4.4.10

Meu Planejamento...Como surgiu???

No início houve um certo desespero... o que e como aplicar com meus alunos o que até então fazíamos só entre nós, alunos adultos, que sabemos direcionar os interesses, não tínhamos até então um compromisso avaliativo e aplicativo com nossos alunos de nossas ideias.
Bem, sei que este é o ponto, a AVALIAÇÃO...é uma barreira entre o saber o que fazer e saber se fez correto, e se não fez, descobrir onde errou, ou falhou para então ajustar.
Pensei muito em um assunto onde eu poderia interdisciplinarizar tudo o que fizemos durante o PEAD, com os conteúdos que preciso desenvolver com meus alunos durante o tempo do estágio.
Então surgiu o Rio Grande do Sul na minha ideia, dentro do conteúdo da série em que trabalho (4ª série) e pelo meu levantamento, um vasto leque de assuntos.
Elaborei um roteiro, ou seja, o esboço da Arquitetura Pedagógica, termo que me acompanhará durante este processo.
Agora vem o desafio: o que fazer e como desenvolver?
Meu ponto de partida estava dado, o assunto escolhido, mas o que desenvolver com esta batata quente na minha mão?
Então os protagonistas desta história, meus alunos. entraram em ação com suas contribuições. Durante minhas aulas, conversei com meus pequenos sobre o estágio que eu faria com eles, e casualmente enquanto desenvolvia uma aula de Estudos Sociais sobre a formação de nosso estado, surgiram perguntas do tipo:
-Será que alunos que moram no interior do estado aprendem o que aprendemos na aula ou eles aprendem coisas diferentes?
-Estas crianças brincam de que? Gostam de que? Fazem o que quando não estão na escola?
-Será que eles gostariam de morar aqui na cidade e ter tudo o que a gente tem?
A partir destes questionamentos e com as ideias que eu já tinha, elaborei minha AP, onde pretendo explorar com meus alunos as diferentes maneiras de vida de crianças da mesma idade deles e que moram em um ambiente culturalmente diferente.
Também pretendo explorar as diferenças geográficas deste nosso estado.
Bom, até ai tudo normal, pois estes assuntos já fazem parte do roteiro de minhas aulas, mas então onde está o diferencial?
A inclusão dos recursos tecnológicos: a multimídia, a Internet, máquina fotográfica digital. Estes são apenas alguns meios digitais que podemos utilizar em uma sala de aula.
Escrever em um Editor de Textos, é uma maneira de registrar o pensamento de forma diferente da escrita a mão em um caderno, isto leva o aluno a pensar, ler e interpretar o que escreve.
Procurar em um mapa a localização de um rio ou cidade diretamente na internet, através do Google Earth, é estar presente no local.
Pintar uma imagem no Paint, é poder criar uma arte virtual que expressa "um sentimento" real.
As TICs, proporcionam uma modificação no raciocínio e ao mesmo tempo, uma constante transformação e mudança de conhecimento sobre o mundo do qual estamos inseridos.
Hoje, nosso mundo está extremamente tecnológico e nada melhor do que levar este mundo tão rico para as mãos dos alunos.

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Kathia, cuida para não deixar teus interesses e necessidades superarem as curiosidades dos alunos. A gente tem a tendência, como professor, de podá-los porque achamos que temos mais experiências do que eles e, portanto, sabemos decidir melhor sobre os rumos do trabalho em aula. Pelo que li, parece que lançastes uma plataforma temática e as questões surgiram. Ficou muito bom!!! Quem sabe a gurizada agora se reune em grupos para resolver uma determinada questão que cada grupo tomou com a mais importante de todas as que foram lançadas? Poderias fazer um wiki geral sobre o RS e os grupos abririam os seus wiki com sua questão e estudos, cujos endereços estariam na tua sidebar. Enquanto eles buscariam formas de trabalhar as suas dúvidas, tu poderias rechear o teu wiki com um video legal, um textinho, uma charge, uma questão a mais, enfim coisas que desafiassem e interessassem a todos. Um abração
Bea