30.5.09

5º Salão EAD - UFRGS - 2009

SÍNDROME VIRTUAL X SÍNDROME REAL


Nos dias 27, 28 e 29 de Maio, a Ufrgs foi palco do 5º Salão de Educação a Distância.
Com o incentivo e apoio da Profª Luciane Corte Real, de Psicologia, os alunos do Pólo de Alvorada foram convidados a levar seus Projetos Temáticos, trabalhados na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, para serem apresentados na forma de Relatos.
Todos os envolvidos, representaram muito bem nosso Pólo, com apresentações criativas e colaborativas.
Tivemos também o apoio dos Professores e Tutores que nos acompanharam, os colegas que foram como ouvintes e os demais que mesmo não presentes, nos incentivaram virtualmente com palavras de carinho e coragem através dos e-mails.
O grupo da qual faço parte, trabalhou com o tema:
"Geração Canguru e Síndrome do Ninho Vazio" (aqui está o projeto completo).
Nossa apresentação foi no dia 29/05, e nosso grupo foi representado por mim e as colegas Jaqueline e Sueli.
Foi uma experiência única, eu particularmente, nunca tinha participado de um evento deste porte. Estavam presentes pessoas da universidade e interessados nos assuntos debatidos.
Chegando a hora as pernas bambearam, o coração parecia que ia sair pela boca, mas estas fortes emoções foram passando ao me sentir segura da companhia das colegas do grupo, dos colegas que foram nos prestigiar e dos nossos professores e tutores presentes, sempre apoiando e dando força.
Então aquelas primeiras emoções, transformaram-se em estímulo e incentivo para que nossa apresentação fosse bem aplaudida e reflexiva, pois são assuntos que invadem nossa vida.
Ao final da nossa explanação, os presentes foram se manifestando com depoimentos, associando-os com suas vidas, tornando-se assim uma conversa interativa.
Alguns homens presentes, inclusive o marido da colega Jaqueline, Paulo, se identificaram com o ninho vazio, dismistificando que somente as mães sentem a saída dos filhos de casa, os pais também ficam com a sensação do vazio, só que não demonstram tanto.
Algumas pessoas se identificaram como sendo cangurus, ainda morando com os pais por diversos motivos, os que saíram tarde deste aconchego e os que precisaram retornar.
Se este momento não tivesse tempo determinado para finalizar e tivéssemos tido oportunidade de nos expandir, tenho certeza que teríamos muito assunto e experiências ricas a trocar.
Mas ficou registrado no evento, nosso endereço no Pbwork para que as pessoas pudessem acessar e contribuir com suas experiências.
Ano que vem, seremos mais um grupo a "invadir o Salão", com mais entusiamo e segurança. Até 2010.

Nenhum comentário: