23.11.09

Conversas Cruzadas

Dia desses, conversava com 2 professores, considerados revolucionários da educação em sua época, pois eles acreditavam que a aprendizagem não se restringe somente a sala de aula e que a criança precisa ter liberdade para criar estratégias para resolver situações cotidianas.

O papo iniciou com Célestine Freinet, que casualmente nasceu no dia em que no Brasil comemora o Dia do Professor, *15/10/1896 - +08/10/1966. Ele considerava que a criança é o centro da sua própria educação, valorizando sua livre expressão deixando-as criar, expressar-se, socializar em grupo, agir, descobrir e se organizar, com isso os pequenos formam-se cidadãos autônomos e cooperativos.
Essas considerações de Freinet ainda são muito debatidas hoje, um exemplo é aquele professor que ainda se considera o detentor do saber, não deixando o aluno criar e descobrir soluções, ao contrário, entrega tudo pronto, considerando-o vazio.
Freinet sustentava também que a sala de aula precisava se expandir para seu exterior, chamando esta etapa de Aula-Passeio. Este tipo de aula leva a uma elaboração em 4 etapas, e conforme minha experiência, são aulas muito proveitosas quando bem planejadas:
1-Motivação-é a expectativa gerada pelo ansiedade diante do novo.
2-Preparação-nesta fase eu costumo fazer a organização juntamente com meus alunos, aí entram detalhes como o tipo de transporte que será utilizado, os materiais necessários, as regras gerais durante a atividade e o levantamento de hipóteses neste trajeto.
3-Ação-É no momento do retorno, onde será organizado o levantamento de hipóteses e as descobertas sobre o assunto vivenciado.
4-Comunicação-O fechamento deste tipo de aula se dará de maneiras variadas conforme o assunto que foi trabalhado, vai desde redações, desenhos, relatos coletivos e até exposição destas atividades.
Eu considero estas aulas estimulantes, a vivência fora de quatro paredes, é carregada de ações e novas descobertas, principalmente para o aluno de hoje, que passa muitas horas em frente a vídeo-games, instrumento que está suprindo a falta da família diariamente. Nestes momentos o aluno pode vivenciar ações, que serão levadas para o seu cotidiano escolar.

A conversa continuou com Maria Montessori, *31/08/1870-+06/05/1952, como era médica, sua preocupação era também com o desenvolvimento biológico da criança. Ela afirmava que um ambiente adequado, onde a criança possa se movimentar livremente, esta desenvolverá melhor suas atividades mentais e reflexivas.
Por isso a importância, principalmente com as crianças da Educação Infantil, que as aulas sejam mais recreativas do que escritas. O livre expressar do corpo, em um ambiente ordeiro que proporcione respeito ao espaço do outra, fará com que os pequenos aprendam a dominar a si mesmos, coordenando movimentos e controlando ações.
O que vemos hoje em muitas escolas, é a ansiedade dos pais em ver seus filhos escrevendo desde muito cedo, sem nem mesmo dominar sua motricidade ampla, tão defendida por Montessori, ou seja, queimando etapas tão importantes para toda a vida.

Nenhum comentário: