9.12.07

Troca de informações- Ufrgs-Outros

Estou me achando a verdadeira gênia,hehehe. Esta semana estava ensinando alguns recursos de informática e criação de blog à minha comadre que faz Pedagogia à distância mas em outro curso que não a Ufrgs,com formato bem diferente do nosso e é pago,e bem.Completamente formal e com apenas um tutor para todos os 45 alunos,os professores estão em Brasília e as aulas são via telão, uma vez por semana e obrigatórias.Puxa,justo eu que no início chamava todos os recursos do Pead de monstrinhos, vejam só,agora repassando a experiência. Ela ficou encantada com a apresentação e organização do nosso curso,os materiais postados e as atividades,a presença constante dos professores e tutores.Fico feliz com esta comparação,sempre soube que faço algo realmente com qualidade,e esta revelação feita por pessoa sem vínculo com meu curso reforça ainda mais meu orgulho de estar no Pead-Ufrgs.

Cinderela 3

Cinderela...quem nunca ouviu falar da menina que trabalhava duro para sua madrasta e filhas e se casou com o príncipe da região?Quando nos foi solicitado um trabalho em literatura com esta história, pensei que seria difícil,afinal contos de fada são histórias obsoletas.Me enganei.Primeiro fui ao teatro ver a peça que estava em cartaz deste clássico com meus alunos de 3ªsérie.Na semana seguinte assistimos ao filme Cinderela 3 na escola,uma versão do clássico:E se o sapatinho não servisse?Uma das irmãs,Grisela,acha a varinha da fada e muda a história,tentando se casar com o príncipe.No final ela percebe que não é o príncipe que ela quer,e sim um amor verdadeiro,após muitas aventuras tudo volta ao normal como sempre foi.O trabalho com esta história aguçou a imaginação dos alunos.Percebi a necessidade de fugir dos filmes violentos e muito realistas,em que não fazem a criatividade e imaginação voar,só mostram armas que matam fácil,só a disputa, a luta, o confronto é direto, sem chance de defesa nem estratégias. Os contos sempre acabam com um:”viveram felizes para sempre, a princesa casando com o príncipe e os mauzinhos sendo punidos de alguma forma”. Isto faz parte da realidade infanto-juvenil, não importa a idade do aluno. A maneira como é apresentada é fundamental, fazer eles se reportarem as cenas, identificar épocas e costumes,personagens.Notei que há maior receptividade dos contos de fada quando lidos,o filme só reforça o que já foi dito,quando lido há o espaço para imaginar e criar situações. Filmes já estão prontos.Nossos alunos precisam ser mais crianças.Minha conclusão é de que preciso incluir mais os contos de fadas às minhas aulas de interpretação.