27.9.10

Final do meu 1º semestre !!! Agosto/2007

Bom, meu primeiro semestre está se desenrolando e eu ficando a cada dia mais confiante e segura do que estou fazendo e produzindo. Analisando estes meses, percebi que tive um amadurecimento em minhas produções, apesar de ainda ter sido o início, mas a cada dia eu me puxava mais. Lembro que tive um piti quando foi solicitado um Inventário...mas que coisa é essa?????
Resgatei um comentário que fiz em 15/08/2007 sobre o desconhecido, que na época era o Inventário: 

Por que temos a mania de nos assustar com coisas que nem conhecemos? É o tal do pré julgamento. Na maioria das vezes, nem enfrentamos algo com medo da resposta, mas tentamos???
Se der errado nos culpamos muito,  Se dá certo, adoramos. É melhor passar por experiências e sentir,
Do que passar anos sem nunca saber como seria. Ao final ficamos aliviados, Independente do resultado, Pois fizemos o certo, TENTAMOS.
Resumo, finalizei o tal documento de maneira clara, objetiva e dentro do contexto das interdisciplinas que estavam sendo desenvolvidas. 
Consegui perceber o contexto do curso, pude incluir em minha prática pedagógica as Tics, qualificando assim meu trabalho docente. 

20.9.10

Um Mix de informações...

Parte III
Bom, após o susto inicial com a avalanche de informações tecnológicas, cadastro de contas, abertura de espaços na web e  interação aos recursos diversificados, chegou a hora de desenvolver atividades e "brincar" nestes espaços virtuais, leia-se: Brincar consciente e coerentemente, claro.
Lembro da atividade que foi assistir o vídeo do filme O Encouraçado Potemkin. Já havia ouvido falar do filme, só, não tinha visto até então. Tínhamos que observar detalhes, alguns sugeridos pelas professoras, outros devíamos absorver com nossos sentimentos.
Minha primeira observação em relação ao filme, foram detalhes de filmagem, a ação em si, a reação dos personagens, o local dos acontecimentos, a época histórica, os motivos do confronto, os envolvidos no contexto geral.  Engraçado, hoje minha visão é bem diferente, creio que na época a pressão para finalizar a atividade em curto prazo, deixou escapar detalhes fundamentais, mas que bom que ao longo pude resgatar isso e trago agora.
A história retrata o confronto de um grupo de marinheiros do navio O Encouraçado Potemkin, contra a tirania do regime Czar Russo, ocorrido no porto de Odessa, onde a população apoiou esta revolta.
Qual a mudança no meu olhar sobre a história? O autoritarismo sempre gera revolta, sem a chance de trocas e diálogo, ou seja, uma atitude cruel tanto na política com o povo, quanto em uma sala de aula.
Professor ditador é aquele que centra o aprendizado em suas mãos, somente suas ideias são as corretas, seu aluno não sabe nada, não interage em seu próprio aprendizado.
Não chegaremos ao ponto de uma revolta esmagadora em sala de aula como o filme, mas com a repressão teremos um bloqueio de criatividade e interação entre os envolvidos no processo ensino-aprendizado, este processo deve ser bilateral, aluno e professor aprendem juntos, sempre. Não adianta despejar uma avalanche de informações para os alunos e não haver uma troca sobre o que está sendo trabalhado, deve-se abrir este espaço e incentivar o crescimento de um aluno crítico, com autoestima e confiante. Em minha sala de aula, gosto de fazer muitas trocas com meus alunos, o aprendizado cresce, o deles e principalmente o meu, afinal a cada ano tenho alunos diferentes e inovadores, então também preciso ser inovadora e criativa para não ficar estagnada no tempo.

Céu, Sol, Sul, Terra e Cor..Onde sou gaúcha...

Mas bahhhh Tchê...
ô música mais linda....
Vale a pena ouvir...
Diversos gaúchos homenageando nosso grande Rio Grande do Sul. 



(Vídeo transmitido pelo Teledomingo, RBS, em 20/09/2010)

Quem quiser saber quem sou !!!!!!!!!

"Ser gaúcho 
não é ter um lenço vermelho 
ao redor do pescoço, 
nem usar vestidos 
como as prendas, 
é muito mais do que isso, 
ser gaúcho 
é ter no coração 
o orgulho de ser daqui."

20 de Setembro - Revolução Farroupilha.


15.9.10

Curiosidades interessantes

Em meio a tantos textos, registros, resgate de informações importantes da nossa caminhada Peadiana, recebi este pps interessante.
Este artista criou cenas curiosas sobre acontecimentos cotidianos.
Vale a pena assistir.

