30.6.08

A disputa entre o Um e o Zero

"Eu valho muito pouco, sou sincero, dizia o Um ao Zero. No entanto, quanto vales tu ? Na prática és tão vazio e inconcluente quanto na matemática. Ao passo que eu, se me coloco à frente de cinco zeros bem iguais a ti, sabes acaso quanto fico ?
Cem mil, meu caro, nem um tico a menos nem um tico a mais. Questão de números. Aliás é aquilo que sucede com todo ditador que cresce em importância e valor quanto mais são os zeros a segui-lo "
(Trilussa, poeta italiano. Viveu no tempo de Mussolini)

24.6.08

Estudos Sociais:O que é isso?

“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”.( Marxwell Maltz)
Ensinar História para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser esta a disciplina que encontra maior resistência entre os alunos do ensino fundamental. As questões mais freqüentes são: porque devo estudar o que já passou? para que guardar todas estas datas? o que tem a ver com minha vida estes fatos?Antes de chegar à escola, a criança, em interação com o ambiente e com os outros, constrói conceitos do mundo que a cerca, em resposta a sua curiosidade. Desta forma, ao chegar à escola, nada melhor para o aluno, que dar continuidade a essa busca, que tem os Estudos Sociais como ponto de partida.Ao focar a educação como instrumentos de formação da cidadania, através do trabalho desenvolvido na escola, devem ter a clareza de que ela sozinha não dá conta da tarefa de formar o cidadão, uma vez que a formação da cidadania vai além de seus muros. Ela é forjada no dia-a-dia das relações dos indivíduos e no conjunto das organizações da sociedade, a exemplo dos movimentos sociais que têm apresentado contribuições relevantes nesse processo. Nesse entendimento, a formação desses sujeitos deve possibilitar, além da apropriação dos conhecimentos básicos, dentro de um contexto histórico e político dos direitos humanos e da cidadania, a mudança de valores, atitudes e posturas. Essa formação compreende a apreensão de uma nova cultura em que o educador se perceba, bem como perceba o aluno e os demais integrantes do trabalho escolar, como sujeitos de direitos e deveres, e veja a escola como espaço de exercício permanente de construção coletiva da cidadania.Estudos Sociais devem ser entendidos como um processo em que todos os homens estão engajados como seres sociais. É fundamental que se estabeleça a relação do passado e presente, isto é, que os fatos não se restrinjam apenas ao passado, mas sim que este seja entendido como chave para a compreensão do presente, assim entendendo o passado. Duas funções se evidenciam como básicas nos Estudos Sociais: capacitar o indivíduo a entender a sociedade do passado e a aumentar o seu domínio da sociedade do presente.

22.6.08

Web Site

Finalmente consegui colocar as páginas da web site que fiz, no meu Plano de Estudos. Após muitas idas e vindas. Quer ver? É só acessar aqui, entrar e espiar. Mais uma conquista tecnológica.

19.6.08

"Nada acontece até que algo se mova"

São palavras da maior mente científica do
século XX, *Albert Einstein*.
A teoria da relatividade pode até ser o feito mais importante de Einstein para a ciência, mas estas simples sete palavras – “Nada acontece até que algo se mova” – são, para mim, sua contribuição mais importante.
Uma idéia, por si só, não possui valor intrínseco. Ela precisa ser acompanhada de ação. É a ação que corta o cordão umbilical e retira a idéia do útero. A ação transforma a idéia em uma experiência. A ação cria realidade.

Foi o que fiz esta semana.
Como educadora, tenho a preocupação de levar ao meu aluno, estruturas para que a aprendizagem ocorra. Mas e como aluna?? Tive que elaborar um Plano Individual de Estudos, onde deveria fazer reflexões sobre o que EU gostaria ou teria necessidade de aprender, aprofundar e melhorar na minha formação acadêmica. Meu projeto foi explorar o Sistema Operacional Linux, parece simples, mas minha trajetória na informática é recente e quero expandir o máximo que puder, assim terei recursos diferenciados que só irão contribuir na minha caminhada acadêmica e profissional. Mas acontece que travou, não conseguia sair do lugar, o projeto não andava. Esta semana me rebelei, estou fazendo um curso da Intel Educar, onde conheci recursos fantásticos. Já estou movendo meus obstáculos, pensei, não consigo agilizar um projeto, o que fazer? Não posso ficar parada, fui atrás de outro e me sinto confiante na minha nova escolha.
Salvo algumas exceções, o melhor dia para agir é hoje.
Muita gente tem idéias, mas poucos decidem fazer algo a respeito. Não amanhã. Nem semana que vem. Mas hoje. O verdadeiro empreendedor é um executor, não um sonhador.

