25.11.08

Idade Adulta...Desde quando?

Adulto é um ser humano que na visão de outros, atingiu uma idade que lhe permite casar, realizar ações restritas a outras idades, já não são mais de responsabilidade dos pais quanto a seus atos, assumem deveres conforme sua posição na sociedade, pode votar, viajar sozinho para o exterior, conduzir automóvel, tornar-se militar. A idade considerada como "Adulta", varia a cada região do mundo, ficando entre os 16 e 21 anos. Na África é com 13 anos, 15 no Japão, 16 nos EUA e no Brasil fica nos 18 anos, que é a considerada normal na maioria dos lugares.
De todas as fases do ciclo, a Vida Adulta é a mais longa e a que melhor pode esconder segredos, criar dificuldades e provocar desequilíbrios graves perante todas as exigências propostas a nível social, familiar (tendo em conta os diferentes posicionamentos perante cada membro deste sistema) e individual. Assim, muitas vezes é necessário parar e escolher o posicionamento certo perante nós mesmos.
Com o amadurecimento, surgem diversos impasses na rotina , entre eles conflitos pessoais e interpessoais. Vários destes conflitos foram muito bem trabalhados em Psicologia, nos Projetos Temáticos.

24.11.08

COMO CONSTRUIR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Participação democrática com igualdade vem do tempo da sociedade dos gregos, um tempo em que igualdade era um grande problema. Os iguais eram muito iguais e viviam em busca do desigual, que era considerado o melhor, mais competente. Aristóteles pensava: ”Era impossível pensar-se uma boa convivência. Não concebia o bem comum numa sociedade polarizada, ou seja, em que os extremos se distanciassem muito: o mais rico muito distante de mais pobre, o mais culto do mais estulto, o mais velho do mais novo, o mais poderoso do menos. Seria preciso construir uma sociedade em que se plantasse o ponto mediano, pois a virtude está no meio”.
A igualdade entre os participantes de uma Gestão Escolar Democrática, é a condição mais importante para se pensar na possibilidade da participação e da democracia, é impossível se pensar sobre estas questões sem um mínimo de igualdade. Esta igualdade se refere ao conjunto dos alunos, professores, funcionários e pais.
Os 3 princípios importantes que norteiam esta gestão são a descentralização, onde as decisões e ações não podem ser tomadas de maneira hierarquizada, deve haver a transparência destas decisões e a participação de todos os envolvidos no cotidiano escolar: professores, alunos, funcionárioas e pais no processo como um todo.
Com a instalação do Congresso Nacional Constituinte, a Gestão Democrática foi defendida e contemplada na Constituição Federal de 1988, desde então a participação e decisão do povo dentro das escolas, se tornou fundamental para traçar o caminho de uma Gestão Democrática Escolar.
E o que é uma Gestão Democrática? É um conjunto de componentes necessários para que este processo seja viável: constituição do Conselho Escolar (deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador de tudo dentro da escola); elaboração do PPP (documento que vai elaborar, legislar e executar toda a proposta pedagógica dentro desta instituição. O que percebo é que comumente, ele é chamado de Projeto Pedagógico, sem a palavra que mais se destaca na sua importância: Político. Mas porque? Talvez pelo fato de que a Democracia está vinculada com uma ideologia e concepções que cercam este documento, e autonomia demais perigosa, faz as pessoas pensarem e questionarem muito); fiscalização e definição da verba; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional e a eleição para direção (caminho para uma gestão democrática, mas este componente sozinho, não é indicador de que a escola seja realmente democrática, é preciso ter cuidado ao fazer escolhas, e se não forem, fazer as cobranças com relação as promessas feitas para se chegar a este cargo). A escola é de todos e para todos os envolvidos neste processo chamado Gestão Democrática, formamos cidadãos críticos, portanto devemos agir como tal.

22.11.08

Apresentação dos Projetos Temáticos

Colegas, professoras e tutoras, as apresentações dos nossos Projetos Temáticos no dia 19, foram excelentes, cada grupo trouxe experiências próprias sobre o tema escolhido e o dos colegas.
Hoje a correria de todos é imensa, 40/60 horas de trabalho fora e mais umas 95 horas de desdobramento dentro de casa com a família e o restante se conseguir ter sono,é destinado para dormir, pois ninguém é de ferro né?? Totalizando 168 horas semanais, tá de bom tamanho... ninguém merece!!!!!!!

Nosso emocional tem o poder de somatizar um pouquinho de cada um dos assuntos, eles se interligam e a maioria é consequência um do outro.
Muito bem trabalhado os temas por todos os grupos.
Foi ótimo compartilhar as EMOÇÕES com nosso "Roberto Antonio Carlos", identificar os sintomas e questionar como eles surgem no nosso dia-a-dia, até parece que não sabemos como aparecem, heim???

Será por conta do translado entre escolas? Ou decorrente do Vale-Alface?Será por não termos tempo de nos distrair como seres normais, sem avaliações, cadernos de chamada, etc?Ou ainda pela superlotação em salas pequenas e escolas sucateadas? Ou será porque não somos valoriozados?São tantas emoções...
Obrigada Luciane e Maura por propiciar esta riquíssima troca de energia e vivências.
Parabéns à todos colegas pelo desempenho e dedicação no desenvolvimento dos PT.
Abraços.





Slide copiado do Blog da colega Solange, com sua autorização.

15.11.08

Sou Professora!!!!

