
A função de um Projeto de Aprendizagem, os PAs, em sala de aula, me lembra conceitos antigos de educação, o de memorização. O professor era o único detentor do saber, ou seja, ele pensava pelo aluno, prevendo o que este deveria ou não conhecer, limitando descobertas, trazendo conceitos prontos e propostas desencadeadas conforme SUA vontade.
E os PAs, onde entram nos novos modelos de educação?
Vivenciamos que os PAs possuem várias etapas, muitos participantes e diversas ações simultâneas ou não, eles oportunizam os alunos a enfrentarem desafios e a encontrarem estratégias diferenciadas para resolvê-los.
Levar PAs para a sala de aula é uma oportunidade que permiti ações múltiplas, a interdisciplinaridade, isso nos remete ao nosso PEAD, onde a cada eixo temos uma ligação estreita entre o que abordamos.
Outra vantagem dos PAs é a oportunidade da inclusão de diversos instrumentos que potencializam as suas ações, o mais importante e interativo são as Tecnologias Digitais, que proporcionam as descobertas e promovem aprendizagem colaborativa entre professor e aluno, portanto os PAs são processos que “aprendem a aprender” e “aprendem a fazer”.
Um comentário:
Oi Kátia! Vim te visitar!
Fiquei muito feliz em ver todas estas postagens e reflexões. Fico feliz em acompanhar o processo de vocês, aprendizes. Ainda mais quando relacionas as aprendizagens ao PEAD.
O teu desenvolvimento virtual, como mencionas, também é algo fantástico.. Fico pensando (e já conversamos sobre isso no presencial) como será a tua prática lá em sala de aula, a partir de todos esses novos conhecimentos? Pode nos fazer um relato sobre isso?!
E sobre os PA's? Algum relato prático pra nos contar?
Abração e uma ótima semana.
Daiane.
Postar um comentário