28.12.08

2009...chegando

Parei...pensei...e fiz um balanço muito positivo do meu ano que está terminando.
Por mais que eu sinta que 2008 correu e não tive tempo suficiente para fazer tudo que planejei, percebi que houve muitas mudanças.
Quantas coisas boas que me fizeram rir, só de lembrar. E as más????

Também...aquelas que deixaram meus dias negros e nebulosos, mas que foram importantes para que eu aprendesse e pudesse crescer interiormente .
E é por isso que até esses dias valem a pena.
O que espero de 2009????
Não sei e nem quero saber.
O tempo diz o que fazer com o tempo.
O que realmente quero é que seja um ano tão bom quanto este ou, se possível ainda melhor.
Desejo a todos um Novo Ano brilhante, carregadinho de coisas gostosas, e uma virada com todas as suas tradições : espumante, passas, lentilha, lingerie vermelha ou azul, roupa branca, festas, contagem regressiva...Ou sem nada disso, mas com aquela esperança que temos no nosso coração, e com uma força interior gigante para gritar:

“ESTE ANO É QUE É”.
Um Novo Ano cheinho de dias muito felizes e brilhantes a todos.

Que folga...

O que houve???
Sumi????
Simmmmm !!!!!!!!
Estou renovando minhas energias....
Assim que eu tiver completamente de férias, após dia 30,
voltarei com novidades...
O computador e a web estão de folga de minhas
investidas diárias.
Apesar de estar adorando este tempo,
já estou com saudades!!!

1.12.08

Mais um Final de Semestre

Mais um semestre...Chegando ao fim!!!!
Junto com ele...A certeza...
Da nossa contribuição...
Para uma melhor educação!!!!
Estamos no caminho certo...
A democracia é fantástica...
Ainda um sonho...eu sei!!!!
Mas chegaremos lá...
Com coragem e muita dedicação!!!!
Ainda que alguns sonhos...
Ainda não tenham sido realizados!!!
E que num futuro bem próximo...
A felicidade nos traga...
O amadurecimento das idéias...
E possamos ver as mudanças acontecendo...
E que semestre seguinte...
Seja repleto de sons!!! De alegrias!!!
Otimismo!!! Compreensão!!!
Colaboração!!! E muito Amor!!!
A felicidade???
Está dentro do coração!!!
O essencial????
É invisível aos olhos!!!
Um beijo a todos os colegas, professores
e Tutores do PEAD-Alvorada.

25.11.08

Idade Adulta...Desde quando?

Adulto é um ser humano que na visão de outros, atingiu uma idade que lhe permite casar, realizar ações restritas a outras idades, já não são mais de responsabilidade dos pais quanto a seus atos, assumem deveres conforme sua posição na sociedade, pode votar, viajar sozinho para o exterior, conduzir automóvel, tornar-se militar. A idade considerada como "Adulta", varia a cada região do mundo, ficando entre os 16 e 21 anos. Na África é com 13 anos, 15 no Japão, 16 nos EUA e no Brasil fica nos 18 anos, que é a considerada normal na maioria dos lugares.
De todas as fases do ciclo, a Vida Adulta é a mais longa e a que melhor pode esconder segredos, criar dificuldades e provocar desequilíbrios graves perante todas as exigências propostas a nível social, familiar (tendo em conta os diferentes posicionamentos perante cada membro deste sistema) e individual. Assim, muitas vezes é necessário parar e escolher o posicionamento certo perante nós mesmos.
Com o amadurecimento, surgem diversos impasses na rotina , entre eles conflitos pessoais e interpessoais. Vários destes conflitos foram muito bem trabalhados em Psicologia, nos Projetos Temáticos.

24.11.08

COMO CONSTRUIR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Participação democrática com igualdade vem do tempo da sociedade dos gregos, um tempo em que igualdade era um grande problema. Os iguais eram muito iguais e viviam em busca do desigual, que era considerado o melhor, mais competente. Aristóteles pensava: ”Era impossível pensar-se uma boa convivência. Não concebia o bem comum numa sociedade polarizada, ou seja, em que os extremos se distanciassem muito: o mais rico muito distante de mais pobre, o mais culto do mais estulto, o mais velho do mais novo, o mais poderoso do menos. Seria preciso construir uma sociedade em que se plantasse o ponto mediano, pois a virtude está no meio”.
A igualdade entre os participantes de uma Gestão Escolar Democrática, é a condição mais importante para se pensar na possibilidade da participação e da democracia, é impossível se pensar sobre estas questões sem um mínimo de igualdade. Esta igualdade se refere ao conjunto dos alunos, professores, funcionários e pais.
Os 3 princípios importantes que norteiam esta gestão são a descentralização, onde as decisões e ações não podem ser tomadas de maneira hierarquizada, deve haver a transparência destas decisões e a participação de todos os envolvidos no cotidiano escolar: professores, alunos, funcionárioas e pais no processo como um todo.
Com a instalação do Congresso Nacional Constituinte, a Gestão Democrática foi defendida e contemplada na Constituição Federal de 1988, desde então a participação e decisão do povo dentro das escolas, se tornou fundamental para traçar o caminho de uma Gestão Democrática Escolar.
E o que é uma Gestão Democrática? É um conjunto de componentes necessários para que este processo seja viável: constituição do Conselho Escolar (deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador de tudo dentro da escola); elaboração do PPP (documento que vai elaborar, legislar e executar toda a proposta pedagógica dentro desta instituição. O que percebo é que comumente, ele é chamado de Projeto Pedagógico, sem a palavra que mais se destaca na sua importância: Político. Mas porque? Talvez pelo fato de que a Democracia está vinculada com uma ideologia e concepções que cercam este documento, e autonomia demais perigosa, faz as pessoas pensarem e questionarem muito); fiscalização e definição da verba; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional e a eleição para direção (caminho para uma gestão democrática, mas este componente sozinho, não é indicador de que a escola seja realmente democrática, é preciso ter cuidado ao fazer escolhas, e se não forem, fazer as cobranças com relação as promessas feitas para se chegar a este cargo). A escola é de todos e para todos os envolvidos neste processo chamado Gestão Democrática, formamos cidadãos críticos, portanto devemos agir como tal.

22.11.08

Apresentação dos Projetos Temáticos

Colegas, professoras e tutoras, as apresentações dos nossos Projetos Temáticos no dia 19, foram excelentes, cada grupo trouxe experiências próprias sobre o tema escolhido e o dos colegas.
Hoje a correria de todos é imensa, 40/60 horas de trabalho fora e mais umas 95 horas de desdobramento dentro de casa com a família e o restante se conseguir ter sono,é destinado para dormir, pois ninguém é de ferro né?? Totalizando 168 horas semanais, tá de bom tamanho... ninguém merece!!!!!!!

Nosso emocional tem o poder de somatizar um pouquinho de cada um dos assuntos, eles se interligam e a maioria é consequência um do outro.
Muito bem trabalhado os temas por todos os grupos.
Foi ótimo compartilhar as EMOÇÕES com nosso "Roberto Antonio Carlos", identificar os sintomas e questionar como eles surgem no nosso dia-a-dia, até parece que não sabemos como aparecem, heim???

Será por conta do translado entre escolas? Ou decorrente do Vale-Alface?Será por não termos tempo de nos distrair como seres normais, sem avaliações, cadernos de chamada, etc?Ou ainda pela superlotação em salas pequenas e escolas sucateadas? Ou será porque não somos valoriozados?São tantas emoções...
Obrigada Luciane e Maura por propiciar esta riquíssima troca de energia e vivências.
Parabéns à todos colegas pelo desempenho e dedicação no desenvolvimento dos PT.
Abraços.





Slide copiado do Blog da colega Solange, com sua autorização.

15.11.08

Sou Professora!!!!

Olha só...vira e mexe e falamos na crise. Mas é a moda? Ou estamos na beira de um abismo coláptico. Não bastando toda a corrupção e falcatrua no governo gaúcho, Detran, saúde precária, falta de segurança, casa nova,...??? É...casa nova, e olha que não fui em quem mudou. Agora é a vez do magistério entrar em caos total. Faltando menos de 40 dias para o final do ano letivo, e nossa Governadora e a Secretária de Educação(e olha que são professoras!!!) estão deflagrando a greve dos professores. Sim...elas simplesmente estão fora da casinha, levando a categoria a chegar neste ponto. Durante anos o magistério vem conquistando direitos, poucos até então, mas conquistados com muito suor e dedicação. Agora em poucos meses querem mudar toda nossa vida funcional por simples capricho. O que é isso?? Desvio de atenção para a crise maior que está por aí, alguém tem que ser o bode expiatório da vez, sobrou...!!!!
Nos últimos tempos, com as leituras políticas e de gestão sobre a educação, vi e comprovo que o papel aceita tudo. O que ocorrem com as leis que são feitas e nunca cumpridas, e sempre é acrescentado um decreto, adendo, parágrafo, etc, para ludibriar os menos entendidos, assim ficamos como os vilões da história. Temos um presidente que já foi da classe proletariada e também grevista, de um tempo em que não colocavam cavalos por cima de professoras, e não ameaçavam demitir ou cortar salário porque estavam reivindicando direitos.
Política é a arte de diminuir diferenças, não aumentá-las. Precisa o Governo Yeda entender de uma vez por todas isso. Não podemos ficar apáticos frente a tudo isso. Sou educadora, com muito orgulho e dedicação.

4.11.08

Fogueira da Amizade

"Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir ao céus.
Quando voltou, contou.
Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana.
E disse que somos um mar de fogueirinhas.
- O mundo é isso - revelou.
- Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras.
Não existem duas fogueiras iguais.
Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores.
Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas.
Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo."(Eduardo Galeano)
*O Livro dos Abraços é construído com pequenas passagens, reflexões, histórias de viagem e de vida. É um livro que entrelaça quem lê.
E não acaba nunca porque sempre dá vontade de reler aquela parte, ou a outra, e de procurar aquela frase memorável…

Pessoas que para mim, fazem pegar fogo: Eduardo S., Andrea C., Julio Cesar, Pedro S., Fernando C., Márcio, Andréa T., Paulo R., Marcos, Henrique, Leonardo, Marlize, Paulinha, Dudu, Carlos, Zana, Waldo, meus alunos, ...
Todas elas e muitas outras fazem da vida uma aventura maravilhosa.
Muitos abraços.

LOTAÇÃO ESGOTADA

Em poucas palavras, Lotação Esgotada é a fórmula da matemática que o Governo da Educação encontrou para resolver o problema da falta de professores nas escolas públicas.
O cálculo foi feito com base 100: sem professores? Cem alunos na mesma turma. Socando a gurizada em poucas turmas, diminui o número de turmas.
A física ficou enlouquecida, muitos corpos não conseguem ocupar o mesmo espaço. Azar de quem tá lá.
Só faltou alguém prá chegar direto na governadora e dizer:
- "Ora, vai procurar tua turma e ficar nela e não encha a paciência com este papo!"


PPP x RE

Mexer e revirar documentos, tarefa que normalmente fizemos quando precisamos algum para apresentar em ocasiões muito específicas em que necessitem daqueles papéis que guardamos em pastas. Nos últimos tempos tenho me ocupado muito com o material burocrático da minha escola, PPP, RE, FUNDEB, FNDE, CAE, Verba, utilização desta, funcionamento dos setores.
Estou há 15 anos na escola, e muita coisa estou a par, mas outras nunca tomei conhecimento de como é direcionado ou aplicado tais investimentos. Com as disciplinas das Gestões: da Educação e da Escola, conheci este outro lado do funcionamento da instituição da qual trabalho. Muito interessante, as escolas hoje tem autonomia para direcionar seus recursos, que chegam direto, podendo fazer uso a seu modo, conforme a clientela que atende.

Capitalismo...quer pagar quanto????

Crise financeira, assunto tão debatido nestes tempos considerados modernos.
Será que somos tão modernos ou estamos nos remetendo ao tempo da pré-história, onde o mais forte e esperto é que vencia? Não, o mundo está ficando cada vez mais capitalista. Desde sempre a humanidade é movida e sustentada por interesses que se relacionam com o poder, antes o motivo era a sobrevivência, agora é pelo poder de TER e não o de SER. Karl Marx era considerado louco por muitos em sua época, em que os poderosos dominavam a classe trabalhadora e ajudavam a ampliar o capital das regiões, com isso aumentavam muito mais seu próprio capital, à custa do esforço e muito trabalho dos que precisavam sustentar suas famílias. Estas atitudes foram revistas durante muito tempo, até que os trabalhadores se manifestaram e aos poucos foram conseguindo privilégios, ditos dignos desta classe que sustenta os países. Nunca se reverenciou tanto Marx como nos últimos tempos, suas idéias eram tão avançadas em uma época tão longínqua da nossa, e hoje são tão atuais que parece que estão sendo escritas diariamente. Fico pensando se mudou alguma coisa de 100 anos prá cá, pois ainda vemos trabalhadores sendo massacrados por migalhas que nem dá para sustentar dignamente os seus. Estamos na época do poder supremo do consumismo...o Natal. A custa de quantos sacrifícios e lucros absurdos para os grandes vemos as lojas abarrotadas de mercadorias? É o capitalismo gritando e clamando por mais e mais e as pessoas alienadas pelo TER, quanto custa um agrado, quantos para me agradar? Esquecem do mais importante...o SER.

20.10.08

O prazer de ouvir Música

Que eu adoro música, tô careca de falar.
Ao ouvir música, tenho uma sensação de prazer e alívio, o corpo se soltando com os sons, a energia fluindo, é muito relaxante.
Lembro do Desenho Madagascar, onde tinha os Lêmures que enquanto cantavam, contagiavam todos...os do desenho e também os que assistem o filme -
... Eu me remexo muito...eu me remexo muito...remexo...muito...
Com esta paixão pela música, enquanto faço pesquisas e entrevistas para o PA, descubro cada vez mais que ela envolve as pessoas de uma maneira mágica.
Ela consegue elevar a auto-estima e fazer nosso corpo reagir conforme o que se escuta, modificando o comportamento, nos deixando alegres, eufóricos e algumas vezes até tristes, quando nos lembramos de algo da qual ela marcou o momento.
No Projeto de Aprendizagem Música, tem algumas das minhas descobertas com pessoas que vivem e vivenciam a música. Minhas entrevistas.
É interessante vasculhar este espaço, pois há muito sobre as influencias que a música traz no comportamento das pessoas. Música para todos

13.10.08

DIA DO PROFESSOR


A todos meus professores e colegas do PEAD,

e aos meus colegas da escola Ferreira de Abreu.

FELIZ DIA DO PROFESSOR

12.10.08

Histórico de 12 & 15 de Outubro

Dia das Crianças
Na década de 1920, o deputado federal brasileiro, Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada, e a estratégia deu certo.


Dia do Professor
A celebração do dia do professor foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outrubro de 1963.
O Decreto definia a essência e razão do feriado:
"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias"

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

11.10.08

Síndrome do Ninho Vazio

Coitada...desiludida...abandonada...solitária...com a sensação de inutilidade...
Estes sentimentos são externados principalmente pelas mães, quando seus filhos batem asas e vão formar seus próprios ninhos.
É difícil aceitar a condição de que eles simplesmente se mudaram de casa...não deixaram de ser seus filhos e filhas.
O que fazer com o "sentimento de abandono"?
Encontrei uma história que revela porque este sentimento surge, onde antes tinha movimentação, tumulto, preocupações ( necessárias), agora ficou uma lacuna.

Era uma vez uma bela casa, nela moravam mulher, marido e três filhos.
A bagunça era muito grande, pois as crianças e seus amiguinhos tinham energia demais.
A mãe, sempre zelosa, cuidava atentamente dos queridos pestinhas, enquanto o marido trabalhava.
Não era fácil dar conta de tudo, mas ela fazia aquilo com muito amor.
Mais tarde, na adolescência, as “crianças” mostraram que não eram mais crianças e começaram a causar conflitos.
Chegavam de madrugada e até montaram uma banda na garagem.
O pai pedia para que a mãe solucionasse os problemas cotidianos, pois a vida dele já era bastante dura durante o turno de trabalho.
Nessa época, a casa vivia cheia de gente, logo vieram as namoradas e os namorados, que mudavam de cara e de nome com o passar dos meses.
A vida corria assim, a mãe cuidava das roupas, da comida, dos remédios e de tudo mais, o pai tratava de botar dinheiro em casa e impor-se nas questões mais sérias.
No tempo certo, os dois filhos casaram-se, a filha foi morar numa cidade maior, para cursar faculdade.
A casa, que antes era cheia de entra e sai e blá blá blá, agora reservava uma paz exagerada, um silêncio incômodo, por vezes melancólico ...
e foi assim que o ninho ficou vazio.

10.10.08

Geração Canguru

Canguru é um mamífero, pertencente à família dos Macropopídeos e à ordem dos marsupiais, que habita a Austrália, Nova Guiné e ilhas vizinhas.
O nome canguru tem origem numa língua australiana e quer dizer "não sei".
Uma das principais características destes animais é a existência do marsúpio, espécie de bolsa que a fêmea tem no abdômen e onde o filhote se alimenta e termina seu desenvolvimento.



