
A questão da inclusão escolar é um assunto tão divergente, tanto nas questões sociais, políticas ou mesmo no próprio meio educacional.
Sabe-se que este é um assunto discutido somente há poucos anos, antigamente as famílias que tinham integrantes que apresentasse qualquer tipo de sintomas que não eram considerados nos parâmetros ditos como normais, eram excluídos e afastados para bem longe das relações de sua convivência. Eram depositadas em locais isolados, instituições geralmente religiosas ou filantrópicas. Ali não tinham nenhum tipo de incentivo para uma evolução, nem psicológica e muito menos para que se tornassem seres humanos ativos, ficavam a deriva da vida.
Até que surgiram as escolas especiais e a comunidade entendeu ?!?!?!? que estas pessoas poderiam sim se tornar seres humanos produtivos, mesmo com suas limitações particulares, pois cada um pode ser estimulado a desenvolver suas habilidades específicas.
Minha opinião é que o Brasil ainda está muito lento nestas questões de inclusão, falta de recursos para adequar os ambientes para receber pessoas especiais e principalmente a falta de formação de profissionais capacitados, não importando a área atuante, no nosso caso específico, profissionais na área da educação, para que estas pessoas possam se inserir na sociedade da qual também fazem parte. A LDB nº 9.394/1996, Cap. V, art.58, é bem clara na questão da inclusão: "Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais."
Onde então entra os direitos? Não é como se prega, mas o como se faz e o como é, há um abismo entre eles, infelizmente.
A capacitação e preparação de profissionais para atender as pessoas com necessidades especiais, não deve só ficar na teoria pedagógica ou em algum curso rápido, é necessário capacitar o professor e aceitar sua (in)disponibilidade para o trato com a diversidade.
Hoje em dia vivemos uma desvalorização e descaso com o magistério em diversos quesitos, isso não é novidade para ninguém. Este descaso gera um problema social deixando o educador em situação de desinteresse com relação ao avanço nesta área de especialização.
A capacitação e preparação de profissionais para atender as pessoas com necessidades especiais, não deve só ficar na teoria pedagógica ou em algum curso rápido, é necessário capacitar o professor e aceitar sua (in)disponibilidade para o trato com a diversidade.
Hoje em dia vivemos uma desvalorização e descaso com o magistério em diversos quesitos, isso não é novidade para ninguém. Este descaso gera um problema social deixando o educador em situação de desinteresse com relação ao avanço nesta área de especialização.
É triste dizer isso, mas com a falta de interesse governamental em ampliar as condições ambientais, com mudanças nas propostas pedagógicas aliadas com a falta de valorização com o profissional educacional, cada vez teremos mais dificuldade em contemplar todos os alunos que necessitam de atendimento especial.
Muitas vezes me sinto remando contra a maré com questões educacionais.
Trocamos idéias sobre o assunto, nos interamos nas leis que são muito bem escritas, e????????
O que fazer????
Muitas vezes me sinto remando contra a maré com questões educacionais.
Trocamos idéias sobre o assunto, nos interamos nas leis que são muito bem escritas, e????????
O que fazer????
De mãos amarradas fica difícil arregaçá-las.
Enquanto alguns alunos recebem estímulos e incentivo familiar para não serem excluídos, outros tantos nem sabem como proceder para usufruírem do meio em que vivem.
Nos dias de hoje temos ao nosso alcance um recurso que é utilizado para contribuir de maneira versátil com o desenvolvimento da capacidade de aprendizado de qualquer tipo de pessoa, principalmente as de necessidades especiais, A TECNOLOGIA.
Enquanto alguns alunos recebem estímulos e incentivo familiar para não serem excluídos, outros tantos nem sabem como proceder para usufruírem do meio em que vivem.
Nos dias de hoje temos ao nosso alcance um recurso que é utilizado para contribuir de maneira versátil com o desenvolvimento da capacidade de aprendizado de qualquer tipo de pessoa, principalmente as de necessidades especiais, A TECNOLOGIA.
Mas batemos novamente na falta de recursos, são poucas as instituições escolares que provêm deste complemento, é uma pena que ainda barramos em recursos que deveriam ser oriundos dos órgãos que defendem com veemência a inclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário