10.5.10

Plano A - Plano B

Costumo dizer que quando não se consegue realizar o Plano A, não devemos nos desesperar, e sim partir para o Plano B, pois a semana passada foi o que fiz. Quando Paulo Freire diz: “Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”, em Pedagogia do Oprimido, então associo isto ao processo de colaboração mútua que meus alunos tiveram na confecção do presente das mães, formando uma rede de desenvolvimento entre eles. O trabalho deveria ter sido realizado juntamente com as atividades conteudistas programadas, mas não foi o que aconteceu, o processo ocupou a semana toda e o conteúdo não pode ser "vencido".
Então? O que fazer? Correr? Desesperar por não vencer o cronograma?
Não...
Afinal a educação não é simplesmente o efeito de passar um saber programático para o aluno, e sim proporcionar que ele atue no processo de desenvolvimento do qual ele faz parte. O aluno deve ser visto como um sujeito ativo de sua aprendizagem, já que ele vai se apropriar do conhecimento adquirido, podendo utilizá-lo em sua vida. A atividade da semana absorveu todas as  aulas, percebo com isso que realmente a escola deixa de ser somente a transmissora de conteúdos e volta-se para uma formação diferenciada do aluno. As aulas foram dinâmicas, criativas, reflexivas, estimulantes e ajudou os alunos a desenvolverem uma autonomia individual, na medida em que eles tiveram que resolver pequenos problemas ocorridos durante o processo, como a dificuldade de colar os filtros quando os pedaços ficavam muito molhados com cola, e também desenvolveram a autonomia coletiva, quando terminavam seus trabalhos e ajudavam os demais.
Enxergar o aluno, valorizando e respeitando suas produções, só contribui para que ele tenha condições de construir seu conhecimento de maneira mais confiante. No início, fiquei preocupada por não "vencer" o conteúdo programático da semana, mas agora já não estou mais com este sentimento,  pois meu aluno ganhou muito com o aprendizado e as trocas que fizeram, e sinto-me responsável, por isso, afinal deixei a aula fluir de maneira gratificante e compreensível.
E os conteúdos? Na semana seguinte colocarei em dia.

Um comentário:

Beatriz disse...

Já pensastes o que é conteúdo? São apenas os que estão na grade programática? Será que trabalhar de forma partilhada, cooperativa, construindo algo concreto, com carinho não estamos trabalhando com conteúdos próprios do ser humano? Fico feliz que não tenhas te sentido culpada!! ao contrário!!
Um abração
Bea