11.12.10

ACABOUUUUUUU!!!!!!!!!!

Nem acredito...ACABOUUUUUU!!!!!!!
A apresentação do TCC no dia 10/12, ontem, foi a última etapa do PEAD. 
O profº Paulo Albuquerque, a profº Rosane Aragon e a Tutora Rosaura, acompanharam este processo, nos dando força, estímulo e muito carinho. 
Mas hoje fiquei pensando nesta etapa...a final. Será que é mesmo final ou começo de uma nova perspectiva para com a educação? Acredito que sim.
Há 4 anos atrás me julgava uma professora inovadora, diferenciada, com aulas motivadoras, sim, minhas aulas nunca foram tradicionais. Mas ao ingressar no PEAD, vivenciei novas ideias, concepções teóricas inovadoras e trocas de experiências com os colegas, acrescentando novidades na minha prática docente, dai eu percebi que podia mais e mais. 
Penso que neste meio tempo  de 4 anos muita coisa eu poderia ter lido, aprendido, trocado...com certeza sei que teria feito, pois eu nunca fiquei sem me atualizar, mas o PEAD me mostrou que mesmo que eu não pare, eu tenho condições de arriscar mais e aplicar o novo.
Como assim arriscar? Muitas vezes tive medo, falo tive, porque o novo é arriscado, a ideia que eu tinha era de que precisava dominar para passar adiante, e esta ideia eu mudei durante minha trajetória acadêmica. 
Aprendi que não preciso dominar, eu preciso é inovar, confiar, compartilhar e integrar.
Inovar antes pra mim era uma aula com diversos recursos, tudo bem, continua, mas agora as tecnologias, recursos e ferramentas digitais são presenças constantes nos meus planejamentos. 
Confiar na capacidade dos meus alunos, levar em conta as suas vivências pessoais e criativas, que são muitas e diversas.
Compartilhar meu aprendizado, seja com os alunos ou com colegas.
Integrar, esta palavra é muito maior do que parece. Com ele se pode inserir, incorporar, incluir, tornar inteiro, completo...nossa, são muitos sinônimos. 
No contexto educacional o integrar é se aliar, ser cúmplice na construção da nova educação, é aprender, é ensinar, é tornar-se parte integrante junto com o aluno deste processo.
Durante a elaboração do TCC, foi uma oportunidade para rever todos os aprendizados que compartilhei com o PEAD. Ao iniciar minha produção, tive um assunto para desenvolver e sei que fiz de maneira muito clara e objetiva. A inclusão das ferramentas tecnológicas nas minha aulas, o que deu certo, o que ainda está em construção e o que seguirá daqui pra frente, foram esmiuçados no trabalho. 
Mas como nada que envolva pessoas e principalmente no âmbito educacional, é estático, e tudo pode ser flexível, ao final do trabalho tive a oportunidade de acrescentar uma unica palavra que fez a diferença no meu fazer docente. 
E que palavra é essa? 
Bom, meu trabalho enfocava o aprender do meu aluno, sua integração com colegas, família e escola nas suas atividades, as descobertas e a inclusão das Tics, mas tudo isso na verdade aliado com o aprender, meu e do meu aluno, ele como descobridor de seu conhecimento e eu como  facilitadora deste processo. E o que descobri depois da produção pronta? Que o ensinar também sempre esteve inserido neste processo e que eu já estou pronta para arriscar muito mais, pois tive uma excelente formação acadêmica que me proporcionou alçar voos maiores e mais altos. 
Só tenho a agradecer a oportunidade de me sentir inserida neste novo, nesta etapa, neste recomeço de uma educação inovadora.
Obrigada PEAD. 

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Bela reflexão Kathia! Bem, essa é uma trajetória iniciada que realmente não termina, apenas uma nova fase se inicia, e assim vai. Creio, como bem falas, que o pead mostrou e ofereceu a oportunidade para vocês ousarem, irem além do rotineiro, e inovarem. E isso já está construido, não se perde nunca! Parabéns por tudo querida! Foi sempre muito produtivo e prazeiroso te ler por aqui! Bjs, Maura - tutora do SI