14.11.10

E agora???


Pois é, cheguei no penúltimo eixo do PEAD, o VIII...o estágio...a hora de colocar em prática toda a teoria diferente que vivenciei durante o curso. Não que eu não tivesse conhecimento das ideias dos educadores estudados, alguns bem conhecidos por sinal, como Freire, Piaget, Montessori, Kant, e outros me foram apresentados pela primeira vez como Ford, etc.
Bom, foi um festival de ideias e opiniões que me fizeram rever alguns conceitos educacionais que acabam virando vícios, não por falta de conhecimento, mas talvez por acomodação, até um certo medo, sentimento que nos assola por muitas vezes... medo de errar.
Este é o ponto...o erro...quem disse que o que não dá certo é errado??
A autonomia nos dá o direito de errar para poder amadurecer e refazer uma prática de maneira diferente, e não de maneira certa...
Autonomia...palavra que me acompanhou durante todo o curso, ela que me fez rever algumas práticas na minha docencia. 
Por muitas vezes li Paulo Freire, que debate muito a respeito disto. A autonomia como requisito para se construir o próprio conhecimento, para refletir sobre nossa própria aprendizagem.
Esta palavra abriu um leque de opções para minha mudança, como posso oportunizar ao meu aluno que ele seja o construtor de seu aprendizado???
Como participar desta construção sendo eu a professora?
Aí que está o diferencial..quem disse que eu sendo a professora sou a detentora de todo o conhecimento??
Claro que não...meus alunos tem muito a me ensinar, afinal, eles já chegam até mim com uma bagagem recheada de informações e vivências e eu posso mesclar o que vem com o que eu já tenho, com certeza o trabalho educativo ficará muito mais rico, além de despencar pro chão a ideia de que SÓ eu posso ensinar, quem disse isso??????
Esta troca dará a oportunidade de participar ativamente de uma coisa chamada: Integração...importantíssimo para o processo do aprender.

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