e não busquei as informações para me inteirar no que estaria ocorrendo, mas tudo bem, sem pânico, outro já está prestes a iniciar e então retorno.
4 - Meu curso de inglês, este está só no começo, pois ainda vai até o final de 2010, que por sinal estou adorando.
5 - E o último e mais importante? O PEAD. Entre tantos desafios, este é o que está motivando minhas mudanças, principalmente no que se refere ao mundo virtual e as diferentes concepções de visão da sala de aula.
E no iminente final do VII eixo, percebo que minha dedicação não está sendo em vão, a chance de desenvolver novos olhares para todo o âmbito educacional, ter bases teóricas proporcionando novas aquisições pedagógicas e receber o conhecimento de inovações como as arquiteturas pedagógicas e os projetos pedagógicos (PAs), irão objetivar ainda mais a metodologia de meu trabalho em sala de aula. O PEAD se encerra dia 16/12 com a apresentação do Portfólio, momento em que presencialmente expomos nossos aprendizados.
E quanto aos resultados que obtive até este momento com os aprendizados no PEAD???
Como educadora e futura Pedagoga, tenho a missão de compreender que a educação é um instrumento de transformação do indivíduo em um ser integral e livre, através do despertar de sua consciência, ou seja, que este ser humano que está em formação, possa se utilizar integralmente do sentir, do pensar e do agir, gerando com isso ações conscientes, e assim vai construindo seu auto conhecimento. Sou parte destas transformações, mas não a salvadora da educação, farei o possível para que os alunos que por mim passarem, possam levar um pouco de inovação, pois o indivíduo deve aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.
Mas, como a peteca não pode cair, mudanças e obstáculos fazem parte de nosso crescimento pessoal, Paulo Freire como sempre com palavras reflexivas nos diz:
"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo.
Por isso aprendemos sempre." (Paulo Freire)