12.4.09

O que são necessidades especiais???

Crianças com necessidades especiais não se limitam somente aquelas com deficiência física não sensorial, mas também aquelas com problemas visuais, auditivos, mentais, bem como aquelas de condições ambientais desfavoráveis.
Há os superdotados, os deficientes mentais, os excepcionais psicossociais com distúrbios emocionais e os com desajustes sociais e também crianças com mais de um tipo de desvio, chamado de excepcionalidade múltipla.
Alguns casos são avaliados e testados de diferentes maneiras por profissionais nas áreas médicas, psicológica e educacional, a fim de prevenir ou mesmo corrigir quando possível.
Hoje há uma preocupação do governo em fazer a inclusão destas crianças em escolas ditas como “normais”.
Penso que antes da tal da inclusão, estas crianças precisam de alguma modificação ou adaptação no programa educacional para que possam atingir seu potencial máximo, e para que isso funcione é necessário que aja situações de ensino especiais, utilizando recursos físicos e materiais especiais, profissionais com preparo específico e alguns aspectos curriculares que não são encontrados nas situações comuns.

O MEIO INFLUENCIA NO COMPORTAMENTO?

O primeiro meio em que vivemos, não posso dizer que é um meio social, mas é nosso primeiro meio, é no ventre materno.
Ali ficamos por muito tempo sozinho, nos conhecendo, nos revirando e ouvindo vozes que mais tarde identificaremos. Este tempo nos permite desenvolver o espírito de individualidade, achando que o mundo gira ao nosso redor, é bem verdade que no início é assim mesmo, choramos e aparece rapidamente alguém para nos socorrer.
Mas com o passar do tempo, as influências do meio do qual estamos inseridos, nos mostra que modificamos nosso comportamento para nos adequar a ele. Imitamos alguém nos gestos, na maneira de agir e até no falar, falamos a língua de quem está ao nosso lado dia-a-dia.

Brincamos com os amiguinhos e aprendemos coisas novas, vamos à escola e nos aparece um turbilhão de novidades. Sempre tem algum estímulo novo para que possamos analisar, questionar e/ou adaptar à nossa vida.
As mudanças de comportamento que nos ocorrem são basicamente importantes para nos sentirmos inseridos em um determinado grupo, seja familiar, profissional, amigável ou até em meio a uma multidão estranha a primeira vista.
A adolescência é dita como a fase de identificação mais intensa e aguçada, mas discordo desta teoria, penso que todos os dia nos modificamos, para sermos aceitos nos diferentes meios ou mesmo para termos uma convivência mais...digamos harmoniosa.

Então há mudança sempre, nunca podemos e não conseguimos ficar estagnados a pré-conceitos já estipulados e arcaicos frente a modificações.
Em Filosofia, analisamos o dilema do Antropólogo Claude Lee, que ao entrar em uma ilha da Polinésia para pesquisar os nativos, já teria modificado os costumes deste povo, pois até então este local era intocável e inacessível a povos ditos como brancos.
Pelos seus questionamentos, deixou os nativos em situação de dúvida quanto a seus costumes e crenças.
Portanto, basta que algo diferente entre em um meio para que este já se inicie no processo de uma mudança, mesmo que esta seja mínima, já não podemos mais considerá-la única nem intocável.

PÁSCOA

No português, como em muitas outras línguas,
a palavra Páscoa origina-se do hebraico:
Pessach - passagem...
A renovação no coração
de cada um de nós.


APRENDIZAGEM

O que é aprendizagem?
Nossa última atividade de Psico II, é referente a alguma mudança ocorrida devido a uma aprendizagem significativa para nós.
Nos últimos 2 anos, a maior mudança que tive foi com relação a aprendizagem dos diversos recursos do PC e da internet, fundamentais para o desenvolvimento da minha caminhada pelo PEAD, chamo isso de Alfabetização Digital.
Desde nosso nascimento passamos pelo processo constante de aprendizagem, primeiro vêm os reflexos inatos que abrem o caminho para que ocorra uma percepção das fronteiras entre o corpo e o mundo.
Os estímulos externos juntamente com as habilidades que iremos desenvolver, são requisitos para que ocorra uma aprendizagem. Comer, andar, seguir regras, falar, ler, escrever, contar, calcular, resolver problemas, há tantas descobertas e aprendizados necessários para nossa inserção na sociedade.
Até o ingresso no Pead, eu utilizava as ferramentas tecnológicas do meu computador com o único propósito de lazer como: ler e enviar e-mail, pesquisar vídeos e materiais diferentes para minhas aulas, redigir provas ou textos, coletar imagens e desenhos, ler jornais on line. Não estava sendo uma utilização adequada para um equipamento pequeno e ao mesmo tempo tão extenso e repleto de recursos, seja pela internet ou fora dela.
Com o ingresso em um curso superior à distância, onde a proposta é puramente on line, tive que me aprimorar e aprender a usar todas as potencialidades do meu computador e da internet.
Aliei a esta aprendizagem as habilidades e o conhecimento que eu já possuía, mas que era considerado muito restrito ao que eu realmente precisaria para realização das atividades e conseqüentemente não suficiente para meu desenvolvimento dentro da proposta do curso.
Com o avanço do curso, precisei reorganizar meu tempo e o uso do computador passou a ser diário. Precisei sugar e explorar todos os recursos do meu PC e da internet. Inicialmente foi um aprendizado individual e quando esbarrava em algo desconhecido, pedia socorro a professores, tutores, até meu filho fez parte deste processo, me socorrendo a qualquer momento. Mesmo com auxílio, eu preciso fazer descoberta sozinha, é errando e desvendando que consigo chegar ao processo de aprendizagem.
Conforme a proposta do curso foi necessária a criação de espaços virtuais para postar atividades e interagir com o grupo: blog, wikis diversos, rooda, webfólio, ainda assim eu precisava inovar nas apresentações, lendo e criando novos materiais.
Mas não foi só concluindo atividades individuais referentes ao curso que tive a mudança de comportamento com a utilização do computador, mas com a troca e a experiência que isto me proporcionou.
Em constante contato com colegas e professores, através de e-mails, fóruns, comentários em wiki, Projetos de Aprendizagem e Temáticos, onde as idéias de grupo prevalecem, percebi a importância de se trabalhar em grupo utilizando os recursos que a rede da web nos proporciona: skype, e-mail, MSN, fórum.
Levei estas aprendizagens para minha sala de aula, enriquecendo o aprender e estimulando as descobertas do meu aluno, incentivada pela elaboração dos Projetos que realizamos os de Aprendizagem e os Temáticos.
A cada dia, analiso estas minhas aprendizagens acadêmicas, onde minhas reflexões acerca destas descobertas vão proporcionar mudança no meu pessoal e profissional, onde poderei aplicar as experiências que eu tinha com as que obtidas.
Olhar em frente e não ficar estagnada já é a principal mudança, importante no processo de aprendizagem.
Devemos sempre aprender a aprender.