1.6.10

Erros ??? Será???

O que são erros? Na verdade vejo como um caminho para novas descobertas, é assim que está o rumo de meu estágio. 
Os erros não podem ser classificados como fracasso e sim como uma tarefa administrada para que se chegue ao acerto. 
Parece irônico, mas é nos seus erros, que meus alunos estão descobrindo uma nova linguagem escrita, ao menos estão no caminho certo. Claro que não é um processo rápido, mas com o tempo esta prática se tornará comum nas suas produções textuais e até na expressão oral, por que não?
Como? Através do pbworks que eles estão trabalhando, este espaço tão interativo para uma aula informatizada. 
De que maneira? Eles digitam suas produções, depois faço a correção marcando o que está errado e na aula seguinte eles avaliam e corrigem sozinhos o texto. Exemplo retirado do pbworks dos alunos: "...antes de cabral chegar..." A primeira impressão ao ler a frase é de que está correta, mas os alunos observam e descobrem que escreveram o nome próprio com letra minúscula. 
E? A partir do momento em que eles observam e descobrem suas falhas sozinhos, estão desenvolvendo uma autonomia, parte fundamental para que se tornem formadores de opiniões e críticos de suas ações. 
Mas e se eu não tivesse o recurso tecnológico chamado Pbworks? 
Bom, é claro que a autonomia também seria desenvolvida, mas precisamos tirar proveito da tecnologia como um recurso adicional na educação tradicional. O computador é uma ferramenta importante, mas nada ainda substitui o professor estar diretamente com o aluno, no meu caso, ajudo os alunos a novas descobertas sem apontar diretamente seus erros e sim levá-los a encontrar as respostas. 
Segundo Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia: "...o educador que castra a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se. Não forma, domestica." (p.69)
Este é o diferencial, levar o aluno a encontrar seu caminho, não seria mais fácil mostrar a ele? 
Talvez, mas perderia a graça de escolha da opção, nada mais do que uma "domesticação". 
Uma metodologia de ensino diferente onde inclui a tecnologia, passa a traçar os novos rumos da educação e sinto-me diferente em fazer  parte desta inovação.