O que este animal tão peculiar têm em comum com as pessoas?
Seu nome é associado a uma nova geração, muito falada hoje:
"Geração Canguru".
Os filhos crescem e a tendência natural é que ao adquirirem uma certa independência, venha a vontade de construir seu espaço individual, fora dos olhos da família, longe de casa.
Mas não é o que vem ocorrendo, os filhos estão mais presos em casa...por vontade própria.
Vários fatores influenciam nesta decisão: dificuldade financeira, necessidade do conforto familiar, dedicação por mais tempo aos estudos e uma abertura maior por parte dos pais e filhos ao diálogo,hoje eles conversam muito mais sobre diversos aspectos relacionados com sentimento e angústias. Gerações diferentes estão convivendo com mudanças e a mentalidade mais aberta aceita mais facilmente a realidade dos nossos tempos.
Por tudo isto, a melhor solução será, talvez, pais & filhos morarem na mesma casa, respeitando o espaço de cada um, não só por razões econômicas, mas também pelo apoio familiar, tão necessário nos dias de hoje.

9.10.08

MÚSICA - LINGUAGEM DA ALMA

A música...a arte de combinar diferentes sons.
A música emociona...relaxa...agita...pulsa...anima...
O estilo? Tanto faz...
Rock, pop, clássico, hip hop, rap, techno, chorinho...
O local? Não importa...
Academia, rua, sala de espera, escola, carro, elevador...
Trilha de filme...novela...
Ouvindo no iPod, celular, MPs...
Marcando momentos inesquecíveis...
Primeiro beijo, primeiro amor...
Também marca momentos conflitantes...
Discussões...desilusões....brigas...
A verdade é que ela nos faz:
sonhar...imaginar...impulsionar uma caminhada...
Nos remete ao estado de alegria, nos faz pular
e também chorar.
Um emaranhado de sensações e percepções que eleva
nossos sentimentos mais profundos.
Mistura de melodia, ritmo, cor e pulsação...
Mexe o corpo dos pés a cabeça.
O mexe-e-remexe agitado de nossos corações...
A música tá na alma...é a própria alma.
A música provoca, explode, é pura sensação.
Balança, sacode, abala, vibra...
Com muita harmonia, combina sons com emoção...
Nossa vida começa com o primeiro ritmo...
...o som do choro....
...emocionante.

5.10.08

Música X Concentração

Assisti um filme muito bom. "Hard Ball - Joga da Vida". Trata-se de um cara que para sanar o dívida de jogo, deve treinar um time de baiseball, com garotos de um bairro pobre de Chigago. Entre eles há um que está sempre com fones nos ouvidos, ouvindo Hip Hop. Ao lançar a bola, ele sempre deixa o adversário sem conseguir rebater, o lance é forte. Um dia, sem os fones, ele se desconcentra com os sons externos e não consegue concluir a jogada. O treinador ao perceber o desespero do menino, imita o ritmo da música com os braços e o corpo, fazendo os gestos, isto é seguido pelos amigos e a platéia, até os adversários acompanham.
Ao SENTIR a música, o menino que chamam de Big Poopa, se concentra e acerta a jogada.
A batida musical e o ritmo podem acalmar, concentrar e estimular a emoção das pessoas.
A música está incorporada em nossa vida, seja por integração, conhecimento ou simplesmente divertimento.
Abaixo, uma resenha com Big Poopa.
Vale a pena assistir ao filme, é surpreendente e emocionante.

">

1.10.08

REPRESENTAÇÃO DA TURMA-PEAD

Eu e a Sueli, queremos agradecer a todos que votaram em nós para
Representantes da nossa turma.
Daqui pra frente teremos muito a fazer.
Com certeza não trabalharemos sozinhas, contaremos com a colaboração
e participação de todos.
Além de assuntos referentes a turma e ao curso, nossa maior
tarefa será realizar o objetivo mais
glorioso da nossa caminhada: Nossa Formatura.
Valeu pessoal.
Abraços fortes, Kathia e Sueli

30.9.08

Música na sala de Aula

Mudança de comportamento ao conhecer a história da música

Ano passado, trabalhei com meus alunos de 3ª série, o livro de Simone Cit, é um apanhado de clássicos da Música Popular Brasileira.
Entre elas está a canção natalina: Anoiteceu, de Assis Valente. Antes de mostrar a música aos alunos, contei a história de vida do compositor.
Os alunos ficaram curiosos, pois o tal Assis, sofreu muito desde sua infância, e apesar de tudo, ele encontrou na música muita alegria, foi atrás do sonho de cantar.
Assis fez uma composição, onde ele colocava esperança de que o Papai Noel não se esqueceria dele, pois quando criança ele nunca apareceu. A música conta esta esperança.
Enquanto eu contava e mostrava a história, os alunos não reconheceram a música, ao colocar o CD, a identificação foi imediata.
Comentários como: -Eu conheço a música,nós cantamos no Natal.
Após a compreensão da letra, os alunos cantaram a música com um entusiasmo diferente, houve uma interpretação das palavras e do sentimento que Assis colocou nelas.
As crianças, perceberam e começaram a analisar algumas letras de músicas que ouviam, se deram conta de que não é só a melodia que conta mas também as palavras e o sentimento que é colocado nelas, muitas vezes falando de si mesmo e de sua história.




O Natal Do Valente Assis
View SlideShare presentation or Upload your own.

">

22.9.08

PRIMAVERA - 12:44 - 22/09/2008


"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

Che Guevara

14.9.08

MAPAS CONCEITUAIS

A cada Dia-Pead descubro novos recursos tecnológicos. Algum tempo atrás eu disse que na formatura teríamos que ganhar um diploma onde diz:
PEDAGOTICS - Pedagogia + Tecnologias.
A úlima descoberta foram os Mapas Conceituais, que estamos utilizando para fazer nosso Projeto de Aprendizagem. Muito interessante este recurso, coloca-se um conceito inicial que será ligado à palavras chaves.
Minha última leitura foi sobre Weber, "Os 3 tipos de Dominação Legítima".
Após a conclusão da minha atividade e para reforçar a leitura, fiz um mapa conceitual sobre o assunto.
Ficou bem sucinto e objetivo. Gostei muito de fazer.
É mais um recurso para levar até a sala de aula, onde posso colocar tópicos principais e os alunos completarem com conceitos relacionados.
Como aqui o mapa fica reduzido, então abri uma página no meu wiki e coloquei-o lá. É só entrar: Mapa Conceitual-Weber.

