2.11.07

Fazer a mudança

Esta noite fiquei por muito tempo conversando com palavras escritas com uma amiga, de tanto trocarmos idéias, acho que posso a considerar assim. No começo foi assunto de aula, trabalho, postagens. Imagina,quem em pleno feriado de Finados estaria estudando?Nós,eu e a Eliana. Fiquei contente ao saber que as últimas atividades de Literatura não terão aquele stress de datas para postagens, só realizá-las.
Após ler vou é aplicar com os alunos, pois não há recurso melhor, são os maiores beneficiados com meu aprendizado. O assunto chegou na Feira do Livro. Como nossa cidade tá recheada de atividades culturais excelentes, e acessíveis a todos os gostos. Bienal, Feira do Livro, RBS, tantos espaços, tantas culturas.Adoro museus,alguns me chamam de velha por isso,mas é muito bom conhecer as culturas e seus costumes.Sempre que há oportunidades levo meus alunos para este espaços. Após um tempo de trocas de idéias, começo a perceber o sentido de minha profissão. Algum tempo atrás, o prof passava os conteúdos, cada um de maneira diferente,mas na maioria das vezes era só isso. Hoje, como temos que ser um pouco de tudo:profs,mãe,irmã,psicólogas,vejo a importância de proporcionar ao meu aluno experiências novas, ajudando ele a pensar, refletir,mudar e agir frente a situações mais diversas que aparecerem.Como nós somos modelos aos alunos, vejo que muitos gestos são meus,palavras,brincadeiras.Puxa como sou importante na vida desta pessoinha? Confiança e troca.Não posso me acomodar,tenho que estar sempre em movimento.Muitas atitudes refletem fora do ambiente escolar,mudando a visão até no ambiente familiar.
Vou continuar sempre mudando,aprendendo e trocando. Vou ajudar a abrir este portão.

Um comentário:

Eliana Ventorini disse...

Oi, Kathia, querida!
Tua postagem me deixou muito feliz, especialmente por dois motivos: o primeiro deles, por me considerares uma amiga. Amiga de "altas horas", não é? Segundo, por ver nossa conversa expressa através dessa rica metáfora do portão! Fostes muito sensível ao escolhê-la. Ela representa perfeitamente o sentido do que tanto conversamos aquela noite, bem como o sentido que vens atribuindo à tua prática docente! Muito lindo! Parabéns, amiga!!!
Beijão,
Eliana