7.9.09

Livros Didáticos !!!! De onde surgiram ???

Gravura do próprio Comênio para um
de seus livros de texto: aprender brincando.
Foto: HULTON ARCHIVE/Getty Images

Jan Amos Komenský, nome original de Comenius, nasceu em 28 de março de 1592, na cidade de Uherský Brod (ou Nivnitz), na Moravia, região da Europa central pertencente ao antigo Reino da Boêmia (atual República Tcheca) e morreu em 1670.
Comênio publicou o livro "Orbis Sensualium Pictus" (o mundo desenhado), onde até então creio que os alunos tinham um conhecimento restrito do mundo que os cercava. Apesar do conteúdo do livro ser limitato, pois deve ter sido elaborado conforme a vivência do autor, Comênio oportunizou a educação, um material em que associava gravura, frase simples, som e as letras em um mesmo livro, ou seja, estimulava a visão, a audição, a curiosidade e a criatividade, com isso ele ofereceu aos alunos e professores a oportunidade de perceber o mundo através de vários sentidos. Os sentidos são provedores da memória, quanto mais estimulada mais conhecimento ela absorve.
Comênio dedicou sua vida à educação, já tinha conceopções modernas de ensino para a época, lutava pelo direito igual de educação a todos sem distinção de sexo ou idade; acreditava que a vivência que a criança trazia antes de ingressar na escola já era o início de sua aprendizagem; cada criança tem seu tempo de aprendizado e entre os alunos, a relação pode ser de troca de experiência; que a relação entre professor e aluno é fundamental no processo educacional, a aprendizagem fica mais agradável.
Antigamente havia uma barreira entre eles, sem envolvimento emocional. Hoje ainda encontramos uma separação, pois infelizmente há uma disputa de poder entre os dois, e o pior quando a família não apoia a educação e não se interessa pelo acompanhamento dos filhos na escola.
As ideias de Comênico não eram tão distantes da nossa realidade.

7 de Setembro !!!!!

Independência ou Morte : 7 de setembro de 1822 - quadro de Pedro Américo-1888
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política (??????). Muitos morreram na luta por este ideal, o mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. D. Pedro negou aos chamados e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. Determinou que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. Em 1º de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra (já começou!!!).
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência (será que hoje é diferente???). A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve (será que acabou?)e a distribuição de renda continuou desigual (nossa...hoje ainda continua assim !!!). A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou ( opa...qualquer semelhança NÃO é mera coincidência, surgiu aí esta prática !!!).
Infelizmente, após todo este processo, já se passaram 187 anos, o Brasil ainda não tem entendimento do que é a Liberdade e Independência, será que precisa de mais 187 anos ???
A escravidão, que na verdade não é declarada, mas mascarada, a impunidade, a desigualdade social e principalmente os agrados políticos, que afetam e barram o desenvolvimento social, cultural e educacional no nosso país tão abençoada, Brasil.
Há 187 anos atrás, um homem se rebelou contra um país que estava sugando toda a nossa energia, pode não ter sido de livre vontade, mas assim o fez. Hoje que temos muito mais capacidade de discernir o certo do errado, não temos força para acabar com a corrupção que arrasa nossa nação??
Estamos no mesmo caminho que antes.
Medo ??? Insegurança ??? Incapacidade de agir ??? Bom, o certo é que temos que enfrentar o bicho, senão ele irá nos afundar e não teremos mais condições de dar nosso tão sonhado grito : Independência e Vida.

Falar X Escrever X Ler


O primeiro contato que temos com a fala se dá antes do nascimento, já nos envolvemos no mundo da linguagem, quando a mãe conversa, acaricia o ventre e canta meigas melodias. Todas as sensações são vividas nesta fase.
Ao nascer, o sentido da audição vai sendo estimulado e aguçado pelas vozes que a criança já conhecia, da mãe, do pai e das pessoas que acompanharam esta fase, aos poucos ela vai identificando outras mais presentes em sua rotina. Este estímulo auditivo vai passar para o ato de falar que precedem o mundo da leitura e escrita.
A linguagem falada é a expressão do pensamento humano, é o exercício da nossa língua, ela pode também se manifestar por meio de gestos, como é o caso dos mudos. Através desta prática, nossas relações com outras pessoas irão se desenvolver, através da oralidade ou futuramente da escrita.
Paulo Freire dizia que antes da leitura da palavra, o homem já traz para a escola, seja adulto analfabeto ou criança ainda não alfabetizada,a leitura do mundo, que tem sua origem nas experiências da vida.
Muitos adultos nunca foram alfabetizados mas sabem contar, identificam números, se locomovem nas cidades, assim como muitas crianças sem idade escolar também fazem esta prática.
A leitura não envolve somente a leitura de códigos determinados, mas também dos gestos, de expressões faciais, símbolos, desenhos, pintura, escultura, arte em geral.
As linguagens orais e escritas sofrem alterações socioculturais, as diferentes culturas criam sua própria maneira de se expressar, muitos indivíduos sabem ler e escrever, mas não praticam esta habilidade, são considerados alfabetizado-letrados; há os que têm conhecimento de como se utiliza a escrita, como em uma carta, livros, jornais, mas são analfabetos; e tem as crianças ou até adultos que fazem de conta que lêem um livro, criam suas falas, são consideradas letradas sem ser alfabetizadas.
O processo do letramento é mais que alfabetizador, além de envolver as letras sem a necessidade inicial de dominação da leitura, evolui para a compreensão da escrita e da leitura e devem ter sentido, fazer parte da vivência do educando, escrever é decorrência do ato de pensar, mas com a preocupação de se utilizar códigos considerados padrões.
Não podemos julgar o que é certo ou errado, alar, ler e escrever leva a uma reflexão sobre estes conceitos, ainda há muitop a amadurecer, entendo que escrever é uma atividade muito complexa e que deve ser avaliada como tal, não podemos atribuir conceitos ao que ainda está em formação.