10.9.08

ELEIÇÕES

Guris e Gurias do Pead- Alvorada.
Apresento nossa dupla candidata a representante de turma:
Kathia Seib ( representante ) e Sueli ( vice ).
Em clima de ano eleitoral no país, entramos assim também no PEAD com a eleição para representante de turma. Com certeza um processo bem mais harmonioso, pois os interesses do grupo são unânimes e nenhuma das 2 candidatas almeja o Palácio da Alvorada né? heheheh
No trabalho de Gestão da Escola Fundamental, fizemos a comparação entre o que é gestão democrática e gestão patrimonialista. Uma democracia é a oportunidade das pessoas decidiram qual proposta aceitar.
Eu e a Sueli se eleitas formos, já estamos nos organizando, e não é só nós 2, há outras pessoas que também querem ajudar, que bom, pois temos muitas cabeças com excelentes idéias no grupo. Vamos procurar ficar muito atentas e nos empenhar para sanar as dificuldades e necessidades que envolvam o grupo, ou seja, dar continuidade ao trabalho das colegas Ivana e Tatiani.
Queremos também propor atividades para que o grupo permaneça mais unido.
Nessa correria de uma escola a outra, vai pro Pólo, prá casa, prepara aula, estuda, lê, posta, refaz atividade, skype, gmail, rooda, complementa atividade, filhos, casa, marido, UFA...ficamos em que lugar???
Somos alunos também além de tudo isso que fizemos.
Lembram do tempo de colégio? As reuniões de turma, os almoços, claro que os tempos são bem outros. Mas como é boa uma descontração, rir a toa, esquecer um pouco blog, wiki, webfólio, postagem.
Precisamos repor energias, e nada melhor do que encontro pessoal, olho no olho, abraço, conversa...TROCA DE ENERGIA.
Nossa formatura tá próxima e precisamos urgente da comissão para este evento, pois há muito o que fazer e não podemos deixar estas decisões para última hora.
A união é fundamental para este novo processo. Então pessoal é isso, conto com idéias, propostas, sugestões, etc.Vamos fazer uma Gestão Democrática.
Abraços, Kathia e Sueli.

5.9.08

A MÚSICA COMO INFLUÊNCIA NA VIDA

A musicalidade sempre teve uma grande influência na minha vida, meus pais não eram músicos, mas sempre ouvíamos muito som em casa. Muitas vezes estou com "uma música na cabeça", desde que levanto até a hora de ir deitar. Mas este assunto não se fica por aqui. Quantas vezes ouvimos uma música e nos identificamos com o que é cantado? Comigo acontece diversas vezes.
Há vezes que gosto da melodia da música, a letra até nem é das melhores, mas a melodia me passa uma mensagem agradável.
Por diversas vezes as músicas nos fazem lembrar sensações e nos trazem recordações. Qual é o casal que não tem a sua música? Ou quem não tem uma música que faça lembrar-se de algo do qual tenha emocionado?
Pois bem, é por todos estes motivos que considero que a música tem uma GRANDE influência na nossa vida e principalmente na minha, seja ela o estilo que for.

O estilo de música diz algo diferente a cada um que a ouve, o resto não importa.
Gostos são gostos, e como se diz, não se discutem!

19.8.08

ADULTO?? EU????

Adulto é aquele que já cresceu o máximo da sua formação óssea ou é aquele que atingiu a maioridade que consta na sua identidade?

O que é ser adulto? É ser velho?
E o que é ser velho? É ser adulto?
Se hoje Sheakespeare estivesse aqui diria: “ser ou não ser adulto”, eis a questão.

Lembro que quando tinha uns 8/9 anos, queria ter uma máquina do tempo só prá poder ser adulta o mais rápido possível.
Adorava brincar com as roupas, sapatos, bijuterias e maquiagem da minha mãe, assim me achava grande. Ficava imaginando saindo sozinha, trabalhando, minha casa do meu jeito, meu próprio salário, minha autonomia financeira (????). Poder tomar as próprias decisões sem autorização dos pais se podia ou não fazer tal coisa. Poder chegar depois da 1 da manhã, sozinha, sem o pai ir buscar na festa.
Anos atrás as pessoas ficavam adultas mais rapidamente, precisavam trabalhar cedo para poder ajudar, se manter ou até pensando em sair da casa dos pais e ter seu próprio canto, pois muitos não tinham a liberdade de expressão. Nenhuma destas alternativas foi o meu caso.

O que um adulto deve fazer? Basicamente assumir maiores responsabilidades com relação a conseqüência de seus atos, sejam sociais ou morais.
Hoje, uma pessoa conquistar uma independência financeira, está longe da facilidade que era ha anos atrás. Muitos adultos ainda moram com os familiares devido à comodidade e redução das despesas, que se tornam altas para ambos. É que este seria mais um ponto de maturidade, juntamente com a independência da influência dos pais em suas decisões.
Vejo que cada vez mais, os jovens saem de casa mais tarde. Isso quer dizer que ainda não são adultos? Acho que não, pois a maturidade não está na sua condição de morar ou não longe dos pais e sim em suas atitudes, responsabilidades e contribuição para a sociedade da qual faz parte.
O comportamento maduro depende de referências, e elas são encontradas nas tradições, nas famílias, nas leis, nos hábitos, na cultura de cada meio. Ser adulto é se comportar de acordo com os valores, princípios, normas, leis, pois se fizermos algo fora do tolerável, o adjetivo muda, ao invés de adulto, podemos ser chamados de loucos, infantis, adolescentes, inconseqüentes, etc. Ser adulto por incrível que pareça é não desobedecer, principalmente, a si mesmo.

