31.8.09

Marcas do que se foi...

Demos a arrancada no semestre com uma reflexão sobre as marcas que as práticas-pedagógicas deixam em nossas vidas, nos constituindo enquanto indivíduos. Tivemos que analisar as relações de ensino-aprendizagem no contexto escolar.
O que nos marcou enquanto alunos e as marcas que deixamos em nossos alunos?!?!?!?!?!
A leitura sobre o texto "O menininho", de Helen Buckley, me fez refetir sobre a prática docente que temos e que muitas vezes é da mesma maneira que tanto criticamos.
Eu particularmente consegui deletar da minha vida algumas práticas que eu tanto abominava. Sempre procurei usar de bom censo para que não cometesse o mesmo erro.
Sei que para alguns parece mais fácil, enquanto para outros, as marcas já ficaram impregnadas nas suas atitudes e comportamento, isto não significa que estejam errados, creio que cada um pode se julgar.
Mas como tudo se renova, podemos sim ajudar aos outros a olhar de maneira diferente para a vida, e se permitir deixar o outro fazer suas próprias escolhas.
Não podemos manipular as vontades e a imaginação, visto que são sentimentos únicos e é desta maneira que teremos um avanço emocional, pedagógico e tecnológico.
Imagina se os pais do Bill Gates tivessem feito ele simplesmente
copiar uma árvore, com certeza eu não estaria neste momento digitando est
e texto e vocês sí deste lado lendo.
E se Einstein não tivesse fugido do manicômio quando o chamavam de louco?
O que seria do mundo atual, ainda sem nem saber o que seria energia!!!!!!
Pois é, vamos mudar para aperfeiçoar, vamos nos aperfeiçoar para fazer a diferença.
O texto que inspirou a atividade está neste link:

Início do VII Semestre PEAD/09/02

Inicio mais uma etapa... estou perto do fim !!!!!!!!!!!???????????
Mas um fim inicial, cada momento no PEAD é lotado de novas experiências, vivências mais amadurecidas, muitas trocas e também muitos caminhos que por vezes me desorientam.
Mas...são tantas emoções que compartilho entre works, rooda, seminário, e-mail e blogs, que posso escrever um livro sobre esta aventura maluca que contagia: a internet educativa.
E claro não posso esquecer das loucuras que são os prazos estabelecidos e corridos, divididos entre outras tantas tarefas fora de PEAD.
O stress que minha família passa junto, mas como dizem: Faz parte.
Que esta parte então seja regada de muitas lembranças e esperanças.
Que o fim chegue, pois estou aguardando muito ansiosa.

Estudar...Estudar...Estudar...

Iniciei o semestre cheia de energia, tenho que fazer vários pit stop para chegar na bandeiraquadriculada, ufaaaaa....tenho certeza que consigo, tenho força !!!!!!!
Minha situação é essa:
*40 horas de sala de aula, tudo bem, já estou nessa há 21 anos, tiro de letra, gosto do que faço.
*Iniciei dia 17, um curso a distância (gostei desta modalidade, shaushaus) de Prevenção do Uso de Drogas, pelo SENAD - UnB, totalizando 120 hr, ou seja, finaliza em Dezembro.
*Está para iniciar um outro curso a distância (eu disse que gostei disso!!!!), Curso de Apropriação dos Resultados de Avaliação, oferecido pela SEC-RS em parceria com o CAEd, que vai até Outubro.
*Dia 5 iniciei um curso de 18 meses de inglês, uma das etapas de uma viagem que estou me preparando para Inglaterra e Irlanda daqui a 2 anos, quem sabe não faço um mestrado por lá?!?!?!?
*E claro que não podia me esquecer do que me estímulou a gostar, invadir a internet de maneira diferente e o interesse por cursos à distância, quem fez tudo isso comigo???
...CLARO que foi o PEAD, sem ele não teria este mundo virtual tão nas minhas mãos como hoje. Talvez ainda estivesse naquela vidinha de só garimpando aulinhas, novidaddes, enviando e recebendo e-mails e até conversando pelo msn...não consigo mais pensar SÓ nestas hipóteses, o mundo ficou menor.
Bom, meu relato tá muito bom, mas pelo que deu pra perceber, não posso marcar bobeira, até porque ainda tenho que comer, namorar, curtir o filho, estudar e dormir um pouco né?!?
Mas tem um lado positivo em toda essa correria, claro que tem que ter né???
Vou acrescentar muito na minha vida, pois são coisas diferentes e ao mesmo tempo tão iguais.
" A ambição é o maior estímulo humano. É com ele que se edifica." (Carlos Malheiro Dias)

23.8.09

Alunos??? Professores??? O que aconteceu com esta relação???

Recebi este slide de uma amiga e gostaria de compartilhar com todos.
Esta leitura nos faz refletir mais uma vez sobre o que ocorreu ao longo dos anos com a relação entre:
PROFESSORES X ALUNOS X ESCOLA
É muito fácil condenar a má educação associada aos professores que são chamados de relapsos quando nos deparamos com um índice muito significativo de reprovação nas nossas escolas públicas.
Mas e o outro lado? Será que nossos alunos querem mesmo uma educação de qualidade? Qual a contribuição deles para que esta educação qualitativa realmente funcione e continue?
Será que puxando só um lado da corda conseguimos mover algo?
Será que se não houver um esforço mútuo conseguiremos realmente avançar na escala educacional qualitativa?
Temos que pensar juntos!!!!!
Não depende somente de qualidade e sim de cumplicidade !!!!!!

8.8.09

Os Dinossauros-Eles nasceram aqui no Sul do Brasil




O estado do Rio Grande do Sul é palco de uma grande descoberta, aqui foram encontrados os fósseis dos mais antigos dinossauros do mundo.
Há 280 milhões de anos, a América do Sul era ligada a África, esta união dos continentes é chamada de PANGÉIA.
Nosso estado gaúcho se localiza bem ao centro deste imenso continente e é exatamente neste local que surgiram os dinossauros.
Nessa região são encontrados atualmente muitos fósseis desses animais pré-históricos de diverss tipos e tamanhos.
A RBS TV RS produziu um vídeo que mostra a formação da Pangéa, a posterior separação dos continentes, as condições para o surgimento dos dinossauros e como os fósseis se conservaram por milhões de anos.
O vídeo "A Era dos Dinossauros-Continente Único", é um material muito interessante, em que as crianças podem visualizar uma era tão, tão distante e muito intrigante para um mundo tão tecnológico.