GRUPOS SOCIAIS
Uma tendência natural do ser humano é a de procurar uma identificação em alguém ou em alguma coisa, quando se identifica com outros e passa a estabelecer um vínculo social com eles, ocorre uma associação humana. Com o estabelecimento destas associações, o ser humano passa a estabelecer verdadeiros grupos sociais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos mais íntimos. Ex: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Já os secundários são aqueles em que não possuem tanto grau de proximidade. Ex: igrejas, partidos políticos, etc. Outro tipo de grupos sociais são os intermediários, que apresentam as duas formas de contato: primário e secundário. Ex: escola. Este é o grupo em que as crianças começam a ampliar seus relacionamentos, e esta integração é parte fundamental para a formação da sua socialização com o mundo que a cerca.
Um comentário:
olá colega, interessante tua colocação a respeito dos grupos sociais. Em meu projeto de atividades iniciei por este fio e a meada foi surpreendente. Temos trabalhado em Estudos Sociais conteúdos bem tradicionais e como pinceladas por que faz parte do currículo, por isso serem tão desinteressantes e as crianças muitas vezes tirarem notas baixas nas avaliações. Temos de ir bem mais longe, compreender que fizemos parte da história estudada, dos lugares, dos acontecimentos e mais ainda, que podemos e fizemos a história dia a dia. Que podemos fazer acontecer e modificarmos o que não está bom. Estudos sociais na sala de aula para ser ação e vida fora desta. Alunos estudando o porquê dos acontecimentos históricos com certeza lembrarão as datas em que ocorreram. Alunos fazendo a história compreendem o porquê da falta de emprego, das más políticas públicas. Eles sabem quando e por que o fornecimento da luz e água em suas casas é cortado. E nós achando em sala de aula que eles não entendem de política. Que são novos e imaturos para entender a localização da Europa no mapa mundi quando se deparam diariamente com problemas decorrente do racismo.
Lidamos com questões bem difíceis num simples tema de pesquisa com os pais sobre dados da infância. Algumas perguntas vêm sem respostas por que os pais estão separados e um dos cônjuges não querem nem falar no “sujeito”. Como saber dados dos primeiros meses de vida quando a criança hoje vive com o pai por que foi tirada a guarda da mãe quando sofreu abuso sexual do tio, avô ou namorado da mãe? O pai não sabe e não vai ir atrás das informações para que esta criança conheça e reconheça sua história. Ficam lacunas e lacunas importantes. O que se sabe nem sempre é o que se quer lembrar.
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