Cresci, amadureci, casei, tenho minha casa, filho, independência financeira, não autonomia ainda, mas quem sabe um futuro bem próximo!!! Mas não sinto que a criança dentro de mim tenha sumido. Adoro brinc
ar, seja com meu filho, meus alunos, afilhados, sobrinho ou até com amigos. Adoro algumas brincadeiras do meu tempo de criança e algumas de agora também. Me pego pulando em cama elástica nos aniversários de amigos, virando no giroscópio do Museu da Puc. Cresci, amadureci, mas tenho muitos sonhos, e eles é que fazem a gente nunca ficar de cara amarrada pensando que nada mais tem volta ou que não temos mais tempo para algumas coisas.
Devemos é curtir a vida como se ainda fossemos crianças e adolescentes, mas não esquecendo das nossas responsabilidades e contribuição para uma sociedade mais humana e feliz. O bom de agora é que posso fazer coisas de criança sendo adulta, antes não podia fazer coisas de adulto porque era criança.

12.8.08

QUANTO TEMPO???

O descanso acabou, retornei as atividades do Pead com muito gás. Para iniciar tivemos que elaborar uma tabela de tempo com algumas atividades semanais rotineiras, assim podemos analisar como administramos os
compromissos firmados.
Achei muito fácil completar as atividades semanais na tabelinha, afinal meu tempo é bem distribuido, bom isso foi o que pensei. Na verdade levei um susto quando me deparei com a mesma já pronta. Apesar de procurar sempre fazer coisas que me deixem relaxada e descansada, vi que este tempo ainda é muito pequeno diante das tarefas que acumulo.
Parei para rever meus conceitos quanto minha qualidade de vida. Preciso me dar mais Tempo. O melhor disso tudo, é que gosto de tudo que faço.
Algumas vezes tenho a impressão que o TEMPO escorre pelas minhas mãos, quanto mais faço, menos ele colabora, mais curto fica.
Corro mais...chego perto e...ele escapa.
Mas como sou teimosa...que bom, pois vou persistir e continuar indo atrás, sei que essa investida vale a pena.

11.8.08

Dança do Tempo
Nenhum de Nós (Composição: Thedy Corrêa)
Olhe sempre pros dois lados,

Antes de julgar, de se manifestar,
Ou pra cruzar a rua
Pense, antes de escolher alguém pra namorar,
Alguém para ficar,
Quem sabe a vida inteira
Por favor entenda se eu pedir pra você não voltar tão tarde
Isso aconteceu quando no seu lugar quem estava era eu
Isso não vai mudar até alguém encontrar outro jeito de amar
Veja, quem são os seus amigos, com quem tu vai andar,
Se dá pra confiar em todos os sentidos
Ame, quem você quiser, não vá se machucar
E não esqueça de avisar
Tudo isso aos seus filhos
Por favor entenda se eu disser
Pra você que ainda é cedo
Isso aconteceu quando no seu lugar quem estava era eu
Isso não vai mudar até alguém encontrar outro jeito de amar
Por isso olhe, pense, veja, ame
Olhe, pense, veja, ame

19.7.08

Portfólio de Aprendizagem

Este semestre foi baseado no Tempo e Espaço.
O Tempo é aquele que muitas vezes nos deixa atônitos com tantos compromissos e prazos para entregar e cumprir.
O Espaço...é nosso limite.
Muitas vezes nos propomos a várias responsabilidades e também ficamos enlouquecidos com tantas coisa que queremos fazer.
Somos capazes de criar, executar e cumprir, mas devemos conhecer nossos limites.
Dia 9/07 foi o fechamento de mais um semestre do Pead. Fiz a apresentação do trabalhoa final. Foi bem legal.
Nem acredito, já estou passando da metade do curso. Faltam só 4 semestres.


PortfóLio De Aprendizagens






30.6.08

A disputa entre o Um e o Zero

"Eu valho muito pouco, sou sincero, dizia o Um ao Zero. No entanto, quanto vales tu ? Na prática és tão vazio e inconcluente quanto na matemática. Ao passo que eu, se me coloco à frente de cinco zeros bem iguais a ti, sabes acaso quanto fico ?
Cem mil, meu caro, nem um tico a menos nem um tico a mais. Questão de números. Aliás é aquilo que sucede com todo ditador que cresce em importância e valor quanto mais são os zeros a segui-lo "
(Trilussa, poeta italiano. Viveu no tempo de Mussolini)

24.6.08

Estudos Sociais:O que é isso?

“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”.( Marxwell Maltz)
Ensinar História para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser esta a disciplina que encontra maior resistência entre os alunos do ensino fundamental. As questões mais freqüentes são: porque devo estudar o que já passou? para que guardar todas estas datas? o que tem a ver com minha vida estes fatos?Antes de chegar à escola, a criança, em interação com o ambiente e com os outros, constrói conceitos do mundo que a cerca, em resposta a sua curiosidade. Desta forma, ao chegar à escola, nada melhor para o aluno, que dar continuidade a essa busca, que tem os Estudos Sociais como ponto de partida.Ao focar a educação como instrumentos de formação da cidadania, através do trabalho desenvolvido na escola, devem ter a clareza de que ela sozinha não dá conta da tarefa de formar o cidadão, uma vez que a formação da cidadania vai além de seus muros. Ela é forjada no dia-a-dia das relações dos indivíduos e no conjunto das organizações da sociedade, a exemplo dos movimentos sociais que têm apresentado contribuições relevantes nesse processo. Nesse entendimento, a formação desses sujeitos deve possibilitar, além da apropriação dos conhecimentos básicos, dentro de um contexto histórico e político dos direitos humanos e da cidadania, a mudança de valores, atitudes e posturas. Essa formação compreende a apreensão de uma nova cultura em que o educador se perceba, bem como perceba o aluno e os demais integrantes do trabalho escolar, como sujeitos de direitos e deveres, e veja a escola como espaço de exercício permanente de construção coletiva da cidadania.Estudos Sociais devem ser entendidos como um processo em que todos os homens estão engajados como seres sociais. É fundamental que se estabeleça a relação do passado e presente, isto é, que os fatos não se restrinjam apenas ao passado, mas sim que este seja entendido como chave para a compreensão do presente, assim entendendo o passado. Duas funções se evidenciam como básicas nos Estudos Sociais: capacitar o indivíduo a entender a sociedade do passado e a aumentar o seu domínio da sociedade do presente.