17.6.08

GRUPOS SOCIAIS

Uma tendência natural do ser humano é a de procurar uma identificação em alguém ou em alguma coisa, quando se identifica com outros e passa a estabelecer um vínculo social com eles, ocorre uma associação humana. Com o estabelecimento destas associações, o ser humano passa a estabelecer verdadeiros grupos sociais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos mais íntimos. Ex: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Já os secundários são aqueles em que não possuem tanto grau de proximidade. Ex: igrejas, partidos políticos, etc. Outro tipo de grupos sociais são os intermediários, que apresentam as duas formas de contato: primário e secundário. Ex: escola. Este é o grupo em que as crianças começam a ampliar seus relacionamentos, e esta integração é parte fundamental para a formação da sua socialização com o mundo que a cerca.

15.6.08

????????

PESOSAL,QEURO ARGAEDECR PLEA VITSIA. ETSOU MIUTO FLEIZ COM A PAIRITCAPÃÇO DE TDOOS.OBIRAGDA PEOLS COENMTRÁOIS CAIRHNSOOS.BIJEINOHS,
ATHKIA

♥♥♥
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
♥♥♥
Outra curiosidade... Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito:
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO U453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
♥♥♥
O nosso cérebro é show !!!

CARTA A TERRA

Carta ao inquilino
Senhor morador,
Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos há muitos anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
1 - Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
2 - Antes eu fornecia água em abundância; hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.
3 - Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos!
4 - Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O Sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!
5 - Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam...
6 - Não vi muitos peixes que moram nos rios e lagos. Você pescou todos? Onde estão?
7 - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul!
8 - Por falar em lixo, que sujeira!!! Encontrei objetos estranhos pelo caminho... isopor, pneus, plásticos...
Bom... é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.Você pode mudar?

Aguardo respostas e atitudes...
Sua casa,
A TERRA.


Ao ler esse texto (não tenho a autoria), fiz algumas "correções", mas é isso mesmo...
Se a Terra nos cobrasse pela destruição que temos feito no ambiente, a carta seria mais ou menos assim...
Eu não costumo trabalhar com todos os "dias" ou datas comemorativas, embora tenha um mural na sala para informar das mesmas.
Falar da Terra, das suas maravilhas, e do que as pessoas fazem em seu cotidiano, deveria levar à mudança de atitudes. Há anos e anos falamos nisso, a quantidade de lixo produzido não diminui, a poluição está cada vez maior, por mais que se fale, que apareça na televisão e nos jornais...
Por quê?
Porque não nos sentimos PARTE da natureza,
nos sentimos superiores aos outros seres vivos que partilham conosco desta mesma morada, a Terra.
Mesmo tirando da Terra todo nosso sustento (alimento), a água que bebemos e o ar que respiramos, falta muito para desenvolver uma consciência planetária, ou seja, perceber que ESTE é o único planeta que temos para viver no Sistema Solar.
O que trabalhar no dia do meio ambiente?
Uma música, um texto, uma vivência...
O que trabalhar todos os dias?
O amor à natureza e aos elementos da Terra:
ÁGUA, AR e SOLO.
Só quem ama, respeita.
Só quem ama, preserva.
Só quem ama, se vê como parte de um todo.
Meu corpo toma tantos nutrientes "emprestados" de outros corpos que me servem de alimento... Usa a água e o ar para se manter vivo... Mas um dia, como num ciclo sem fim, ele devolverá à Terra todo material que o compôs...
E a vida continuará, os materiais farão parte de outros seres vivos, este é o maravilhoso milagre da VIDA que este planeta proporciona a todos os seres que nele habitam...
Há milhares de anos.

14.6.08

CADA COISA TEM SEU NOME

GENTE TEM SOBRENOME
(Toquinho)

Todas as coisas têm nome:
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim
Flores não tem sobrenome
Mas a gente sim.
O Chico é Buarque
Caetano é Veloso
O Ary foi Barroso também
Entre os que são Jorge
Tem o Jorge Amado
E outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido
Dedé, Zacarias,Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim.
Renato é Aragão
O que faz confusão
Carlitos é o Charlie Chaplin
E tem o Vinicius
Que era de Moraes
E Tom brasileiro é Jobim
Quem tem apelido
Zico, Maguila,Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome também!
Trabalhando esta música com os aluno, eles observam a indivudualidade que cada nome dá às pessoas ou coisas. O interessante é que essa música está "envelhecendo", pois vários dos personagens citados já faleceram... Então a alternativa são as fotografias. E dá certo! As crianças identificam alguns, conhecem outros, pesquisam sobre suas obras, e mesmo o desenho do He Man não é de todo desconhecido.