Olha só...vira e mexe e falamos na crise. Mas é a moda? Ou estamos na beira de um abismo coláptico. Não bastando toda a corrupção e falcatrua no governo gaúcho, Detran, saúde precária, falta de segurança, casa nova,...??? É...casa nova, e olha que não fui em quem mudou. Agora é a vez do magistério entrar em caos total. Faltando menos de 40 dias para o final do ano letivo, e nossa Governadora e a Secretária de Educação(e olha que são professoras!!!) estão deflagrando a greve dos professores. Sim...elas simplesmente estão fora da casinha, levando a categoria a chegar neste ponto. Durante anos o magistério vem conquistando direitos, poucos até então, mas conquistados com muito suor e dedicação. Agora em poucos meses querem mudar toda nossa vida funcional por simples capricho. O que é isso?? Desvio de atenção para a crise maior que está por aí, alguém tem que ser o bode expiatório da vez, sobrou...!!!!
Nos últimos tempos, com as leituras políticas e de gestão sobre a educação, vi e comprovo que o papel aceita tudo. O que ocorrem com as leis que são feitas e nunca cumpridas, e sempre é acrescentado um decreto, adendo, parágrafo, etc, para ludibriar os menos entendidos, assim ficamos como os vilões da história. Temos um presidente que já foi da classe proletariada e também grevista, de um tempo em que não colocavam cavalos por cima de professoras, e não ameaçavam demitir ou cortar salário porque estavam reivindicando direitos.
Política é a arte de diminuir diferenças, não aumentá-las. Precisa o Governo Yeda entender de uma vez por todas isso. Não podemos ficar apáticos frente a tudo isso. Sou educadora, com muito orgulho e dedicação.

4.11.08

Fogueira da Amizade

"Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir ao céus.
Quando voltou, contou.
Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana.
E disse que somos um mar de fogueirinhas.
- O mundo é isso - revelou.
- Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras.
Não existem duas fogueiras iguais.
Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores.
Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas.
Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo."(Eduardo Galeano)
*O Livro dos Abraços é construído com pequenas passagens, reflexões, histórias de viagem e de vida. É um livro que entrelaça quem lê.
E não acaba nunca porque sempre dá vontade de reler aquela parte, ou a outra, e de procurar aquela frase memorável…

Pessoas que para mim, fazem pegar fogo: Eduardo S., Andrea C., Julio Cesar, Pedro S., Fernando C., Márcio, Andréa T., Paulo R., Marcos, Henrique, Leonardo, Marlize, Paulinha, Dudu, Carlos, Zana, Waldo, meus alunos, ...
Todas elas e muitas outras fazem da vida uma aventura maravilhosa.
Muitos abraços.

LOTAÇÃO ESGOTADA

Em poucas palavras, Lotação Esgotada é a fórmula da matemática que o Governo da Educação encontrou para resolver o problema da falta de professores nas escolas públicas.
O cálculo foi feito com base 100: sem professores? Cem alunos na mesma turma. Socando a gurizada em poucas turmas, diminui o número de turmas.
A física ficou enlouquecida, muitos corpos não conseguem ocupar o mesmo espaço. Azar de quem tá lá.
Só faltou alguém prá chegar direto na governadora e dizer:
- "Ora, vai procurar tua turma e ficar nela e não encha a paciência com este papo!"


PPP x RE

Mexer e revirar documentos, tarefa que normalmente fizemos quando precisamos algum para apresentar em ocasiões muito específicas em que necessitem daqueles papéis que guardamos em pastas. Nos últimos tempos tenho me ocupado muito com o material burocrático da minha escola, PPP, RE, FUNDEB, FNDE, CAE, Verba, utilização desta, funcionamento dos setores.
Estou há 15 anos na escola, e muita coisa estou a par, mas outras nunca tomei conhecimento de como é direcionado ou aplicado tais investimentos. Com as disciplinas das Gestões: da Educação e da Escola, conheci este outro lado do funcionamento da instituição da qual trabalho. Muito interessante, as escolas hoje tem autonomia para direcionar seus recursos, que chegam direto, podendo fazer uso a seu modo, conforme a clientela que atende.

Capitalismo...quer pagar quanto????

Crise financeira, assunto tão debatido nestes tempos considerados modernos.
Será que somos tão modernos ou estamos nos remetendo ao tempo da pré-história, onde o mais forte e esperto é que vencia? Não, o mundo está ficando cada vez mais capitalista. Desde sempre a humanidade é movida e sustentada por interesses que se relacionam com o poder, antes o motivo era a sobrevivência, agora é pelo poder de TER e não o de SER. Karl Marx era considerado louco por muitos em sua época, em que os poderosos dominavam a classe trabalhadora e ajudavam a ampliar o capital das regiões, com isso aumentavam muito mais seu próprio capital, à custa do esforço e muito trabalho dos que precisavam sustentar suas famílias. Estas atitudes foram revistas durante muito tempo, até que os trabalhadores se manifestaram e aos poucos foram conseguindo privilégios, ditos dignos desta classe que sustenta os países. Nunca se reverenciou tanto Marx como nos últimos tempos, suas idéias eram tão avançadas em uma época tão longínqua da nossa, e hoje são tão atuais que parece que estão sendo escritas diariamente. Fico pensando se mudou alguma coisa de 100 anos prá cá, pois ainda vemos trabalhadores sendo massacrados por migalhas que nem dá para sustentar dignamente os seus. Estamos na época do poder supremo do consumismo...o Natal. A custa de quantos sacrifícios e lucros absurdos para os grandes vemos as lojas abarrotadas de mercadorias? É o capitalismo gritando e clamando por mais e mais e as pessoas alienadas pelo TER, quanto custa um agrado, quantos para me agradar? Esquecem do mais importante...o SER.