22.6.08

Web Site

Finalmente consegui colocar as páginas da web site que fiz, no meu Plano de Estudos. Após muitas idas e vindas. Quer ver? É só acessar aqui, entrar e espiar. Mais uma conquista tecnológica.

19.6.08

"Nada acontece até que algo se mova"

São palavras da maior mente científica do
século XX, *Albert Einstein*.
A teoria da relatividade pode até ser o feito mais importante de Einstein para a ciência, mas estas simples sete palavras – “Nada acontece até que algo se mova” – são, para mim, sua contribuição mais importante.
Uma idéia, por si só, não possui valor intrínseco. Ela precisa ser acompanhada de ação. É a ação que corta o cordão umbilical e retira a idéia do útero. A ação transforma a idéia em uma experiência. A ação cria realidade.

Foi o que fiz esta semana.
Como educadora, tenho a preocupação de levar ao meu aluno, estruturas para que a aprendizagem ocorra. Mas e como aluna?? Tive que elaborar um Plano Individual de Estudos, onde deveria fazer reflexões sobre o que EU gostaria ou teria necessidade de aprender, aprofundar e melhorar na minha formação acadêmica. Meu projeto foi explorar o Sistema Operacional Linux, parece simples, mas minha trajetória na informática é recente e quero expandir o máximo que puder, assim terei recursos diferenciados que só irão contribuir na minha caminhada acadêmica e profissional. Mas acontece que travou, não conseguia sair do lugar, o projeto não andava. Esta semana me rebelei, estou fazendo um curso da Intel Educar, onde conheci recursos fantásticos. Já estou movendo meus obstáculos, pensei, não consigo agilizar um projeto, o que fazer? Não posso ficar parada, fui atrás de outro e me sinto confiante na minha nova escolha.
Salvo algumas exceções, o melhor dia para agir é hoje.
Muita gente tem idéias, mas poucos decidem fazer algo a respeito. Não amanhã. Nem semana que vem. Mas hoje. O verdadeiro empreendedor é um executor, não um sonhador.

17.6.08

GRUPOS SOCIAIS

Uma tendência natural do ser humano é a de procurar uma identificação em alguém ou em alguma coisa, quando se identifica com outros e passa a estabelecer um vínculo social com eles, ocorre uma associação humana. Com o estabelecimento destas associações, o ser humano passa a estabelecer verdadeiros grupos sociais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos mais íntimos. Ex: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Já os secundários são aqueles em que não possuem tanto grau de proximidade. Ex: igrejas, partidos políticos, etc. Outro tipo de grupos sociais são os intermediários, que apresentam as duas formas de contato: primário e secundário. Ex: escola. Este é o grupo em que as crianças começam a ampliar seus relacionamentos, e esta integração é parte fundamental para a formação da sua socialização com o mundo que a cerca.

15.6.08

????????

PESOSAL,QEURO ARGAEDECR PLEA VITSIA. ETSOU MIUTO FLEIZ COM A PAIRITCAPÃÇO DE TDOOS.OBIRAGDA PEOLS COENMTRÁOIS CAIRHNSOOS.BIJEINOHS,
ATHKIA

♥♥♥
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
♥♥♥
Outra curiosidade... Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito:
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO U453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
♥♥♥
O nosso cérebro é show !!!

CARTA A TERRA

Carta ao inquilino
Senhor morador,
Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos há muitos anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
1 - Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
2 - Antes eu fornecia água em abundância; hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.
3 - Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos!
4 - Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O Sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!
5 - Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam...
6 - Não vi muitos peixes que moram nos rios e lagos. Você pescou todos? Onde estão?
7 - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul!
8 - Por falar em lixo, que sujeira!!! Encontrei objetos estranhos pelo caminho... isopor, pneus, plásticos...
Bom... é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.Você pode mudar?

Aguardo respostas e atitudes...
Sua casa,
A TERRA.


Ao ler esse texto (não tenho a autoria), fiz algumas "correções", mas é isso mesmo...
Se a Terra nos cobrasse pela destruição que temos feito no ambiente, a carta seria mais ou menos assim...
Eu não costumo trabalhar com todos os "dias" ou datas comemorativas, embora tenha um mural na sala para informar das mesmas.
Falar da Terra, das suas maravilhas, e do que as pessoas fazem em seu cotidiano, deveria levar à mudança de atitudes. Há anos e anos falamos nisso, a quantidade de lixo produzido não diminui, a poluição está cada vez maior, por mais que se fale, que apareça na televisão e nos jornais...
Por quê?
Porque não nos sentimos PARTE da natureza,
nos sentimos superiores aos outros seres vivos que partilham conosco desta mesma morada, a Terra.
Mesmo tirando da Terra todo nosso sustento (alimento), a água que bebemos e o ar que respiramos, falta muito para desenvolver uma consciência planetária, ou seja, perceber que ESTE é o único planeta que temos para viver no Sistema Solar.
O que trabalhar no dia do meio ambiente?
Uma música, um texto, uma vivência...
O que trabalhar todos os dias?
O amor à natureza e aos elementos da Terra:
ÁGUA, AR e SOLO.
Só quem ama, respeita.
Só quem ama, preserva.
Só quem ama, se vê como parte de um todo.
Meu corpo toma tantos nutrientes "emprestados" de outros corpos que me servem de alimento... Usa a água e o ar para se manter vivo... Mas um dia, como num ciclo sem fim, ele devolverá à Terra todo material que o compôs...
E a vida continuará, os materiais farão parte de outros seres vivos, este é o maravilhoso milagre da VIDA que este planeta proporciona a todos os seres que nele habitam...
Há milhares de anos.

