11.12.10

ACABOUUUUUUU!!!!!!!!!!

Nem acredito...ACABOUUUUUU!!!!!!!
A apresentação do TCC no dia 10/12, ontem, foi a última etapa do PEAD. 
O profº Paulo Albuquerque, a profº Rosane Aragon e a Tutora Rosaura, acompanharam este processo, nos dando força, estímulo e muito carinho. 
Mas hoje fiquei pensando nesta etapa...a final. Será que é mesmo final ou começo de uma nova perspectiva para com a educação? Acredito que sim.
Há 4 anos atrás me julgava uma professora inovadora, diferenciada, com aulas motivadoras, sim, minhas aulas nunca foram tradicionais. Mas ao ingressar no PEAD, vivenciei novas ideias, concepções teóricas inovadoras e trocas de experiências com os colegas, acrescentando novidades na minha prática docente, dai eu percebi que podia mais e mais. 
Penso que neste meio tempo  de 4 anos muita coisa eu poderia ter lido, aprendido, trocado...com certeza sei que teria feito, pois eu nunca fiquei sem me atualizar, mas o PEAD me mostrou que mesmo que eu não pare, eu tenho condições de arriscar mais e aplicar o novo.
Como assim arriscar? Muitas vezes tive medo, falo tive, porque o novo é arriscado, a ideia que eu tinha era de que precisava dominar para passar adiante, e esta ideia eu mudei durante minha trajetória acadêmica. 
Aprendi que não preciso dominar, eu preciso é inovar, confiar, compartilhar e integrar.
Inovar antes pra mim era uma aula com diversos recursos, tudo bem, continua, mas agora as tecnologias, recursos e ferramentas digitais são presenças constantes nos meus planejamentos. 
Confiar na capacidade dos meus alunos, levar em conta as suas vivências pessoais e criativas, que são muitas e diversas.
Compartilhar meu aprendizado, seja com os alunos ou com colegas.
Integrar, esta palavra é muito maior do que parece. Com ele se pode inserir, incorporar, incluir, tornar inteiro, completo...nossa, são muitos sinônimos. 
No contexto educacional o integrar é se aliar, ser cúmplice na construção da nova educação, é aprender, é ensinar, é tornar-se parte integrante junto com o aluno deste processo.
Durante a elaboração do TCC, foi uma oportunidade para rever todos os aprendizados que compartilhei com o PEAD. Ao iniciar minha produção, tive um assunto para desenvolver e sei que fiz de maneira muito clara e objetiva. A inclusão das ferramentas tecnológicas nas minha aulas, o que deu certo, o que ainda está em construção e o que seguirá daqui pra frente, foram esmiuçados no trabalho. 
Mas como nada que envolva pessoas e principalmente no âmbito educacional, é estático, e tudo pode ser flexível, ao final do trabalho tive a oportunidade de acrescentar uma unica palavra que fez a diferença no meu fazer docente. 
E que palavra é essa? 
Bom, meu trabalho enfocava o aprender do meu aluno, sua integração com colegas, família e escola nas suas atividades, as descobertas e a inclusão das Tics, mas tudo isso na verdade aliado com o aprender, meu e do meu aluno, ele como descobridor de seu conhecimento e eu como  facilitadora deste processo. E o que descobri depois da produção pronta? Que o ensinar também sempre esteve inserido neste processo e que eu já estou pronta para arriscar muito mais, pois tive uma excelente formação acadêmica que me proporcionou alçar voos maiores e mais altos. 
Só tenho a agradecer a oportunidade de me sentir inserida neste novo, nesta etapa, neste recomeço de uma educação inovadora.
Obrigada PEAD. 

5.12.10

PEAD? E agora? Acabou?

