30.9.08

Música na sala de Aula

Mudança de comportamento ao conhecer a história da música

Ano passado, trabalhei com meus alunos de 3ª série, o livro de Simone Cit, é um apanhado de clássicos da Música Popular Brasileira.
Entre elas está a canção natalina: Anoiteceu, de Assis Valente. Antes de mostrar a música aos alunos, contei a história de vida do compositor.
Os alunos ficaram curiosos, pois o tal Assis, sofreu muito desde sua infância, e apesar de tudo, ele encontrou na música muita alegria, foi atrás do sonho de cantar.
Assis fez uma composição, onde ele colocava esperança de que o Papai Noel não se esqueceria dele, pois quando criança ele nunca apareceu. A música conta esta esperança.
Enquanto eu contava e mostrava a história, os alunos não reconheceram a música, ao colocar o CD, a identificação foi imediata.
Comentários como: -Eu conheço a música,nós cantamos no Natal.
Após a compreensão da letra, os alunos cantaram a música com um entusiasmo diferente, houve uma interpretação das palavras e do sentimento que Assis colocou nelas.
As crianças, perceberam e começaram a analisar algumas letras de músicas que ouviam, se deram conta de que não é só a melodia que conta mas também as palavras e o sentimento que é colocado nelas, muitas vezes falando de si mesmo e de sua história.




O Natal Do Valente Assis
View SlideShare presentation or Upload your own.

">

22.9.08

PRIMAVERA - 12:44 - 22/09/2008


"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

Che Guevara

14.9.08

MAPAS CONCEITUAIS

A cada Dia-Pead descubro novos recursos tecnológicos. Algum tempo atrás eu disse que na formatura teríamos que ganhar um diploma onde diz:
PEDAGOTICS - Pedagogia + Tecnologias.
A úlima descoberta foram os Mapas Conceituais, que estamos utilizando para fazer nosso Projeto de Aprendizagem. Muito interessante este recurso, coloca-se um conceito inicial que será ligado à palavras chaves.
Minha última leitura foi sobre Weber, "Os 3 tipos de Dominação Legítima".
Após a conclusão da minha atividade e para reforçar a leitura, fiz um mapa conceitual sobre o assunto.
Ficou bem sucinto e objetivo. Gostei muito de fazer.
É mais um recurso para levar até a sala de aula, onde posso colocar tópicos principais e os alunos completarem com conceitos relacionados.
Como aqui o mapa fica reduzido, então abri uma página no meu wiki e coloquei-o lá. É só entrar: Mapa Conceitual-Weber.

10.9.08

ELEIÇÕES

Guris e Gurias do Pead- Alvorada.
Apresento nossa dupla candidata a representante de turma:
Kathia Seib ( representante ) e Sueli ( vice ).
Em clima de ano eleitoral no país, entramos assim também no PEAD com a eleição para representante de turma. Com certeza um processo bem mais harmonioso, pois os interesses do grupo são unânimes e nenhuma das 2 candidatas almeja o Palácio da Alvorada né? heheheh
No trabalho de Gestão da Escola Fundamental, fizemos a comparação entre o que é gestão democrática e gestão patrimonialista. Uma democracia é a oportunidade das pessoas decidiram qual proposta aceitar.
Eu e a Sueli se eleitas formos, já estamos nos organizando, e não é só nós 2, há outras pessoas que também querem ajudar, que bom, pois temos muitas cabeças com excelentes idéias no grupo. Vamos procurar ficar muito atentas e nos empenhar para sanar as dificuldades e necessidades que envolvam o grupo, ou seja, dar continuidade ao trabalho das colegas Ivana e Tatiani.
Queremos também propor atividades para que o grupo permaneça mais unido.
Nessa correria de uma escola a outra, vai pro Pólo, prá casa, prepara aula, estuda, lê, posta, refaz atividade, skype, gmail, rooda, complementa atividade, filhos, casa, marido, UFA...ficamos em que lugar???
Somos alunos também além de tudo isso que fizemos.
Lembram do tempo de colégio? As reuniões de turma, os almoços, claro que os tempos são bem outros. Mas como é boa uma descontração, rir a toa, esquecer um pouco blog, wiki, webfólio, postagem.
Precisamos repor energias, e nada melhor do que encontro pessoal, olho no olho, abraço, conversa...TROCA DE ENERGIA.
Nossa formatura tá próxima e precisamos urgente da comissão para este evento, pois há muito o que fazer e não podemos deixar estas decisões para última hora.
A união é fundamental para este novo processo. Então pessoal é isso, conto com idéias, propostas, sugestões, etc.Vamos fazer uma Gestão Democrática.
Abraços, Kathia e Sueli.

5.9.08

A MÚSICA COMO INFLUÊNCIA NA VIDA

A musicalidade sempre teve uma grande influência na minha vida, meus pais não eram músicos, mas sempre ouvíamos muito som em casa. Muitas vezes estou com "uma música na cabeça", desde que levanto até a hora de ir deitar. Mas este assunto não se fica por aqui. Quantas vezes ouvimos uma música e nos identificamos com o que é cantado? Comigo acontece diversas vezes.
Há vezes que gosto da melodia da música, a letra até nem é das melhores, mas a melodia me passa uma mensagem agradável.
Por diversas vezes as músicas nos fazem lembrar sensações e nos trazem recordações. Qual é o casal que não tem a sua música? Ou quem não tem uma música que faça lembrar-se de algo do qual tenha emocionado?
Pois bem, é por todos estes motivos que considero que a música tem uma GRANDE influência na nossa vida e principalmente na minha, seja ela o estilo que for.

O estilo de música diz algo diferente a cada um que a ouve, o resto não importa.
Gostos são gostos, e como se diz, não se discutem!