14.6.08

CADA COISA TEM SEU NOME

GENTE TEM SOBRENOME
(Toquinho)

Todas as coisas têm nome:
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim
Flores não tem sobrenome
Mas a gente sim.
O Chico é Buarque
Caetano é Veloso
O Ary foi Barroso também
Entre os que são Jorge
Tem o Jorge Amado
E outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido
Dedé, Zacarias,Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim.
Renato é Aragão
O que faz confusão
Carlitos é o Charlie Chaplin
E tem o Vinicius
Que era de Moraes
E Tom brasileiro é Jobim
Quem tem apelido
Zico, Maguila,Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome também!
Trabalhando esta música com os aluno, eles observam a indivudualidade que cada nome dá às pessoas ou coisas. O interessante é que essa música está "envelhecendo", pois vários dos personagens citados já faleceram... Então a alternativa são as fotografias. E dá certo! As crianças identificam alguns, conhecem outros, pesquisam sobre suas obras, e mesmo o desenho do He Man não é de todo desconhecido.

8.6.08

Curiosidade


Curiosidade é muito instigante, tanto para crianças quanto para adultos, afinal nós somos movidos a questões que quase nunca tem respostas corretas ou coerentes, nunca estamos satisfeitos com o que sabemos, e isto é que nos faz ir atrás de novidades e chegar a descobertas fantásticas, tanto pessoalmente quanto para o Mundo.
Imagina se Einstein não fosse classificado como louco? Se Newton não visse que a maçã cai no chão e não flutua? Bom, não teríamos a Lei da Relatividade e nem a Lei da Gravidade, e não entenderíamos porque os planetas não caem.
Estes e tantos outros se tornaram célebres por terem curiosidades, e talvez "infernizaram" as pessoas ao seu redor com as clássicas perguntas: - Por quê?????
Antes de iniciar o trabalho sobre Perguntas, pensei que estaria ajudando meu aluno com suas dúvidas, respondendo tudo a eles, mas após leitura dos textos sugeridos, percebi que nem todos os questionamentos devem ser entregues de mão beijada, ou seja, nem tudo deve ser respondido e sim lançado desafios para eles irem também atrás de respostas e assim surgirem outros questionamentos. Claro que algumas vezes podemos sim responder, saciando a curiosidade, mas fazê-los pensar e na maioria das vezes chegarem a conclusões é bem mais interessante, pois leva a criança ou até mesmo o adulto a querer sempre buscar mais e mais. Hoje, lanço diversos desafios com suas dúvidas, lançando também outras, com isso eles voltam no dia seguinte com as respostas e muitas vezes com novidades.
Hoje com a Internet acessível a muitos, podemos muito rapidamente buscar respostas, levando a criança solucionar sua dúvida, também proporciona criar, pois ela tem acesso a informações antes muito distantes e desatualizadas. Mas também não podemos deixar a curiosidade ser saciada somente com este recurso.
Lendo o texto Fazer Perguntas, lembrei de uma piadinha muito inocente:
A menina de 7 anos, chega da escola e pergunta para a mãe:
- Mãe, de onde eu vim?
A mãe fica pensativa, larga o almoço que estava fazendo, senta com a filha no sofá, pois ela sabia que este dia chegaria, pensa, respira fundo e desata o rol de informações sobre o namoroo, casamento, relação sexual, nascimento, etc.
A menina ouve tudo com muita atenção. Quando a mãe termina ela olha e pergunta:
- Tá mãe, mas de onde eu vim? É que minha coleguinha nova veio do Japão.
Com isto devemos ter em mente que as respostas devem ser sobre a dúvida em questão e nunca extrapolar, pois a curiosidade é do outro, caso houver abertura, seguimos adiante.

5.6.08

MEU ANIVERSÁRIO

BRUXINHA TONTINHA
Era uma vez uma bruxinha diferente das outras.
Seu nome era Kathia.
As outras bruxas diziam que ela era tontinha.
Tontinha por se chamar Kathia? Isso lá é nome de bruxa?
Mas a bruxinha nem ligava. Continuava a agir de modo diferente.
Até a sua vassoura era lilás, para combinar com as roupas.
E isto não era tudo. Tinha muito mais coisas.
Ela detestava cozinhar.
Achava aqueles caldeirões cheios de coisas esquisitas uma tremenda chatice.
Gostava mesmo era de chocolate. Daqueles cheio de frutinhas por dentro.
E, por causa disto, adorava uma festa que tivesse bombons e brigadeiros.
Como ela não se parecia com uma bruxa, estava sempre no meio das crianças
e volta e meia era convidada para uma festa de aniversário.
Aí é que ela aproveitava e comia chocolate até dizer chega!
E no outro dia tinha que fazer regime para emagrecer tudo o que engordara.
Era sempre assim...
Um dia de festa e uma semana de regime.
-Oh vida!Dizia a Kathia.
Esta sou eu, meio atrasadinha, mas estou muito feliz...
é que meu aniversário foi no dia 03/06,
mas...já que sou meio tontinha mesmo, ninguém vai ligar né???

Enrolada

Não sou de fugir de peleia. Quando me comprometo, vou até o final, nem que para isso eu tenha que ter alguns sacrifícios, até porque é com eles que aprendemos a nos defender e encontrar as saídas. Mas as vezes me sinto tão emaranhada com minhas tarefas que não sei onde está o início ou o final do fio. Mas como eu disse lá no comecinho, encaro a peleia e ela que me aguente, pois enquanto não atingir o objetivo, não sossego. Vamos Garfield...desenrola Tchê.