8.6.08

Curiosidade


Curiosidade é muito instigante, tanto para crianças quanto para adultos, afinal nós somos movidos a questões que quase nunca tem respostas corretas ou coerentes, nunca estamos satisfeitos com o que sabemos, e isto é que nos faz ir atrás de novidades e chegar a descobertas fantásticas, tanto pessoalmente quanto para o Mundo.
Imagina se Einstein não fosse classificado como louco? Se Newton não visse que a maçã cai no chão e não flutua? Bom, não teríamos a Lei da Relatividade e nem a Lei da Gravidade, e não entenderíamos porque os planetas não caem.
Estes e tantos outros se tornaram célebres por terem curiosidades, e talvez "infernizaram" as pessoas ao seu redor com as clássicas perguntas: - Por quê?????
Antes de iniciar o trabalho sobre Perguntas, pensei que estaria ajudando meu aluno com suas dúvidas, respondendo tudo a eles, mas após leitura dos textos sugeridos, percebi que nem todos os questionamentos devem ser entregues de mão beijada, ou seja, nem tudo deve ser respondido e sim lançado desafios para eles irem também atrás de respostas e assim surgirem outros questionamentos. Claro que algumas vezes podemos sim responder, saciando a curiosidade, mas fazê-los pensar e na maioria das vezes chegarem a conclusões é bem mais interessante, pois leva a criança ou até mesmo o adulto a querer sempre buscar mais e mais. Hoje, lanço diversos desafios com suas dúvidas, lançando também outras, com isso eles voltam no dia seguinte com as respostas e muitas vezes com novidades.
Hoje com a Internet acessível a muitos, podemos muito rapidamente buscar respostas, levando a criança solucionar sua dúvida, também proporciona criar, pois ela tem acesso a informações antes muito distantes e desatualizadas. Mas também não podemos deixar a curiosidade ser saciada somente com este recurso.
Lendo o texto Fazer Perguntas, lembrei de uma piadinha muito inocente:
A menina de 7 anos, chega da escola e pergunta para a mãe:
- Mãe, de onde eu vim?
A mãe fica pensativa, larga o almoço que estava fazendo, senta com a filha no sofá, pois ela sabia que este dia chegaria, pensa, respira fundo e desata o rol de informações sobre o namoroo, casamento, relação sexual, nascimento, etc.
A menina ouve tudo com muita atenção. Quando a mãe termina ela olha e pergunta:
- Tá mãe, mas de onde eu vim? É que minha coleguinha nova veio do Japão.
Com isto devemos ter em mente que as respostas devem ser sobre a dúvida em questão e nunca extrapolar, pois a curiosidade é do outro, caso houver abertura, seguimos adiante.

5.6.08

MEU ANIVERSÁRIO

BRUXINHA TONTINHA
Era uma vez uma bruxinha diferente das outras.
Seu nome era Kathia.
As outras bruxas diziam que ela era tontinha.
Tontinha por se chamar Kathia? Isso lá é nome de bruxa?
Mas a bruxinha nem ligava. Continuava a agir de modo diferente.
Até a sua vassoura era lilás, para combinar com as roupas.
E isto não era tudo. Tinha muito mais coisas.
Ela detestava cozinhar.
Achava aqueles caldeirões cheios de coisas esquisitas uma tremenda chatice.
Gostava mesmo era de chocolate. Daqueles cheio de frutinhas por dentro.
E, por causa disto, adorava uma festa que tivesse bombons e brigadeiros.
Como ela não se parecia com uma bruxa, estava sempre no meio das crianças
e volta e meia era convidada para uma festa de aniversário.
Aí é que ela aproveitava e comia chocolate até dizer chega!
E no outro dia tinha que fazer regime para emagrecer tudo o que engordara.
Era sempre assim...
Um dia de festa e uma semana de regime.
-Oh vida!Dizia a Kathia.
Esta sou eu, meio atrasadinha, mas estou muito feliz...
é que meu aniversário foi no dia 03/06,
mas...já que sou meio tontinha mesmo, ninguém vai ligar né???

Enrolada

Não sou de fugir de peleia. Quando me comprometo, vou até o final, nem que para isso eu tenha que ter alguns sacrifícios, até porque é com eles que aprendemos a nos defender e encontrar as saídas. Mas as vezes me sinto tão emaranhada com minhas tarefas que não sei onde está o início ou o final do fio. Mas como eu disse lá no comecinho, encaro a peleia e ela que me aguente, pois enquanto não atingir o objetivo, não sossego. Vamos Garfield...desenrola Tchê.