
Nossa última atividade de Psico II, é referente a alguma mudança ocorrida devido a uma aprendizagem significativa para nós.
Nos últimos 2 anos, a maior mudança que tive foi com relação a aprendizagem dos diversos recursos do PC e da internet, fundamentais para o desenvolvimento da minha caminhada pelo PEAD, chamo isso de Alfabetização Digital.
Desde nosso nascimento passamos pelo processo constante de aprendizagem, primeiro vêm os reflexos inatos que abrem o caminho para que ocorra uma percepção das fronteiras entre o corpo e o mundo.
Os estímulos externos juntamente com as habilidades que iremos desenvolver, são requisitos para que ocorra uma aprendizagem. Comer, andar, seguir regras, falar, ler, escrever, contar, calcular, resolver problemas, há tantas descobertas e aprendizados necessários para nossa inserção na sociedade.
Até o ingresso no Pead, eu utilizava as ferramentas tecnológicas do meu computador com o único propósito de lazer como: ler e enviar e-mail, pesquisar vídeos e materiais diferentes para minhas aulas, redigir provas ou textos, coletar imagens e desenhos, ler jornais on line. Não estava sendo uma utilização adequada para um equipamento pequeno e ao mesmo tempo tão extenso e repleto de recursos, seja pela internet ou fora dela.
Com o ingresso em um curso superior à distância, onde a proposta é puramente on line, tive que me aprimorar e aprender a usar todas as potencialidades do meu computador e da internet.
Aliei a esta aprendizagem as habilidades e o conhecimento que eu já possuía, mas que era considerado muito restrito ao que eu realmente precisaria para realização das atividades e conseqüentemente não suficiente para meu desenvolvimento dentro da proposta do curso.
Com o avanço do curso, precisei reorganizar meu tempo e o uso do computador passou a ser diário. Precisei sugar e explorar todos os recursos do meu PC e da internet. Inicialmente foi um aprendizado individual e quando esbarrava em algo desconhecido, pedia socorro a professores, tutores, até meu filho fez parte deste processo, me socorrendo a qualquer momento. Mesmo com auxílio, eu preciso fazer descoberta sozinha, é errando e desvendando que consigo chegar ao processo de aprendizagem.
Conforme a proposta do curso foi necessária a criação de espaços virtuais para postar atividades e interagir com o grupo: blog, wikis diversos, rooda, webfólio, ainda assim eu precisava inovar nas apresentações, lendo e criando novos materiais.
Mas não foi só concluindo atividades individuais referentes ao curso que tive a mudança de comportamento com a utilização do computador, mas com a troca e a experiência que isto me proporcionou.
Em constante contato com colegas e professores, através de e-mails, fóruns, comentários em wiki, Projetos de Aprendizagem e Temáticos, onde as idéias de grupo prevalecem, percebi a importância de se trabalhar em grupo utilizando os recursos que a rede da web nos proporciona: skype, e-mail, MSN, fórum.
Levei estas aprendizagens para minha sala de aula, enriquecendo o aprender e estimulando as descobertas do meu aluno, incentivada pela elaboração dos Projetos que realizamos os de Aprendizagem e os Temáticos.
A cada dia, analiso estas minhas aprendizagens acadêmicas, onde minhas reflexões acerca destas descobertas vão proporcionar mudança no meu pessoal e profissional, onde poderei aplicar as experiências que eu tinha com as que obtidas.
Olhar em frente e não ficar estagnada já é a principal mudança, importante no processo de aprendizagem.
Os estímulos externos juntamente com as habilidades que iremos desenvolver, são requisitos para que ocorra uma aprendizagem. Comer, andar, seguir regras, falar, ler, escrever, contar, calcular, resolver problemas, há tantas descobertas e aprendizados necessários para nossa inserção na sociedade.
Até o ingresso no Pead, eu utilizava as ferramentas tecnológicas do meu computador com o único propósito de lazer como: ler e enviar e-mail, pesquisar vídeos e materiais diferentes para minhas aulas, redigir provas ou textos, coletar imagens e desenhos, ler jornais on line. Não estava sendo uma utilização adequada para um equipamento pequeno e ao mesmo tempo tão extenso e repleto de recursos, seja pela internet ou fora dela.
Com o ingresso em um curso superior à distância, onde a proposta é puramente on line, tive que me aprimorar e aprender a usar todas as potencialidades do meu computador e da internet.
Aliei a esta aprendizagem as habilidades e o conhecimento que eu já possuía, mas que era considerado muito restrito ao que eu realmente precisaria para realização das atividades e conseqüentemente não suficiente para meu desenvolvimento dentro da proposta do curso.
Com o avanço do curso, precisei reorganizar meu tempo e o uso do computador passou a ser diário. Precisei sugar e explorar todos os recursos do meu PC e da internet. Inicialmente foi um aprendizado individual e quando esbarrava em algo desconhecido, pedia socorro a professores, tutores, até meu filho fez parte deste processo, me socorrendo a qualquer momento. Mesmo com auxílio, eu preciso fazer descoberta sozinha, é errando e desvendando que consigo chegar ao processo de aprendizagem.
Conforme a proposta do curso foi necessária a criação de espaços virtuais para postar atividades e interagir com o grupo: blog, wikis diversos, rooda, webfólio, ainda assim eu precisava inovar nas apresentações, lendo e criando novos materiais.
Mas não foi só concluindo atividades individuais referentes ao curso que tive a mudança de comportamento com a utilização do computador, mas com a troca e a experiência que isto me proporcionou.
Em constante contato com colegas e professores, através de e-mails, fóruns, comentários em wiki, Projetos de Aprendizagem e Temáticos, onde as idéias de grupo prevalecem, percebi a importância de se trabalhar em grupo utilizando os recursos que a rede da web nos proporciona: skype, e-mail, MSN, fórum.
Levei estas aprendizagens para minha sala de aula, enriquecendo o aprender e estimulando as descobertas do meu aluno, incentivada pela elaboração dos Projetos que realizamos os de Aprendizagem e os Temáticos.
A cada dia, analiso estas minhas aprendizagens acadêmicas, onde minhas reflexões acerca destas descobertas vão proporcionar mudança no meu pessoal e profissional, onde poderei aplicar as experiências que eu tinha com as que obtidas.
Olhar em frente e não ficar estagnada já é a principal mudança, importante no processo de aprendizagem.
Devemos sempre aprender a aprender.
Um comentário:
Kathia querida, além da alfabetização tecnológica estás fazendo um pós pedagógico no uso inovador delas!! Isso só traz mais qualidade para o aprender ds teusalunos e para o teu próprio como professor a e pessoa inserida no mundo atual.
Um abração
Bea
Postar um comentário