19.8.08

ADULTO?? EU????

Adulto é aquele que já cresceu o máximo da sua formação óssea ou é aquele que atingiu a maioridade que consta na sua identidade?

O que é ser adulto? É ser velho?
E o que é ser velho? É ser adulto?
Se hoje Sheakespeare estivesse aqui diria: “ser ou não ser adulto”, eis a questão.

Lembro que quando tinha uns 8/9 anos, queria ter uma máquina do tempo só prá poder ser adulta o mais rápido possível.
Adorava brincar com as roupas, sapatos, bijuterias e maquiagem da minha mãe, assim me achava grande. Ficava imaginando saindo sozinha, trabalhando, minha casa do meu jeito, meu próprio salário, minha autonomia financeira (????). Poder tomar as próprias decisões sem autorização dos pais se podia ou não fazer tal coisa. Poder chegar depois da 1 da manhã, sozinha, sem o pai ir buscar na festa.
Anos atrás as pessoas ficavam adultas mais rapidamente, precisavam trabalhar cedo para poder ajudar, se manter ou até pensando em sair da casa dos pais e ter seu próprio canto, pois muitos não tinham a liberdade de expressão. Nenhuma destas alternativas foi o meu caso.

O que um adulto deve fazer? Basicamente assumir maiores responsabilidades com relação a conseqüência de seus atos, sejam sociais ou morais.
Hoje, uma pessoa conquistar uma independência financeira, está longe da facilidade que era ha anos atrás. Muitos adultos ainda moram com os familiares devido à comodidade e redução das despesas, que se tornam altas para ambos. É que este seria mais um ponto de maturidade, juntamente com a independência da influência dos pais em suas decisões.
Vejo que cada vez mais, os jovens saem de casa mais tarde. Isso quer dizer que ainda não são adultos? Acho que não, pois a maturidade não está na sua condição de morar ou não longe dos pais e sim em suas atitudes, responsabilidades e contribuição para a sociedade da qual faz parte.
O comportamento maduro depende de referências, e elas são encontradas nas tradições, nas famílias, nas leis, nos hábitos, na cultura de cada meio. Ser adulto é se comportar de acordo com os valores, princípios, normas, leis, pois se fizermos algo fora do tolerável, o adjetivo muda, ao invés de adulto, podemos ser chamados de loucos, infantis, adolescentes, inconseqüentes, etc. Ser adulto por incrível que pareça é não desobedecer, principalmente, a si mesmo.

Cresci, amadureci, casei, tenho minha casa, filho, independência financeira, não autonomia ainda, mas quem sabe um futuro bem próximo!!! Mas não sinto que a criança dentro de mim tenha sumido. Adoro brinc
ar, seja com meu filho, meus alunos, afilhados, sobrinho ou até com amigos. Adoro algumas brincadeiras do meu tempo de criança e algumas de agora também. Me pego pulando em cama elástica nos aniversários de amigos, virando no giroscópio do Museu da Puc. Cresci, amadureci, mas tenho muitos sonhos, e eles é que fazem a gente nunca ficar de cara amarrada pensando que nada mais tem volta ou que não temos mais tempo para algumas coisas.
Devemos é curtir a vida como se ainda fossemos crianças e adolescentes, mas não esquecendo das nossas responsabilidades e contribuição para uma sociedade mais humana e feliz. O bom de agora é que posso fazer coisas de criança sendo adulta, antes não podia fazer coisas de adulto porque era criança.

12.8.08

QUANTO TEMPO???

O descanso acabou, retornei as atividades do Pead com muito gás. Para iniciar tivemos que elaborar uma tabela de tempo com algumas atividades semanais rotineiras, assim podemos analisar como administramos os
compromissos firmados.
Achei muito fácil completar as atividades semanais na tabelinha, afinal meu tempo é bem distribuido, bom isso foi o que pensei. Na verdade levei um susto quando me deparei com a mesma já pronta. Apesar de procurar sempre fazer coisas que me deixem relaxada e descansada, vi que este tempo ainda é muito pequeno diante das tarefas que acumulo.
Parei para rever meus conceitos quanto minha qualidade de vida. Preciso me dar mais Tempo. O melhor disso tudo, é que gosto de tudo que faço.
Algumas vezes tenho a impressão que o TEMPO escorre pelas minhas mãos, quanto mais faço, menos ele colabora, mais curto fica.
Corro mais...chego perto e...ele escapa.
Mas como sou teimosa...que bom, pois vou persistir e continuar indo atrás, sei que essa investida vale a pena.

11.8.08

Dança do Tempo
Nenhum de Nós (Composição: Thedy Corrêa)
Olhe sempre pros dois lados,

Antes de julgar, de se manifestar,
Ou pra cruzar a rua
Pense, antes de escolher alguém pra namorar,
Alguém para ficar,
Quem sabe a vida inteira
Por favor entenda se eu pedir pra você não voltar tão tarde
Isso aconteceu quando no seu lugar quem estava era eu
Isso não vai mudar até alguém encontrar outro jeito de amar
Veja, quem são os seus amigos, com quem tu vai andar,
Se dá pra confiar em todos os sentidos
Ame, quem você quiser, não vá se machucar
E não esqueça de avisar
Tudo isso aos seus filhos
Por favor entenda se eu disser
Pra você que ainda é cedo
Isso aconteceu quando no seu lugar quem estava era eu
Isso não vai mudar até alguém encontrar outro jeito de amar
Por isso olhe, pense, veja, ame
Olhe, pense, veja, ame