19.8.08

ADULTO?? EU????

Adulto é aquele que já cresceu o máximo da sua formação óssea ou é aquele que atingiu a maioridade que consta na sua identidade?

O que é ser adulto? É ser velho?
E o que é ser velho? É ser adulto?
Se hoje Sheakespeare estivesse aqui diria: “ser ou não ser adulto”, eis a questão.

Lembro que quando tinha uns 8/9 anos, queria ter uma máquina do tempo só prá poder ser adulta o mais rápido possível.
Adorava brincar com as roupas, sapatos, bijuterias e maquiagem da minha mãe, assim me achava grande. Ficava imaginando saindo sozinha, trabalhando, minha casa do meu jeito, meu próprio salário, minha autonomia financeira (????). Poder tomar as próprias decisões sem autorização dos pais se podia ou não fazer tal coisa. Poder chegar depois da 1 da manhã, sozinha, sem o pai ir buscar na festa.
Anos atrás as pessoas ficavam adultas mais rapidamente, precisavam trabalhar cedo para poder ajudar, se manter ou até pensando em sair da casa dos pais e ter seu próprio canto, pois muitos não tinham a liberdade de expressão. Nenhuma destas alternativas foi o meu caso.

O que um adulto deve fazer? Basicamente assumir maiores responsabilidades com relação a conseqüência de seus atos, sejam sociais ou morais.
Hoje, uma pessoa conquistar uma independência financeira, está longe da facilidade que era ha anos atrás. Muitos adultos ainda moram com os familiares devido à comodidade e redução das despesas, que se tornam altas para ambos. É que este seria mais um ponto de maturidade, juntamente com a independência da influência dos pais em suas decisões.
Vejo que cada vez mais, os jovens saem de casa mais tarde. Isso quer dizer que ainda não são adultos? Acho que não, pois a maturidade não está na sua condição de morar ou não longe dos pais e sim em suas atitudes, responsabilidades e contribuição para a sociedade da qual faz parte.
O comportamento maduro depende de referências, e elas são encontradas nas tradições, nas famílias, nas leis, nos hábitos, na cultura de cada meio. Ser adulto é se comportar de acordo com os valores, princípios, normas, leis, pois se fizermos algo fora do tolerável, o adjetivo muda, ao invés de adulto, podemos ser chamados de loucos, infantis, adolescentes, inconseqüentes, etc. Ser adulto por incrível que pareça é não desobedecer, principalmente, a si mesmo.

Cresci, amadureci, casei, tenho minha casa, filho, independência financeira, não autonomia ainda, mas quem sabe um futuro bem próximo!!! Mas não sinto que a criança dentro de mim tenha sumido. Adoro brinc
ar, seja com meu filho, meus alunos, afilhados, sobrinho ou até com amigos. Adoro algumas brincadeiras do meu tempo de criança e algumas de agora também. Me pego pulando em cama elástica nos aniversários de amigos, virando no giroscópio do Museu da Puc. Cresci, amadureci, mas tenho muitos sonhos, e eles é que fazem a gente nunca ficar de cara amarrada pensando que nada mais tem volta ou que não temos mais tempo para algumas coisas.
Devemos é curtir a vida como se ainda fossemos crianças e adolescentes, mas não esquecendo das nossas responsabilidades e contribuição para uma sociedade mais humana e feliz. O bom de agora é que posso fazer coisas de criança sendo adulta, antes não podia fazer coisas de adulto porque era criança.

7 comentários:

carla selistre truda disse...

Kathia!!!Oi,quanta saudade!!!Obrigada pelo carinho e pelo comentário lindo!!!Sou suspeita para falar do Miguel!!Ele é meu fofinho em forma de bebê!Mas quando escrevi, acredito que seja realmente a NOSSA realidade,de mulher!Nós é que somos o sexo forte,enfim!Beijos e até breve!Carla

Anônimo disse...

Que maravilha tua postagem!
Um excelente semestre para ti!
Bjs. Joci

Inês Cristina disse...

Este é o link para nossa página:
http://grupo15bmusica.pbwiki.com/
Abraços!!!

SUELI disse...

Oi Kathia, vim dar uma espiadinha no teu blog. Guria... tu soltou a criança que está dentro de ti no Museu,, brincou mais que eles. Que bom que tu tens esse lado crinça, pois esses momentos servem para aliviar o stres do dia-dia.
Continua sendo essa pessoa alegre e comunicativa, mas não esquece de me escutar de vez em quando, rsrsrs.
Bjus!

biapedag.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Kathia! Gostei muito do que escreveste.
Estou passando por aqui parasugerir que tu e tua colega de chapa façam uma postagem sobre a Eleição a qual concorrem. Acho que seria bem legal se o grupo lesse um pouco mais do que vcs pensam sobre o assunto. Bjs

Inês Cristina disse...

Oi Kathia! Foste na aula presencial do dia 03/09?Eu não pude ir, fizeram os mapa conceitual? Beijos!