Na interdisicplina de Linguagem e Educação, precisamos fazer um planejamento (o meu foi sobre o Sistema Urinário, com a 4ª série) de um dia de aula. No link traz todo o roteiro da atividade e o objetivo dela para o aluno entender o processo deste sistema.
Com base no texto: "Não há como alfabetizar sem método?", Iole Maria Faviero Trindade, em que a autora defende a ideia de que a alfabetização necessita de um método.
Concordo com a opinião dela, pois não podemos simplesmente chegar em sala de aula sem uma base teórica e querer aplicar atividades sem sentido com os alunos, principalmente os de fase de alfabetização.
Existem diversos métodos, resta o professor avaliar e ver qual se adapta melhor a sua maneira de trabalhar, levando em conta a clientela que será atendida e os recursos que dispõe, apesar de que a criatividade na hora de desenvolver as aulas é fundamental.
Conforme a autora:"...não há como alfabetizar e letrar (não importa a ordem!), na escola, sem o uso de múltiplos métodos que contemplem os processos de ensino e de aprendizagem, isto é, de aquisição (codificação e decodificação) e usos da língua escrita".
Nenhum comentário:
Postar um comentário