
Senhor morador,
Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos há muitos anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
1 - Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
2 - Antes eu fornecia água em abundância; hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.
3 - Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos!
4 - Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O Sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!
5 - Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam...
6 - Não vi muitos peixes que moram nos rios e lagos. Você pescou todos? Onde estão?
7 - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul!
8 - Por falar em lixo, que sujeira!!! Encontrei objetos estranhos pelo caminho... isopor, pneus, plásticos...
Bom... é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.Você pode mudar?
Aguardo respostas e atitudes...
Sua casa,
A TERRA.
♥♥♥
Ao ler esse texto (não tenho a autoria), fiz algumas "correções", mas é isso mesmo...
Se a Terra nos cobrasse pela destruição que temos feito no ambiente, a carta seria mais ou menos assim...
Eu não costumo trabalhar com todos os "dias" ou datas comemorativas, embora tenha um mural na sala para informar das mesmas.
Falar da Terra, das suas maravilhas, e do que as pessoas fazem em seu cotidiano, deveria levar à mudança de atitudes. Há anos e anos falamos nisso, a quantidade de lixo produzido não diminui, a poluição está cada vez maior, por mais que se fale, que apareça na televisão e nos jornais...
Por quê?
Porque não nos sentimos PARTE da natureza,
nos sentimos superiores aos outros seres vivos que partilham conosco desta mesma morada, a Terra.
Mesmo tirando da Terra todo nosso sustento (alimento), a água que bebemos e o ar que respiramos, falta muito para desenvolver uma consciência planetária, ou seja, perceber que ESTE é o único planeta que temos para viver no Sistema Solar.
O que trabalhar no dia do meio ambiente?
Uma música, um texto, uma vivência...
O que trabalhar todos os dias?
O amor à natureza e aos elementos da Terra:
ÁGUA, AR e SOLO.
Só quem ama, respeita.
Só quem ama, preserva.
Só quem ama, se vê como parte de um todo.
Meu corpo toma tantos nutrientes "emprestados" de outros corpos que me servem de alimento... Usa a água e o ar para se manter vivo... Mas um dia, como num ciclo sem fim, ele devolverá à Terra todo material que o compôs...
E a vida continuará, os materiais farão parte de outros seres vivos, este é o maravilhoso milagre da VIDA que este planeta proporciona a todos os seres que nele habitam...
Há milhares de anos.
Um comentário:
Katia querida, acho que na tua queixa já deixas evidente um argumento para o que comentas: a gente fala muito e age pouco. E pior, a gente fala fala , até com dia marcado, se faz encenações mas rotina que é o que assegura a consciêncientização nada!! O que achas?
Um abração
Bea
Postar um comentário