
O desenvolvimento emocional e o cognitivo não podem simplesmente avançar porque chegaram a tal idade, tudo vai depender de alguns fatores.
Bom, é claro que além de cada pessoa ser diferente, os estímulos externos que ela receberá, levará a ter mais condições de evoluir ou não em seu processo mental.
Tenho alunos que chegaram nesta série e ainda fazendo cálculos diversos nos dedos, ou seja, ainda não conseguem realizar raciocínios abstratos, recorrendo ao contato com a realidade, no caso, o objeto dedo. Eles pela lógica dos estádios estariam ainda nas operações concretas, mas há outras áreas de seu conhecimento que já avançaram.
Entre pessoas que conheço, encontro adultos que apresentam dificuldade quando ouvem alguém ler um texto por exemplo, pois logo em seguida esquecem o que escutaram, precisando recorrer a uma cópia por escrito para se situar. Este é mais um exemplo de que idade X estádios de desenvolvimento não andam paralelos, e sim se complementam, e não é por não ter sido trabalhado bem determinada área que este problema aparece, creio que depende também de como a pessoa processa internamente esta etapa.
O desenvolvimento humano é associado com a evolução do desenvolvimento do casulo, quando está pronto naturalmente, a borboleta sai linda para seu voo mais espetacular...a VIDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário