
São tão utilizamos por nós em nosso dia a dia enquanto professores, que já estão interiorizados, mas será que realmente sabemos a diferença entre eles.
Ao assistir o filme “O Menino Selvagem”, história real de um menino encontrado em uma floresta francesa com 11 anos, em 1798, tentei fazer uma identificação e análise destes termos, associando com o trabalho do médico Jean Itard com Victor, o menino selvagem.
A Educação se inicia com o nascimento da criança. Todos em volta dela, são responsáveis por este processo, ensinando-lhe a viver na sociedade da qual ela se insere.
A educação se baseia nas regras, valores e crenças de um povo e transmitidas a esta criança.
A criança vai se expressar de forma espontânea, por imitação ou até por obrigação, e vai interiorizando todas estas formas de socialização educativa.
A educação pode ter duas visões opostas.
A primeira consiste em condicionar o ser humano a valores sociais pela adaptabilidade, imposição e condicionamento, como se ele fosse uma caixa vazia, uma tábua rasa, conforme estudos de Skinner e Pavlov.
A outra visão, afirmada por Rousseau é de que o indivíduo já nasce como que se fosse uma semente, ou seja, carrega com ele desde seu nascimento uma bagagem que já possui e deve ser estimulada, desenvolvida e exteriorizada.
Itard exercita os sentidos de Victor, levando-o a interagir com outros seres humanos, para que assim ele se insira neste ambiente do qual faz parte. Este seria um aprendizado que supostament
e Victor já teria tido, pois se supõe que ele tivesse de 4 a 5 anos quando foi abandonado, então Itard estaria só reavivando a memória instintiva inata de Victor diante de sua condição de ser humano, estaria assim educando Victor.
O Ensino seria o contrário da Educação, antes acreditava-se que ele se desenvolvia só a partir dos 6 anos, hoje já pode-se dizer que é possível antes disso, desde o momento em que a criança inicia sua vivência escolar. A escola é considerado o local onde a criança terá a presença de um professor, formado e especializado em orientá-la a buscar conhecimentos teóricos gerais ou mais específicos conforme o nível de entendimento dos alunos, conforme sua idade, desenvolvendo sua capacidade intelectual.
Estas duas palavras: Educação e Ensino são confundidas por muitos, inclusive por professores. Temos um ponto em comum: é bastante difícil ensinar sem educar, ainda que de uma forma inconsciente.
No filme, vemos Itard cumprindo seu papel de educador, mesmo não tendo conseguido passar para a fase de ensinar. Sua idéia era de ensinar Victor, mas o que ele consegue são só atos mecanizados, imitações, sem a devida compreensão do contexto trabalhado.
A Instrução é diferente dos termos citados acima, consta de um processo relacionado com os conhecimentos práticos que implicam em habilidades, repetição e imitação, ou seja, Saber-Fazer.
A instrução pode se dar em ambientes diferenciados, desde um ginásio até em uma reunião, pois trata-se de uma transmissão de conhecimentos.
O prof. Itard acompanha de perto todo o desenvolvimento de Victor, nas diferentes situações cotidianas, a instrução está presente em todos os momentos.
Em situações aparentemente simples, Itard consegue instruir Victor, desde o abrir a porta do armário ao invés de socá-la até o colocar corretamente as letras da palavra leite em ordem para identificar o objeto de desejo.
Temos que rever conceitos que a cada novo estudo se renovam, e que muitas vezes escutamos coisas do tipo: Já mudaram a maneira de ensinar e aprender?
Mas as pessoas, o mundo e a forma de pensamento muda com o tempo, se estivéssemos estagnados, eu não estaria neste momento digitando esta postagem, não significa que temos que perder nossas tradições, mas nos adequar às mudanças bruscas que estão nos atropelando.
Os pensamentos estão mais rápidos e mais elaborados.

Durante a convivência com Victor, Itard se afeiçoa ao menino, facilitando com isso o trabalho que a princípio seria pela ciência, mas a confiança entre eles impulsionou vários estudos que vemos até hoje, onde há amor, dedicação e confiança entre as partes, a inteligência se desenvolve de maneira mais segura e as transformações
são mais significativas.
Um comentário:
Olá Kathia!
Estamos começando o mês de novembro e nos aproximando do final do semestre. Continua fazendo pelo menos uma postagem significativa por semana aqui no teu blog, procurando integrar a teoria, reflexões e a tua prática.
Um abraço, Simone - Tutora sede
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