Ao total foram 9 semestres, aqui chamados de eixos, 37 interdisciplinas nos 8 eixos e mais as 2 do último, que ainda estão em andamento, todas recheadas de conteúdos inovadores, entre elas houve 1 interdisciplina unificando todas durante todo o curso: o "Seminário Integrador". Novas aprendizagens, novos conhecimentos, reflexões, desacomodações, assimilações, entendimentos, trocas, experiências, mudanças, muitas palavras definem as sensações que o PEAD provocou. Muitos professores, tutores e uma dupla que acompanhou, abraçou, confiou e estimulou o crescimento pessoal e profissional durante toda esta caminhada," Íris e Bea ": um mega Obrigada.

E então, o que ficou? 
Novos conhecimentos, inclusive os tecnológicos, que no início eram básicos, só para eu não ser considerada tão por fora desta vidinha digital, mas que até então não faziam parte da minha rotina, hoje não consigo passar um dia sem acessar minhas contas: blog, email, twitter, wikis (sim né...o meu, dos alunos, do curso), e tantos outros...nossa, como ampliou este meu horizonte tecno.
Minhas aulas nunca mais foram as mesmas desde o início do PEAD, nunca foram estáticas, mas agora com a inclusão das ferramentas tecnológicas na minha prática docente, elas estão mais dinâmicas e colaborativas, eu aprendo e ensino, ensino e aprendo, e com isso minha integração com os alunos ficou maior e melhor.
E?????? Como será?
Eu vou pincelar meu caminho e minhas descobertas, vou traçando novos horizontes e novos rumos, vou pintando o sete...o oito...o nove...tudo que tiver ao meu alcance, com todas as cores do arco-íris, e assim colorir mais a educação. 
E como foram os preparativos para o TCC? Aguardem a próxima postagem.
Eu volto....

3.12.10

Seminário das Tics

Então, foi hoje a apresentação do meu trabalho no Seminário que comentei na postagem anterior.
O auditório Paulo Freire estava cheio e o meu nervosismo rolando solto, até chegar minha hora, daí....comecei a falar e soltei a voz, explicando muito empolgada o meu projeto Pbworks.
Acontece que eu tinha junto comigo 2 pessoas que me deram muita força e carinho durante todo meu curso, e estamos juntas por muitos anos na escola, a Magali por 17 anos e a Andrea por 8 anos.
O mais legal foi quando eu terminei e uma professora orientadora de outra escola veio pedir informação sobre meu trabalho e me convidou para ir na sua escola fazer a mesma apresentação para o seu grupo de professores....Te mete....tô podendo heim!!!!!!!!!!!!!!
Na verdade isso é fruto de 4 anos e meio de dedicação e de uma educação diferenciada proporcionada pelo PEAD.


2.12.10

Quero compartilhar

O PEAD ainda não finalizou e eu já tô me achando....shauhsauhsau
Por quê?
Foram 4 anos e meio de novidades, textos, educadores, pensadores, curiosidades, aprendizagens, trocas de experiência, novas amizades, novos conhecimentos, este item então, com muitas páginas, teve até alguns "monstrinhos" que me assustaram no início, e que hoje são meus grandes aliados no dia a dia, ufa...foram anos intensos...em muitos sentidos, com muitas coisas rolando....
Bom, chegou a hora de "exportar" para além dos muros da escola toda esta bagagem informativa, sim né? 
Até então eu só exploro todo este conhecimento dentro da escola, com meus alunos. 
Então, mãos a obra, no dia 03/12/2010, começarei uma viagem digital pelo mundo afora.  
Estarei participando do 3º Seminário de Tecnologia Educacional da 1ª CRE, na Sala Paulo Freire.
Até o nome da sala é sugestivo né?? Ele foi durante todo o curso meu inspirador, por suas ideias.
Ai...mas dá um medinho...na verdade um medão. Será com certeza uma experiência muito diferente em meu currículo, pois acostumei durante o curso a apresentar minhas produções de final de semestre somente aos colegas e professores, grupo restrito e conhecido, mas agora???
Pelo que fiquei sabendo, será um grupo bem grande, viu porque meu susto?????
Bom, mas se esta oportunidade caiu na minha mão, é pra abraçar e eu deve tá com o pik necessário né?
Então vamos encarar e logo que terminar eu volto para dar todas as informações e registros que eu puder fazer.