
A igualdade entre os participantes de uma Gestão Escolar Democrática, é a condição mais importante para se pensar na possibilidade da participação e da democracia, é impossível se pensar sobre estas questões sem um mínimo de igualdade. Esta igualdade se refere ao conjunto dos alunos, professores, funcionários e pais.
Os 3 princípios importantes que norteiam esta gestão são a descentralização, onde as decisões e ações não podem ser tomadas de maneira hierarquizada, deve haver a transparência destas decisões e a participação de todos os envolvidos no cotidiano escolar: professores, alunos, funcionárioas e pais no processo como um todo.
Com a instalação do Congresso Nacional Constituinte, a Gestão Democrática foi defendida e contemplada na Constituição Federal de 1988, desde então a participação e decisão do povo dentro das escolas, se tornou fundamental para traçar o caminho de uma Gestão Democrática Escolar.
E o que é uma Gestão Democrática? É um conjunto de componentes necessários para que este processo seja viável: constituição do Conselho Escolar (deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador de tudo dentro da escola); elaboração do PPP (documento que vai elaborar, legislar e executar toda a proposta pedagógica dentro desta instituição. O que percebo é que comumente, ele é chamado de Projeto Pedagógico, sem a palavra que mais se destaca na sua importância: Político. Mas porque? Talvez pelo fato de que a Democracia está vinculada com uma ideologia e concepções que cercam este documento, e autonomia demais perigosa, faz as pessoas pensarem e questionarem muito); fiscalização e definição da verba; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional e a eleição para direção (caminho para uma gestão democrática, mas este componente sozinho, não é indicador de que a escola seja realmente democrática, é preciso ter cuidado ao fazer escolhas, e se não forem, fazer as cobranças com relação as promessas feitas para se chegar a este cargo). A escola é de todos e para todos os envolvidos neste processo chamado Gestão Democrática, formamos cidadãos críticos, portanto devemos agir como tal.
Um comentário:
Querida Kathia! Teu portfólio está bastante rico, repleto de reflexões sobre diferentes assuntos relacionados à educação. Como podes relacionar esses materiais com os autores estudados na interdisciplina de ECS, neste semestre? Um abraço, Simone - Tutora sede ECS
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