Cinderela 3
Cinderela...quem nunca ouviu falar da menina que trabalhava duro para sua madrasta e filhas e se casou com o príncipe da região?Quando nos foi solicitado um trabalho em literatura com esta história, pensei que seria difícil,afinal contos de fada são histórias obsoletas.Me enganei.Primeiro fui ao teatro ver a peça que estava em cartaz deste clássico com meus alunos de 3ªsérie.Na semana seguinte assistimos ao filme Cinderela 3 na escola,uma versão do clássico:E se o sapatinho não servisse?Uma das irmãs,Grisela,acha a varinha da fada e muda a história,tentando se casar com o príncipe.No final ela percebe que não é o príncipe que ela quer,e sim um amor verdadeiro,após muitas aventuras tudo volta ao normal como sempre foi.O trabalho com esta história aguçou a imaginação dos alunos.Percebi a necessidade de fugir dos filmes violentos e muito realistas,em que não fazem a criatividade e imaginação voar,só mostram armas que matam fácil,só a disputa, a luta, o confronto é direto, sem chance de defesa nem estratégias. Os contos sempre acabam com um:”viveram felizes para sempre, a princesa casando com o príncipe e os mauzinhos sendo punidos de alguma forma”. Isto faz parte da realidade infanto-juvenil, não importa a idade do aluno. A maneira como é apresentada é fundamental, fazer eles se reportarem as cenas, identificar épocas e costumes,personagens.Notei que há maior receptividade dos contos de fada quando lidos,o filme só reforça o que já foi dito,quando lido há o espaço para imaginar e criar situações. Filmes já estão prontos.Nossos alunos precisam ser mais crianças.Minha conclusão é de que preciso incluir mais os contos de fadas às minhas aulas de interpretação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário