24.6.08

Estudos Sociais:O que é isso?

“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”.( Marxwell Maltz)
Ensinar História para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser esta a disciplina que encontra maior resistência entre os alunos do ensino fundamental. As questões mais freqüentes são: porque devo estudar o que já passou? para que guardar todas estas datas? o que tem a ver com minha vida estes fatos?Antes de chegar à escola, a criança, em interação com o ambiente e com os outros, constrói conceitos do mundo que a cerca, em resposta a sua curiosidade. Desta forma, ao chegar à escola, nada melhor para o aluno, que dar continuidade a essa busca, que tem os Estudos Sociais como ponto de partida.Ao focar a educação como instrumentos de formação da cidadania, através do trabalho desenvolvido na escola, devem ter a clareza de que ela sozinha não dá conta da tarefa de formar o cidadão, uma vez que a formação da cidadania vai além de seus muros. Ela é forjada no dia-a-dia das relações dos indivíduos e no conjunto das organizações da sociedade, a exemplo dos movimentos sociais que têm apresentado contribuições relevantes nesse processo. Nesse entendimento, a formação desses sujeitos deve possibilitar, além da apropriação dos conhecimentos básicos, dentro de um contexto histórico e político dos direitos humanos e da cidadania, a mudança de valores, atitudes e posturas. Essa formação compreende a apreensão de uma nova cultura em que o educador se perceba, bem como perceba o aluno e os demais integrantes do trabalho escolar, como sujeitos de direitos e deveres, e veja a escola como espaço de exercício permanente de construção coletiva da cidadania.Estudos Sociais devem ser entendidos como um processo em que todos os homens estão engajados como seres sociais. É fundamental que se estabeleça a relação do passado e presente, isto é, que os fatos não se restrinjam apenas ao passado, mas sim que este seja entendido como chave para a compreensão do presente, assim entendendo o passado. Duas funções se evidenciam como básicas nos Estudos Sociais: capacitar o indivíduo a entender a sociedade do passado e a aumentar o seu domínio da sociedade do presente.