29.3.09

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos

Neste texto, o autor Fernando Becker diferencia três diferentes formas, chamados de modelos pedagógicos, de representar a relação ensino/aprendizagem escolar. Cada modelo é sustentado por uma determinada epistemologia.
O primeiro modelo proposto é o da Pedagogia Diretiva: o professor é o representante do meio social, detentor do saber. O conhecimento é transmitido ao aluno; este é uma folha em branco; é no meio social que ele obtém o conhecimento. “Não há nada no nosso intelecto que não tenha entrado lá através dos nossos sentidos”.
A epistemologia associada é o
empirismo, que defende que o homem nasce com a capacidade mental reduzida, e a construção do conhecimento se dá com o resultado das experiências concretas com o mundo exterior, através da percepção e assimilação. Este é um modelo que para muitos ainda é usado, pois alguns professores justificam que aprenderam assim e só sabem transmitir assim.
O outro modelo proposto é a Pedagogia Não-diretiva: o aluno determina a ação do professor, este não interfere, para ele o aluno já trás o saber que precisa, sua ação será só a de facilitar o aprendizado.

A epistemologia é reproduzida pelo apriorismo, ou seja, o resultado depende do que vem antes. Acredita que o aluno aprende conforme sua herança genética, ele já nasce com uma estrutura cognitivo-biológica formada, isto vai determinar a construção do seu conhecimento e o que aprenderá. Pessoa que nasce em um meio mais benéfico, aprende mais, quem não tem esta oportunidade fica estagnado, pois não consegue construir mais do que aprendeu antes. Aí se criam os rótulos muitas vezes dado pelos pais: não aprende mesmo, eu era assim.
E por fim o modelo Pedagógico Relacional e sua epistemologia, o
construtivismo. Neste modelo o aluno não é passivo, não é pré-formado geneticamente, ele interage integralmente com o meio, valorizando sua bagagem de conhecimento processada desde o nascimento, para assim construir um novo. O professor neste modelo participa ativamente do processo ensino-aprendizado, havendo com isso uma troca fundamental:
professor ensina-aprende, aluno aprende-ensina.
Imagina o mundo todo pensando igual, sem ídéias próprias, cada um que chega, passa e ensina, ou melhor, transmite o que sabe, sem questionamentos, sem dúvidas, sem reflexões.
Seria muito chato e muito igual.
As diferenças são fundamentais para a construção de novos conhecimentos.

Um comentário:

Beatriz disse...

Em qual modelo te encaixas? Já sentes que passastes de um para outro?
Um abração
Bea