31.10.07

Halloween

As Bruxinhas mais simpáticas e charmosas
de todos os tempos.

Minhas turminhas se divertindo com o Halloween. Apesar de não ser uma cultura nossa, a imaginação e o brincar que esta festa proporciona é muito bom, pois alguns alunos envergonhados ficam a vontade com as fantasias. Eles se sentem poderosos e fortes. Fiz a festa com os alunos dos 2 turnos. Começou com a decoração da sala, da mesa, organizaram brincadeiras, passeio pela comunidade. Perto da escola há uma casa que os moradores decoram, todos os anos, com motivos de bruxas. Visitamos eles e os alunos saem com muitas gostosuras. Somos bruxos e bruxas que só pensamos e fizemos o bem.








28.10.07

Teatro

A Princesa e a Vampira
Texto - Criação dos alunos
Turma - 3ª série (33)

Preenchendo o vazio

Quando cheguei em aula dia 17/10,(turma 33)fui me movimentando pela sala e conversando sobre espaços vazios.Pedi para cada um fazer uma pose e ficar imóvel no seu próprio lugar,chegava perto deles e ia preenchendo os espaços entre seus braços,ao redor do pescoço.A princípio eles acharam aquilo muito esquisito.Perguntei se alguém sabia o que estava acontecendo,muito tímidos,uma aluna me respondeu que eu estava ocupando os buraquinhos que tinham vago.Bom,meu objetivo foi alcançado,ouve o entendimento da atividade,coloquei-a então em prática.Se dividiram em grupos de 5,numerados de 1 à 5.A chamada era feita pela seqüência numérica e cada um ia ocupando os melhores espaços.Chamei a atenção sobre os espaços de nível alto,médio e baixo.Na saída,os números eram aleatórios,acharam muita graça na pose dos que ficam.No início ficaram acanhados,aos poucos foram se descontraindo e gostaram muito da atividade.Por conta deles,repetiram com outras poses.Este grupo procurou ocupar todos os espaços disponíveis.

Objeto corporal

Realizei em 09/10,com meus alunos da turma da manhã(32) a seguinte atividade:a turma dividida em grupos de 4 alunos,cada grupo recebeu o nome de um objeto, este deveria ser representado somente com seus corpos.Ex:liquidificador,trem,bolo de aniversário,máquina de lavar,flor.Mais uma vez me surpreendi,a agilidade deles em criar a situação e o movimento exato foi muito rápido.As apresentações se iniciaram.Selecionei:
1-Liquidificador-um aluno aciona o botão,a fruta(aluno do centro do copo)é batida, o menino abre o copo e bebe.

2-O bolo-é representado por 2 alunos, um terceiro é o aniversariante e outro a vela,estealuno tem o cabelo ruivo,ou seja,cor de fogo,ao ser assoprado inclina a cabeça e simula a vela sendo apagada.

A atividade teve uma aceitação muito boa, principalmente aqueles que relutam em se mostrar,perceberam com isto que todos numa representação tem sua função,mesmo aqueles que não se movimentam ou se mostram tanto, Os demais que assitiam,ao final davam seu parecer,e este era aceito,e feita uma segunda apresentação com as modificações que o grupo julgasse necessárias.

27.10.07

Fotos das fotos

Após a aula presencial de Teatro do dia 01/10, fiz no dia 03, com os alunos de uma de minhas turmas,tarde(33), a atividade das fotos, eles adoraram. A turma foi dividida em grupos de 5 alunos. Sugeri que fosse um evento festivo. O grupo abaixo está fazendo um show, nomeado pelos colegas como:A Banda de Rock. A organização foi surpreendente, como eles assimilaram rápido a atividade, expliquei uma vez o procedimento, logo já estava fotografando as "fotos".


Com a outra turma fiz a atividade da roda,"Zip-Zap". Como eu estava completamente integrada com eles,não há registro de fotos. No principio, com somente 2 comandos, a brincadeira fluiu bem. No decorrer quando se acrescentam outros comandos, e a atenção redobrada, alguns não conseguiam realizar, mas não desistiram, foram persistentes. Os colegas ajudavam, para ninguém levar o "uhhhh". Foi tão receptiva a brincadeira, que ficamos mais de 45min na atividade, depois disto já repeti por mais duas vezes.

Festa dos Calouros

Estou um pouco atrasada, mas ainda quero compartilhar minha alegria com a festa dos calouros do Pead-2007, realizada em 01/09, no salão da Reitoria da Ufrgs. Estava sensacional. A primeira foto é com a pessoa que é minha maior força, meu filho. A segunda estou com minha madrinha e colega Sueli. Apesar de já trabalharmos juntas, o Pead nos aproximou como pessoas, tá sendo uma parceria muito legal.

Espinho na Roseira

Este vídeo ilustra meu trabalho de Música(Atividade musical da minha cidade). A vocalista é Vanessa Longoni. O espetáculo se chama A MULHER DE OSLO, é fantástico, mistura música cantada, contada e encenada.

21.10.07

Ecologia

Atividade realizada com os alunos, com imagens do cotidiano
Tema: Ecologia
Como trabalho muito sobre o meio ambiente com meus alunos de 3ª série, escolhi este tema por estar muito presente em nossa rotina. Apresentei uma imagem grande à eles, onde aparece a integração dos 3 grupos de seres vivos: humano, flora e fauna. Houve uma observação em silêncio, após os comentários, eles relataram a integração, a preservação e o respeito, concluíram que precisamos uns dos outros para uma vida melhor. Associaram com imagens encontradas em revista, nos livros didáticos que usamos e até com fotos que fazem das paisagens.
A proposta de trabalho foi a seguinte: ao visualizarem imagens de natureza e preservação desta, qual o papel deles neste ambiente e como eles fazem parte desta história. Fiquei surpresa com o resultado. Foram rápidos com as respostas: não sujo o chão com lixo, não arranco flores ou estrago as árvores, precisamos da natureza. Tinham revistas, lápis, canetinha e tinta à disposição. Fizeram colagens e a continuação dos desenhos à mão livre, classifiquei isto como eles se sentindo a continuação deste ambiente, fiquei muito satisfeita com o resultado, pois meu trabalho com o meio ambiente está surtindo efeito, ou seja, a consciência da preservação está rendendo. A segunda parte da atividade foram eles desenhar o que era em comum na imagem que apresentei com a produção deles. Quase que unânime, foi a figura da árvore. Na verdade é a representação de natureza e vida, associada com o oxigênio, fundamental aos seres vivos.
Estas colocações foram feitas pelos alunos no decorrer da atividade. Abaixo alguns dos trabalhos.


























Após esta atividade, fiz um trabalho com o Auto-retrato de Vincent Van Gogh.Primeiramente dei uma pincelada em sua história, sem muito aprofundamento, depois foi mostrado o auto-retrato do artista e assim cada aluno se auto-desenhou com suas características. Cada um se olhou em "seu" espelho como eles mesmos definiram o trabalho.



20.10.07

Poesias Rimadas

Gosto muito de trabalhar com poemas e poesias em aula, são textos onde expressam sentimentos, alegrias, tristezas, cotidiano, de uma maneira clara e suscinta aos alunos. Mesmo as mais complexas, é a oportunidade de conhecimento de uma outra linguagem e a proximidade com palavras novas, não usadas diariamente ou nem mais usadas. Esta semana trabalhei a poesia de Elias José: Brincando de Não Me Olhe. E os alunos fizeram suas produções, selecionei algumas que considerei interessantes. São de 3ª série.
A VIDA
A vida é pequena
Tão grande e serena.
A vida tem alegria
Tanta, que até me fascina.
(Esta aluna é toda romântica, ao escrever
a palavra fascina, os que não sabiam seu
significado, foram ao dicionário.)

MINHAS FÉRIAS E MEU TRABALHO
Olha eu voando de avião
Mas não esquece que não sou malucão
Vai devagar
Porque eu trabalho na Stock Car.
( Este aluno é fascinado por aviões e carros)

BRINCANDO DE RIMA
Eu vi um siri
Que estava fazendo xixi.
Eu vi uma minhoca
Fazendo pipoca.

BRINCADEIRA DE RIMA
Não coma pastel
Que não tem mel
Não olha pro chão
Que eu não sou formigão.
( Estes dois alunos são muito brincalhões,
fazem muitas piadas, sem maldades)

Cada um criou sua poesia conforme seus gostos.

A partir do texto de Fanny Abramovich, Gostosuras e bobices

Gato da China ( José Paulo Paes )
Era uma vez
um gato chinês
que morava em Xangai
sem mãe e sem pai,
que sorria amarelo
para o Rio Amarelo
com seus olhos puxados,
um pra cada lado.
Era um gato mais preto
que tinta nanquim,
de bigodes compridos
feito mandarim,
que quando espirrava
só fazia “chin!”
Era um gato esquisito:
comia com palitos
e quando tinha fome
miava “ming-au!”
mas lambia o mingau
com sua língua de pau.
Não era um bicho mau
esse gato chinês,
era até legal.
Quer que eu conte outra vez?
José Paulo Paes brinca com as palavras nesta poesia. Coloca um animal com características humanas e hábitos do local, incluindo humor e absurdo. É a oportunidade de enriquecimento do vocabulário, principalmente com alguns termos de outras culturas, palavras como Xangai, mandarim, nanquim, e comparações de gestos: um exemplo é o espirro, sem o A, somente o termo chin, bem chinês. Eu particularmente gosto muito deste escritor, o jogo de palavras e idéias que ele coloca são bem humoradas e fazem à imaginação fluir.

ARARA DA IARA ( Ciça – O livro do trava-língua)
Iara amarra
a arara rara
a rara arara

de Araraquara.
H (Elias José-Quem lê com pressa, tropeça)
O que há,
o que há
com o agá
que a gente sabe
e vê que há,
mas na hora de falar
nem parece que há?

Estas duas poesias retratam claramente a proposta dos autores, um trava-língua, ou seja, uma combinação de palavras que lidas em um ritmo rápido, enrolam a língua, ou como diz Elias José, tropeça nas palavras. A criança descobrir palavras novas dentro de outras.

Relacionamento


No início do curso
quando criamos nossos
espaços, fiquei bem
maluquinha com tantas
pastas para postar:
Wiki, Blog, Rooda, Gmail,
página inicial do PEAD,
verifica Aula, Biblioteca,
Fórum, visita os espaços
dos colegas, confere os
comentários das atividades, UAU...
Que loucura.
Mas com o passar do tempo, as coisas vão se acomodando,
quer dizer, nem tanto assim, ainda fico um pouco maluquinha,
mas começo a conhecer melhor os espaços e fazer a relação
de prioridades.
Alguns dos meus espaços ainda reclamam minha ausência,
mas estou conversando mais de perto com cada um e
mantendo-os na calma, darei a devida atenção à todos.
Afinal eles entraram de sola na minha vida, agora temos
que ter nosso tempo de acomodar o relacionamento,hehehe.
O espaço que mais sente minha falta é o Blog, começo a ter
uma simbiose maior com ele, estou me acostumando a
deixá-lo à par de tudo que faço.
Assim nos sentimos mais próximos um do outro.

18.10.07

Cinderela Moderna

Hoje fui com meus alunos assistir a peça Cinderela no Teatro Novo-DC. Era fantástica. Uma Cinderela moderna, com uma Fada prá lá de maluca, toda de rosa andando de roller e com um celular que não parava de tocar. Quem não queria uma Fada assim? Tinha alunos que nunca fora aoteatro,no final ainda serem fotografados com os artistas? Foi o máximo prá eles.
Que bom poder proporcionar esta cultura tão rica de detalhes, mágica e interativa.
Alguns dos meus

alunos com

a Cinderela.