12.9.10

O que mudou ??!!!???!!!!

PARTE II
Tava relembrando meu wiki inicial, de quando o PEAD invadiu minha vida e fui lá explorá-lo.
Nossssaaaaa...tinha um diário onde colocava, de maneira meio tímida..shuashauhclaro...até perece, mas era sim, alguns acontecimentos diários, claro, por isso chama-se diário, heheheh. 
Lembro de primeira atividade que tivemos que fazer, capturei uma parte escrita em 16/04/2007 que explica:
 "Primeiramente criei uma conta no Gmail, esta foi fácil. Depois montei meu Blog. Apesar de já saber o que é um Blog, achei que seria um bicho de 7 cabeças. A escolha  de um desenho, uma frase, foto, cor de fundo,ufa...tanta coisa. Que nada, foi super gostoso, fácil e ficou muito legal. Agora tenho canal aberto de comunicação com todos. Na sexta- feira montei meu wiki, que apesar de não saber até então o que era, ficou muito bom. Estou bem satisfeita com as atividades até agora, pois além do conteúdo programático do curso, estou me atualizando no mundo virtual".
Caraca, como o tempo voou. Tinha vezes que eu me sentia muito perdida, nas atividades e nas postagens, claro, tudo novidade, maior tempão sendo professora e agora eu era aluna.
E hoje?? 
Sabe que nesta etapa do curso, finalização, estou quase que como no começo, perdida, não com aquela intensidade louca, agora é perdida com uma grande bagagem de novas informações, mais perspicaz, mais insistente nas dúvidas e com muito mais curiosidade.
E agora?? 
Bom, é hora de resgatar tudo que já foi feito, dito, com tudo que vivenciei pra resultar em uma nova descoberta, registrando da melhor maneira possível e clara todas as minhas ideias.
É isso...por enquanto....

8.9.10

O que aconteceu comigo desde 2006?????

PARTE I
Lembro que no ano de 2006, quando minha colega Sueli se inscreveu para fazer o vestibular e ingressar no curso de Pedagogia a Distância, eu me senti tentada a também realizar as provas, mas pensei se tratar de um curso que só daria uma formação universitária sobre aquilo que eu já estava "careca" de saber...o ofício de dar aula, então porque estudar, fazer prova, se eu já tinha isso? 
Bom, passou a etapa, não me inscrevi e a Sueli ingressou no PEAD.  Eu sabia que seria um curso a distância, então porque ela ia todas as noites para o tal do pólo? Achei aquilo um tanto chato, se a proposta era estudar por internet porque eu precisaria estar presente todas as noites? Então eu entraria em um curso presencial, não é mesmo?? E mais, ela vinha toda atrapalhada com as atividades, lia demais, sei lá o que!!!! E o que eu tinha a ver com isso??/Mas eu via no semblante dela um cansaço, e pensei,do que eu me escapei. 
Bem, uma amiga "brigou" comigo por eu não ter aproveitado a oportunidade, e eu nem tava com a história, mas comecei a me questionar, será que não seria uma boa? Acreditei que teria outros vestibulares nestes moldes. 
ENGANO.....este sertia único, então tá né???Passou...Paciência..
Qual não foi minha surpresa quando no ano seguinte estariam sendo abertas as inscrições para mais um vestibular nos moldes do anterior,,,eu não avisei???
Agora eu não tenho desculpas....Estudei na noite anterior, e fui pra prova no domingo, dia 01 de abril, olha só o dia, propício a brincadeiras, huashush
Resumindo, entrei com uma ótima pontuação, agora também faço parte do PEAD.
A Sueli me adotou como madrinha e eu como bixo fiquei sendo a afilhada, para abusar dela em tudo que eu não conseguisse levar adiante. 

7.9.10

O uso do computador na educação

Qual a importância do uso de computadores nas escolas?
Esta é uma ferramenta inovadora que propicia uma educação diferenciada, possibilitando a interação e a produção de novos conhecimentos. As diferentes formas de comunicação, possibilitam ao educando receber e transmitir informações diversas como: produção de textos, tabelas, elaboração de gráficos, mapas, imagens. E com o acesso à internet, o aluno pode descobrir outros recursos como: pesquisa na web, acesso a diversos espaços educacionais, blog, PBworks, sites diversos, também possibilita a comunicação virtual com outros usuários através de MSN, Orkut, Facebook, Twitter, visualizar vídeos no You Tube.
Desde o momento em que iniciei o PEAD, percebi a importância deste recurso tecnológico como um alicerce para uma educação de qualidade e inovadora.
Antes costumava ouvir professores comentando, o que fazer com alunos em uma sala de informática? E as respostas eram as mesmas, deixa eles jogarem pra passar o tempo. Enquanto isso muitos professores saiam da sala e deixavam os alunos sozinhos, sem uma elaboração de atividades.
O que mudou desde então?
No dia 13/04/2007 ao ingressar no Pead, minha escola ainda não tinha uma Oficina Digital, mas logo em seguida, em 22/04 do mesmo ano, nossa OD foi inaugurada. Desde então, tive minhas dúvidas, como eu faria com meus alunos? 
Elaboração de atividades, troca de experiências com meus alunos, até porque eu não domino tudo, claro, aprendo muito com eles. Criei coragem e enfrentei a OD. Foi ótimo, não parei de aproveitar este espaço com meus alunos, levando cada vez mais uma educação de qualidade e novidades.
Conheci o tal do PBworks e a inclusão dele nas minha aulas, foi o grande diferencial, proporcionei um aprendizado autônomo, onde meus alunos podem ter acesso a suas produções de um lugar que não seja somente a escola, e poder levar estas produções ao alcance dos pais, em casa. 
Ainda tenho muito a acrescentar.

6.9.10

Para pensar...nesta época de Eleição....

Como explicar??? 
A vida dos pais está cada vez mais difícil ! 
Uma simples conversa com o filho pequeno pode gerar perplexidade. 
O diálogo de João Pedro com seu filho, de 10 anos, pode servir como prova desse fosso entre as gerações. 

(Hebert Pessoa)


- Que você vai ser quando crescer, filho? 
- Presidente da República, pai. 
- Puxa, filho, que legal. Mas por quê? 
- Pra não precisar estudar. 
- Não, filho, não é bem assim. Precisa estudar muito. 
- Então quero ser vice-presidente. 
- Vice, filho? Por quê? 
- Pra não precisar estudar. O José de Alencar também só foi até a quinta série 
primária. Já posso parar. 
 - Não é assim, filho. Ele trabalhou muito e aprendeu. 
- Pai, todo mundo que se dá bem não estudou: o presidente, o vice, a Xuxa, o Kaká, o Zeca Pagodinho... 
- É que eles têm um talento... 
- Ah, entendi, estudar é para quem não tem talento? 
- Não, filho, pelo amor de Deus. Artista é diferente. 
- O presidente e o vice não são artistas. 
- Não, quer dizer, o presidente, de certo modo, até é. 
- Se eu estudar, vou ganhar mais do que o Kaká? 
- Menos. 
- Ah, é? Então quero ir já para a escolinha. 
- Você já está numa boa escola, filho. 
- Quero ir pra escolinha de futebol. 
- Não, filho, você precisa estudar muito. A escola abre caminhos para as pessoas. Pode-se viver dignamente. Filho, você precisa ter bons valores. Pense numa profissão, numa coisa honesta e que seja respeitada. Não quer ser médico, dentista ou, sei lá, engenheiro? 
- Não. De jeito nenhum. To fora, pai! 
- Mas por que, filho? 
- Eles nunca vão ao Faustão. 
- Isso não tem importância, filho. Que tal bombeiro? 
- Vou querer ser astronauta ou jornalista. 
- Hummm... Jornalista? Por que mesmo, filho? 
- Não precisa mais ter diploma pra ser jornalista. Mas... Pensando melhor, acho que vou querer ser corrupto. 
- Meu Deus, filho, não diga isso nem de brincadeira! 
- Na TV disseram que ninguém se dá mal por causa da corrupção e que tudo sempre termina em pizza. Adoro pizza. Quando for corrupto, pedirei só de quatro queijos. 
- Ser corrupto é muito feio, meu filho. 
- Ué, pai, se é feio assim, por que Brasília está cheia deles e quase todos conseguem ser reeleitos? 
- É complicado de explicar, filho. Mas isso vai mudar. 
- Quero ser corrupto e praticar nepotismo. 
- Cale a boca, filho, de onde tira essas barbaridades? 
- É só olhar a televisão, pai. O Sarney pratica nepotismo e é presidente do Senado. Ninguém pode mexer com ele. 
- Mas você sabe o que é nepotismo, filho? 
- Sei. É empregar os parentes da gente. 
- E você quer fazer isso? 
- Claro. Assim ia acabar com os vagabundos da família. Se eu te arrumar um emprego você deixa?