6.10.10

Yessss...2º semestre finalizou !!!!!!!!!

A escola, tal como está organizada hoje, vem buscando caminhos para dar conta de sua tarefa de ensinar. Ao finalizar o 2º semestre de PEAD, 2007/2, percebi que há uma preocupação em mudar os valores da aprendizagem, a escola precisa ser atualizada na qualificação e valorização dos profissionais e nas melhorias do espaço escolar. A educação hoje ainda está muito ligada à educação passada, onde os valores e propostas eram bem diferentes. As mudanças no processo educacional devem ser urgentes, pois as coisas estão sempre em movimento, as crianças já chegam com uma avançada bagagem de conhecimentos diversos. A escola não deve ser apenas uma informadora e transmissora de conteúdos, assim fica puramente mecanicista. O processo de informar está muito além do que é feito.
SABER:é o teórico....SABER FAZER:a prática. Ou seja, “ensinar também é aprender”. Frente a estas mudanças, é preciso estabelecer o papel da escola para tais transformações e quais os meios de promover a aprendizagem diante delas. O professor ainda é o principal sujeito desta mudança. Apesar de saber sua importância neste processo, precisa se desligar e romper com o tradicionalismo, onde é o único detentor do saber, criando assim o monopólio da educação. A troca de experiência e informação é fundamental para uma aprendizagem de fato. Por não possuir conhecimento suficiente para desenvolver e trabalhar alguns determinados temas, o processo fica difícil, cabe a ele uma auto-avaliação quanto aos métodos utilizados. A valorização e qualificação dos professores são consideradas fundamentais para a melhoria da qualidade da educação. No meu caso,estou em um curso com educação à distância. Este fato vem ampliando não só minhas possibilidades de formação docente, mas efetivamente o número de oportunidades de capacitação a tantos outros professores. A educação a distância pode ser uma alternativa para formação em um país como o Brasil, onde profissionais da educação não tem as mesmas oportunidades.
É preciso buscar formas de verdadeiramente qualificar estes profissionais que não tendo outra alternativa, tenham a possibilidade de capacitação e aperfeiçoamento. Desejo que a escola seja o alvo de informações e desafios para nossas crianças e principalmente para nós, Professores.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Realmente o segundo semestre te fez pensar, não é mesmo Kathia! Refletir e problematizar a escola e o ensino hoje é abrir possibilidades novas para fazer diferente. E ligaste isto com teu movimento ao ingressar num curso em EaD. Fazer diferente gera oportunidades diferentes aos alunos também! Bjs, Maura - tutora do SI