
Muitas vezes fico me perguntando, o que realmente vale a pena?
Claro que há muitas coisas que valem, mas me refiro a minha profissão, "professora".
A cada dia que passa, principalmente quando se aproxima o final de ano faço esta reflexão, o que valeu a pena durante este período que se encerra?
Final de semestre no PEAD, quais as provocações que fiz aos meus alunos enquanto educadora com as propostas que estamos vivenciando?
Trabalhar com projetos? Já fazia antes, mas de maneira em que as propostas se estendiam na sua execução, sempre bifurcando em diversas direções, e muitas vezes...só isso, sem continuidade, perdia o fio da meada pelo caminho.
Quando nos foi lançado o desafio dos Projetos de Aprendizagem no PEAD, trabalhamos em grupos e os trabalhos ficaram ótimos, tanto que nos apresentamos no 5º Salão de Educação à Distância na Ufrgs, em mais deste ano. Vários trabalhos foram expostos, por mais que os acadêmicos tenham ficado nervosos, valeu, pois na maioria das vezes, os outros confiam mais no nosso talento do que nós mesmos, sempre achamos que não fomos tão bem assim e que teríamos mais a acrescentar.
Neste semestre nos foi apresentado as Arquiteturas Pedagógicas. Ao ler o texto das professoras Rosane Aragón, Marie Jane e Crediné, percebi qual a real proposta de um trabalho colaborativo.
Além das Arquiteturas serem integradas com todas as interdisciplinas, trabalho que já é feito durante todo o curso do PEAD, este provoca a curiosidade entre os alunos e com isso eles vão em busca da construção do seu próprio conhecimento, valorizando principalmente os conhecimentos prévios e sua vivência. Esta proposta derruba por terra aquela prática antiga, de que o professor é o detentor do saber e que o aluno deve receber tudo pronto.
Vejo nesta proposta uma diferença entre uma educação qualitativa de uma educação quantitativa, neste em que a preocupação é a de vencer conteúdos sem a preocupação com o que o aluno está aprendendo.
E o que isso tem a ver com o início de minha postagem?
Estou em um curso a distância, com atividades inovadoras, recursos diversos, professores qualificados, principalmente as responsáveis pela interdisciplina Seminário Integrador, Bea e Íris, que além de nos puxarem as orelhas nos orientam para que nossas Arquiteturas sejam construções sólidas.
Então, o que realmente vale?
São as inovações que estamos processando e aplicando em nossas salas de aula.
Um comentário:
Olá Kathia!
Estamos chegando ao final de mais um semestre, de mais um ano e este é um momento de avaliar o que produzimos e o que ainda precisa ser feito. Acredito que todo o teu esforço, tua dedicação ao PEAD, tuas reflexões e teus constantes questionamentos tem valido muito a pena!
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário