17.10.10

Eixo 4º...2008/1


Chegando ao 4º eixo, tive interdisciplinas que me fizeram refletir sobre minha docência, de onde surgiu a inspiração para eu gostar de ser uma professora atuante, criativa e expansiva em sala de aula?
Inicio com Estudos Sociais, tecendo algumas de minhas memórias....tenho uma experiência enquanto aluna, que tenho certeza que me entusiasmou e muito no ofício de ser uma professora inovadora, creio que posso me classificar assim, pelas aulas diferentes que elaboro e divido com meus alunos. Quando eu era aluna do ensino fundamental, tinha uma professora de Estudos Sociais que fugia dos padrões convencionais de outras na época, enquanto a maioria passava longos textos e pesquisas, nos deixando muitas vezes sem nem saber o que copiava, a minha não, nada de textos longos e cansativos, Copiar??? Claro que sim, mas antes de tudo vinha o melhor da aula, e explicação e a viagem nas longínquas épocas passadas, e ainda contávamos com a presença de reis, rainhas, faraós, bárbaros e tantos que passaram por terras do planeta Terra. Nós sentávamos no chão, à vontade. A professora demonstrava uma paixão pelo conteúdo que passava, tive a sorte de tê-la na 7ª e 8ª séries. O interessante é que se tínhamos interesse em algo que não fizesse parte de nosso conteúdo, ela se estendia no assunto sem nenhum problema, sem aquela necessidade de só esclarecer o que fosse da matéria da série.


Em Ciências, ao assistir um vídeo chamado “Balence”, há um grupo que tenta se equilibrar sobre um bloco suspenso no espaço. Em um determinado ponto do bloco há uma caixa de música que chama a atenção dos 4 elementos, e cada um a sua maneira quer se apropriar do objeto, mas acabam por se desequilibrar no bloco, devido a suas individualidades, provocando assim a queda de alguns.  O que eles não se dão conta é que se eles se unirem, poderão chegar ao meio e usufruir do objeto de desejo juntos. Vejo esta como uma relação com a Educação. A união faz uma construção em conjunto, equilibra, a cooperatividade é mais vantajoso e criativo do que a ignorância individual que acarreta à destruição e desunião.


Já nas Tecnologias da Informação e Comunicação, desenvolvemos a prática de aplicabilidade de vídeos em sala de aula. O fundamental foi aprender a elaborar aulas para trabalhar com vídeos, jogos, sites ou algum documentário e não somente “passar” o tempo seja na sala de vídeo ou nas aulas de Informática, precisamos de um planejamento para então poder auxiliar nossos alunos na construção de seu saber.



Nas atividades de Seminário IV, fizemos um plano de estudos, nossa que coisinha mais complicada...quando se está na posição de professor parece tão fácil saber o que se tem que fazer, mas quando passamos a ser os protagonistas do conteúdo, parece que a coisa fica tão distante. Pois é, isso que tínhamos que fazer, elaborar questões sobre alguns assuntos, tipo, o que quero aprender e ainda não sei? Elaborei sobre o aprendizado do funcionamento do Linux. Se aprendi na época? Não, na verdade levou mais uns 2 anos, não foi fácil, mas consegui...ô pinguinzinho mais complicadinho....

Matemática...Hããã....o bicho papão dos alunos, engraçado que foi uma das melhores interdisciplinas que desenvolvi, creio que foi porque tive que aplicar todas as atividades com os alunos, que por sinal foram os mais beneficiados claro, com práticas diferenciadas, seja on line ou em sala de aula, mas sempre com foco inovador.   


Nossa, quantas mudanças em tão pouco tempo.
Paulo Freire já afirmava:

"Ninguém educa ninguém, 
ninguém educa a si mesmo, 
os homens se educam entre si, 
mediatizados pelo mundo". 


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que bacana, muitas novidades e aprendizagens, e muita prática diferenciada em sala de aula! Que semestre produtivo, Kathia. Também experenciaste na tua história como o exemplo é o que mais ensina - uma boa vivência em aula, com professores que buscam 'fazer diferente' fica na memória, é uma sementinha para o futuro, não é mesmo! Bjs, Maura – tutora do SI