24.11.08

COMO CONSTRUIR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Participação democrática com igualdade vem do tempo da sociedade dos gregos, um tempo em que igualdade era um grande problema. Os iguais eram muito iguais e viviam em busca do desigual, que era considerado o melhor, mais competente. Aristóteles pensava: ”Era impossível pensar-se uma boa convivência. Não concebia o bem comum numa sociedade polarizada, ou seja, em que os extremos se distanciassem muito: o mais rico muito distante de mais pobre, o mais culto do mais estulto, o mais velho do mais novo, o mais poderoso do menos. Seria preciso construir uma sociedade em que se plantasse o ponto mediano, pois a virtude está no meio”.
A igualdade entre os participantes de uma Gestão Escolar Democrática, é a condição mais importante para se pensar na possibilidade da participação e da democracia, é impossível se pensar sobre estas questões sem um mínimo de igualdade. Esta igualdade se refere ao conjunto dos alunos, professores, funcionários e pais.
Os 3 princípios importantes que norteiam esta gestão são a descentralização, onde as decisões e ações não podem ser tomadas de maneira hierarquizada, deve haver a transparência destas decisões e a participação de todos os envolvidos no cotidiano escolar: professores, alunos, funcionárioas e pais no processo como um todo.
Com a instalação do Congresso Nacional Constituinte, a Gestão Democrática foi defendida e contemplada na Constituição Federal de 1988, desde então a participação e decisão do povo dentro das escolas, se tornou fundamental para traçar o caminho de uma Gestão Democrática Escolar.
E o que é uma Gestão Democrática? É um conjunto de componentes necessários para que este processo seja viável: constituição do Conselho Escolar (deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador de tudo dentro da escola); elaboração do PPP (documento que vai elaborar, legislar e executar toda a proposta pedagógica dentro desta instituição. O que percebo é que comumente, ele é chamado de Projeto Pedagógico, sem a palavra que mais se destaca na sua importância: Político. Mas porque? Talvez pelo fato de que a Democracia está vinculada com uma ideologia e concepções que cercam este documento, e autonomia demais perigosa, faz as pessoas pensarem e questionarem muito); fiscalização e definição da verba; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional e a eleição para direção (caminho para uma gestão democrática, mas este componente sozinho, não é indicador de que a escola seja realmente democrática, é preciso ter cuidado ao fazer escolhas, e se não forem, fazer as cobranças com relação as promessas feitas para se chegar a este cargo). A escola é de todos e para todos os envolvidos neste processo chamado Gestão Democrática, formamos cidadãos críticos, portanto devemos agir como tal.

Um comentário:

Simone disse...

Querida Kathia! Teu portfólio está bastante rico, repleto de reflexões sobre diferentes assuntos relacionados à educação. Como podes relacionar esses materiais com os autores estudados na interdisciplina de ECS, neste semestre? Um abraço, Simone - Tutora sede ECS